Roteiro para plano de aula
· Tema: é o que será abordado na aula.
· Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.
· Conteúdo: é o que será ensinado/trabalhado.
· Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os
objetivos propostos.
objetivos propostos.
· Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas
de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
· Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Observação:
Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer como o planejado
pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo,
pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário