Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 14 de setembro de 2014


JOGOS APRESENTADOS NO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PIP ESCOLA
JOGO 1: JOGO DE ALFABETIZAÇÃO

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Banner usado
Ø  Plásticos: tamanho A4
Ø  Figuras variadas
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
POSSIBILIDADES DE JOGAR
a)    Utilizando letras para compor o nome do animal. (Todos os níveis de escrita)
Ø  Dispor as letras no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø  Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho da minhoca.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as letras para escrever a palavra MINHOCA. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
b)    Utilizar sílabas para compor o nome dos animais (Silábicos e alfabéticos)

Ø  Dispor as sílabas no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø 

Figura 1: Jogo com Sílabas
 

Figura 2 Jogo com sílabas
 
Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho do elefante.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as sílabas para escrever a palavra ELEFANTE. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
Ø  Como as sílabas estão organizadas três em uma folha, é importante que o aluno marque a sílaba que atende a escrita da palavra. No exemplo acima utilizou-se  “carinhas”.












JOGO 2 –FICHAS ENIGMÁTICAS

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Papel Cartão
Ø  Folha ofício com desenhos variados
Ø  Latinha de molho de tomate
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
Figura 3: Latinha com letras
Possibilidades de jogo:
a)    Em pequenos grupos (Todos os Níveis de Escrita)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com letras.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com A, começa com B, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as letras de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.

                                  Figura 4: Latinhas com Sílabas

b)    Em pequenos grupos (Silábicos e Alfabéticos)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com sílabas variadas.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com TA, começa com BI, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as sílabas na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 5: Opções de fichas


c)    No grande grupo (todos os níveis de escrita)
Ø  O professor confecciona uma ficha grande (Kraft) de cores, por exemplo.
Ø  Divide a turma em grupos. Cada grupo receberá uma latinha com letras e sílabas e fichinhas coloridas para escrever o nome de acordo com as pistas dadas pelo professor.
Ø  O professor vai oferecendo pistas sobre a cor secreta.
Ø  Os grupos vão colocando as sílabas ou letras na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o nome da cor secreta.
Ø  Vence o grupo que primeiro conseguir desvendar a cor secreta.
Figura 6: Ficha com as cores

Figura 7: Fichas para escrita do nome da cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário