PLANO DE AULA/ Berçário
Período da Manhã
1º MOMENTO:CHEGADA/RECEBIMENTO
No primeiro momento vem a acolhida (receber os alunos, conversa com a
família, verificação do caderno de bilhetes, verificação de horário de
remédios, troca de fraldas).
2º MOMENTO: HORA DA MAMADEIRA
ATIVIDADE: A
mamadeira
*Promover o
desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
Anuncie para a criança que ela vai tomar a
mamadeira.Toque suavemente na bochecha com o dedo para provocar o reflexo de
rotação.Cante,fale e converse com ela durante esse momento mágico.
Favoreça o contato pele a pele e a fixação
do olhar.Faça ruídos que chamem a sua atenção.
3º MOMENTO:RODINHA
Ambiente
acolhedor para o momento de contar histórias
Música:
Se você está pronto (Ritmo:Se você está feliz...)
Se
você está pronto,sente aqui!
Se
você está pronto,sente aqui!
Nesta
alegre e bela sala
Vamos
começar a aula
Se
você está pronto,sente aqui!
Como
é bom na escolinha estar!
Pra
aprender a cantar, a brincar
E
sonhar...
Como
é bom na escolinha estar!
HISTÓRIA
COM FANTOCHE (inventada pela professora)
Em
seguida as crianças manuseam livros de histórias -livros de pegar,de escutar e
olhar (confeccionados com plásticos, panos e espuma).
4º MOMENTO: HORA DO SONINHO MATINAL
*Promover
a tranqüilidade e a paz interior.
Cante
acalentos para a criança,durante os momentos nos quais ela está pegando no
sono.Use sua voz melodiosa e cada vez mais suave.
Dorme,dorme,meu
bebê
Dorme
um sono tranqüilo
Dorme,dorme,meu
amor
Meu
bebê encantador
Nana,nenê,
Que a cuca vem pegar
Papai foi pra roça
Mamãe já vai voltar
O
bercinho vem
O
bercinho vai
A
criancinha dorme
Pensando
no papai
Este menino bonito
Já quer dormir,
Fecha os olhinhos
E volta a abrir
OBS.:
AO DESPERTAR
ATIVIDADE:
O silêncio
*Promover
a autonomia.
Esta atividade poderá ser desenvolvida
quando o bebê acabar de despertar ou quando for capaz de ficar sozinho por uns
instantes,desfrutando de um brinquedo ou sem brinquedo algum.
Promova esses instantes entregando a ele
alguma coisa que chame sua atenção. Ensine a ele que há coisas que podem ser
observadas do berço.
5º MOMENTO: FRUTA
Estimular
o prazer de alimentar-se e o gosto pelas frutas.
Usar
expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”
Aproveitar
o momento e trabalhar o nome da fruta,sua cor,tamanho etc.
6º MOMENTO: EDUCAÇÃO SENSORIAL
(visual)
No
pátio da escola, faça bolhas de sabão.
Deixe
a criança observá-las e tentar pegá-las com as mãos.
7º MOMENTO: HORA DO ALMOÇO
Acomodar os bebês nos locais para alimentar
de acordo com a idade.(no carrinho,cadeira de bebê, colo, chiqueirinho)
Fazer a oração e cantar músicas relacionadas
a alimentação.
Estimular
o prazer de alimentar-se e o gosto dos alimentos.
Usar
expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”
AVALIAÇÃO: Através da observação e
registro no caderno de acompanhamento individual dos bebês.
PLANO DE AULA/ Berçário
Período da Tarde |
1º MOMENTO:HORA DO BANHO
Momento agradável, acompanhado de conversas,
músicas(A canoa virou,o sapo não lava o pé etc)livros,brinquedos (de
preferência os que flutuam)etc.
Massagem,estimulação das palmas das mãos e
dos pés,movimento na água,tocar nas partes do corpo e falar o nome para a
criança.
ATIVIDADE: A
mamadeira
*Promover o
desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
Anuncie para a criança que ela vai tomar a
mamadeira.Toque suavemente na bochecha com o dedo para provocar o reflexo de
rotação.Cante,fale e converse com ela durante esse momento mágico.
Favoreça o contato pele a pele e a fixação
do olhar.Faça ruídos que chamem a sua atenção.
3º MOMENTO: ESQUEMA CORPORAL
ATIVIDADE:
Massagem com bexiga
Tempo:
10 minutos com cada criança;
Espaço:
sala de aula com colchonetes, berço ou trocador;
Idade:
1 mês a 2 anos;
Material:
bexigas ou esponja macia e água
Objetivos:
-Acalmar;
-Desenvolver
a consciência corporal;
-Promover
um sono tranqüilo;
-Estimular
o vínculo afetivo entre educador e criança;
Descrição:
Coloque um pouco de água em temperatura ambiente
dentro de uma bexiga (não encher muito para não ficar pesada).
Se
o clima ajudar, deixe o bebê somente com fralda em local tranqüilo, com luz
difusa e música suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo da
criança, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.
OBSERVAÇÃO:
Na hora das trocas pode ser feito massagem,estimulação das palmas das mãos e
dos pés etc. Ao vestir a criança,nomeie alguma parte do corpo e diga em voz
alta: Seu dedo, adoro o seu dedo e em seguida beije o dedo (pode ser feito em
outras partes do corpo).
4º MOMENTO: HORA DO SONO VESPERTINO
5º MOMENTO: RODINHA (socialização)
JOGO
DO DADO COM FOTOS DAS CRIANÇAS
A
professora joga o dado e pergunta:Quem é esse bebê?
Esse
bebê é o (diz o nome) e coloca ele no colo dela.
Estimular
o prazer de alimentar-se e o gosto pelas frutas.
Usar
expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”
Aproveitar
o momento e trabalhar o nome da fruta,sua cor,tamanho etc.
7º MOMENTO: FUNÇÃO SEMIÓTICA (Jogo
Simbólico - atividade espontânea)
ATIVIDADE:
CESTA DE TESOUROS
Na sala de
aula ou em outro espaço da escola,coloque as crianças sobre um tapete ou
colchonetes e no centro deixe disponível um cesto ou caixa com vários
brinquedos e objetos.
O professor
observa cada criança e suas atitudes diante do que estão vivenciando.
Ao observar
bebês com objetos contidos na cesta de tesouros, podemos perceber quantas
coisas diferentes eles fazem com eles, olhando, tocando, apanhando-os,
colocando-os na boca, lambendo-os, batendo com eles no chão, juntando-os,
deixando-os cair, selecionando o que atrai e descartando o que não lhe interessa.
Por meio do
brinquedo e da brincadeira simbólica, o bebê pode desenvolver a imaginação, a
confiança, a autoestima e a cooperação. Sendo também um meio de expressão.
8º MOMENTO: PREPARAÇÃO PARA A SAÍDA
Que show heim?
ResponderExcluirMuito bacana...
Eta criatividade heim?
ResponderExcluirOlá, gostei muito do seu trabalho e por falar q me ajudou bastante.
ResponderExcluirAbraço
Mary
Muito bonita sua forma de trabalhar com os,pequenos!!!!Parabéns!!!
ResponderExcluirOlá tudo bem?? Adorei seu blog, irei precisar muito dele.
ResponderExcluirVocê tem um modelo de rotina onde anotamos se comeu, banho, evacuou, banho, dormiu, etc dos bebês. Se tiver um modelo pode enviar para o meu e-mail mcristinaalmeidaprieto@gmail.com estou perdida é a primeira vez que pego essa turminha gostosa.
Desde já agradeço
Cristina
Preciso de 10 planos d aula pr minha faculdadr
ResponderExcluirBom...se vc precisa dar aulas converse com a professora com a qual irá estagiar e veja em qual área/eixos vc poderá desenvolver as aulas.Linguagem oral e escrita,faz de contra , esquema corporal....para depois pensar em fazer os planos de aula.
ResponderExcluirLindo trabalho!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir