Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Plano de aula para a educação infantil 1º e 2º períodos (Plano semanal)

Tema:  O Patinho Feio
(As sugestões abaixo são suficientes para uma semana ou mais, dependendo da maneira do professor desenvolver a aula. O professor  repetirá as atividades de rotina diariamente, a leitura do livro e a leitura de cartazes. As demais atividades o professor irá dividir ente os dias da semana.A seriação e classificação é feita com os alunos de forma individual, neste momento os outros alunos podem fazer novamente ,escultura com massinhas, montar palavras, brincar de jogo da velha)...
    Lembrando que aulas bem planejadas, e desenvolvidas com carinho, garantem o ótimo desenvolvimento da turma.


Objetivos:

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
 

  •      Ouvir diferentes histórias
  •      Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais.
  •         Explorar quantidades, seriação e classificação
  •        Desenvolver coordenação motora
  •      Proporcionar momentos de conversação e troca de experiências.


1º Momento: Atividades de rotina:
(Se repetem durante a semana toda)

                      O que vamos fazer hoje?
  • Acolhida: saudação, oração, músicas diversas (no pátio).
  • Na sala de aula - Apresentar a rotina do dia
  • Na Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.) Quantos somos? Explorar na rodinha os crachás ( nomes dos alunos, letra inicial final, quantidade de letras no nome, agrupar nomes parecidos que começam iguais que terminam com o mesmo som...Mostrar/explorar o  alfabeto móvel falando juntos, depois pergunta para um ou dois alunos as letras alternadas .
  • Explorar  ,alfabeto,letras móveis, nomes e rótulos.
  • Realizar a leitura e reconhecimento de números
  • Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.) 

        * Que dia é hoje?
        * Em que mês estamos?
        * Que dia foi ontem?
        * E que dia será amanhã?
        * Verificar aniversariantes do dia.
        * Colorir no calendário individual o dia do Mês. 
        * Explorar os números vizinhos/qual número vem antes e qual vem depois?
  • Como está o tempo?
  •  Escolha do ajudante do dia ou da semana.
  •  Retomar o dever de casa do dia anterior (cada um deverá mostrar o que fez, o que mais gostaram de fazer, etc. Caso algum aluno tenha feito de forma incorreta, retomar com ele num momento oportuno para que ele corrija ou refaça caso seja necessário).

2º Momento: Desenvolvimento dos conteúdos.

Novidades!!!   Inserir a história da semana. A partir dela selecionar atividades como parlendas, músicas, palavras, cruzadinhas, frases, jogos, seriação, classificação  ...etc.

História “ O  Patinho Feio”
Contar a história o Patinho Feio


Após ter sido lido o texto será feitos os seguintes questionamentos:

1. Como era o último patinho que saiu do ovo?
2. O que a mamãe achou?
3. No passeio, o que disseram do último patinho?
4. Como as outras aves tratavam o patinho?
5. Como o patinho se sentia? 
6. O que o patinho resolveu fazer?
7. Será que todos os patos têm que ser iguais?
8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?



Observação: A história deverá ser contada e recontada no decorrer da semana até os alunos conseguirem realizar o reconto com autonomia e detalhes.

3º Momento: Atividade Escrita.

  • Montar e/ou registrar o nome da história
  •  Ilustrar a parte que mais gostou e socializar/explicar por quê?.
4º Momento:Linguagem musical e  Matemática



  • Cantar várias vezes utilizando vídeo, fantoches...etc.
  • Contando patinhos, registrando quantidades..
  • Seriando, classificando...

5º Momento: Hora da brincadeira!!!


Brincadeira do pato e o cisne.

Com todos os participantes em círculo. Uma criança vai passando e colocando a mão na cabeça dos colegas que estão sentados dizendo:  Pato, pato, pato... cisne... então o cisne corre até atrás do colega que deverá correr e se sentar onde o cisne estava sentado.


6º Momento: Linguagem musical e matemática

   Música: O Pato (Vinicus de Morais)
Cantar bastante, seguindo a escrita do cartaz afixado em sala de aula.Ler diariamente até os alunos memorizar a música.


7º Momento: Dobradura: Fazer dobradura do pato ( montar e/ou registrar palavras com P ou com PA)


8º Momento: Jogo da velha

9º Momento: Cineminha com pipoca!

Filme “ O  Patinho Feio”




Conversar sobre as semelhanças e diferenças entre o filme e o livro.

10º Momento:Fazendo escultura com massinha!

Brincar com a massinha de modelar, esculpindo os ovinhos no ninho, os patinhos na lagoa, minhoquinha, a letra P de pato, as letrinhas do próprio nome, o corpinho....etc.
Resultado de imagem para brincando com massinha
· Dever de casa (2 vezes por semana) : A orientação do "Para Casa" ajuda na autonomia da criança. O  "Para Casa" deve ser bem orientado para a criança, no ato da entrega, pois algumas crianças não tem ajuda em casa.

Outra música...PATINHO

Um patinho na beira da lagoa
Ele grita, ai que água boa!!
Bate as asas, choq, choq
Abre o bico, quac, quac, quac
Dois patinhos na beira da lagoa
Ele cochicha, ai qui água boa…..

Avaliação
Serão avaliados os alunos de acordo com o desempenho durante a realização das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita.



Sugestões de atividades no chão ou na mesa











5 comentários:

  1. Amo sua página! Me ajuda bastante e fornece várias ideias para realizar trabalhos em sala.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. A sua página é maravilhosa. Contribui muito para enriquecer minhas aulas. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Caso queira compartilhar o seu trabalho, plano de aula ou projetos, ajudando outras pessoas, podem me enviar que eu posto com ressalva do autor.As fotos /imagens só podem ser das atividades, de pessoas/ crianças não podem...beijosss
      ivani.ferreira07@gmail.com

      Excluir
  3. muito bom! amo sua página me traz inspirações para trabalhar com meus alunos.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir