Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 15 de maio de 2011

Como fazer um plano de aula?

Roteiro para plano de aula

·         Tema: é o que será abordado na aula.

·         Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.

·         Conteúdo: é o que será ensinado/trabalhado. 

·         Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os
   objetivos propostos.

·         Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas
     de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
     sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
     interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
     desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
     no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.

·         Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Observação: 
 
  Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
   É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer  como o planejado
    pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
   atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
  procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
   tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo,
   pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
   ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário