Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Plano de aula para 1º ano



PLANO DE AULA



Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano


Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

CRONOGRAMA: 4 horas.


METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)


Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.


2º Momento: Hora da produção:


    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.


 Anúncio


Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.


3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .

4º Momento: Lista de convidados:


Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha


Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.


Sugestão!!!

Outro plano de aula  da dona baratinha.

38 comentários:

  1. Adorei entrar en contato com suas ideias gosto muito de buscar inovações.ate breve sempre vou ter esse contato.Parabéms.sou professora da ree municipal de ensino , trabalho com crianças do segundo ano, Veronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns você é uma excelente profissional muito dedicada sua forma de ensino nos auxilia bastante gostei muito😀😀

      Excluir
  2. Otima a ideia você está de parabéns. bjosssssss

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus voce é muito profissional meus parabens vejo o quanto voce amo o que faz,vou tirar muitas ideias suas inclusive este plano pois sou alfabetizadora e amei meus parabens que Deus lhe capacite cada dia mais fique com Deus Edilene

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS, COLEGA QUE DEUS POSSA TE CAPACITAR A CADA DIA. AMEI.






    ResponderExcluir
  5. Amei o seu plano de aula...
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. achei maravilhoso o seu plano de aula! excelente!!

    ResponderExcluir
  7. meu deus como voce é inteligente este plano de aula serve para mim amei.

    ResponderExcluir
  8. O seu plano é excelente!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns estou apaixonada, amor a primeira vista pelo seu trabalho.A educação precisar de profissional como vc, parabéns e pouco.

    ResponderExcluir
  10. Achei ótima esta aula, estou trabalhando o livro Leocádia a flor despetalada e esse blog me ajudou muito.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Seu brog é muito enriquecedor...me ajudou bastante.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Ivani pelo o seu ótimo trabalho com as crianças!

    ResponderExcluir
  13. Eu achei tudo lindo! Sou estudante do 2° período de pedagogia, e estava precisando de uma ideia para um plano de aula. O seu foi o melhor, com certeza! Já estou ansiosa para colocar em prática!

    ResponderExcluir
  14. Que bom Karla Alves! Que você tenha muito sucesso em sua caminhada. Volte Sempre!!! Ivani

    ResponderExcluir
  15. Amei seu plano de aula me ajudou muito, obrigada por você publicar seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  16. tudo muito lindo,faço magistério e esta ai uma ideia maravilhosa.amei meus parabens

    ResponderExcluir
  17. OLA,boa noite
    Ivani,vc tem o teatro A festa no céu?estou precisando muito...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o teatro eu não tenho, mas dá para adaptar através da história. Um abraço!

      Excluir
  18. Muito bom seu plano de aula, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. AMEI TD QUE VIR ESTOU ENCANTADA VC ESTA DE PARABENS, QUERIA FAZER UM PLANO DE AULA SOBRE O FOCLORE.VC PODERIA ME MANDAR ALGUMAS SUGESTÂO .SOU PROFESSORA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MUITOS DOS MEUS ALUNOS NÃO ESTÃO ALFABETIZADO EU FICO APRENSIVA COM ISSO NÃO SEI MAS O QUE FAZER.SO TENHO COBRANÇAS DA SUPERVISORA MAS ELES ESTÃO INDO NO TEMPO DELES PELO MENOS EU PENSO ASSIM QUERIA MUITO SUA AJUDA. AS REUNIÕES PEDAGOGICAS NÃO AJUDA EM NADA POR QUE E JUNTO COM A DO ENSINO MEDIO E FICA MAS FOCADO NO ENSINO MEDIO EU ESTOU QUERENDO DESISTIR A ESCOLA NÃO TEM MATERIAL ALGUM EU COMPRO EU FAÇO EM CASA RECICLANDO ALGUMAS COISAS MAS E MUITO CANSATIVO ELA NÃO VER MEU ESFORÇO SO CRITICAS.FAÇO AS AVALIAÇÕES ELA NÃO ACEITA OQUE EU FAÇO MUDA TUDO FAZ OUTRA EU ESTOU MUITO CANSADA GOSTO DOS MEUS ALUNOS AMO MUITO SER PROFESSORA MAS ASSIM TA DIFICIL PEÇO AJUDA DELA PRA PLANEJAMENTO DE AULA ELA NUNCA TEM TEMPO E TD CORRIDO EU FICO SEM SABER OQUE FAZER ,OS TRABALHOS QUE ELABORO ELA NÃO DEIXA EU APLICAR EM SALA DE AULA TD E COMPLEXO EU SEI OQUE ESTOU FAZENDO. E PORQUE EU FIZ NORMAL SUPERIOR E LA NA ESCOLA ELES TEM UM PRECONCEITO SOBRE ISSO,VC PODERIA ME AJUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Seja persistente que tudo dará certo. A supervisora deveria lhe orientar e atuar junto com você. Essa parceria é fundamental, mas infelizmente nem sempre é assim! Vou deixar alguns links com ideias sobre folclore. Qualquer coisa me passa o seu email...bjuss


      http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/07/projeto-folclore-educacao-infantil.html

      Excluir
    2. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49913

      Excluir
    3. oi amei o eu blog e suas dicas são ótimas, eu utilizo muito nos meus trabalhos faculdade, estou precisando de ajuda pois tenho que fazer um trabalho onde é necessário fazer uma entrevista com um profissional da educação básica ou infantil, porem não conheço ninguém, caso não for muito incomodo para você, vou deixar meu email hemilly.ariane@gmail.com para entrar em contato caso possa me ajudar ou me passa seu email que te envio o questionario são apenas 3 perguntas, eu agradeço muito

      Excluir
  20. Acesse : http://revistaescola.abril.com.br/folclore/

    ResponderExcluir
  21. Nossa amei! Você é uma excelente profissional na sua área.👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  22. Oi Ivani adorei seu blogue! !! Eu vou lecionar pela primeira vez e para uma primeiro série; se você puderam me ajudar com uma dica inicial eu agradeceria pois não tenho experiência com o ensino fundamental; trabalhem alguns a nós atrás em creche; mas a parte de alfabetização não sei por onde começar; agradeço desde já 🙏😙

    ResponderExcluir
  23. Oi Ivani adorei seu blog! !! Eu vou lecionar pela primeira vez e para uma primeira série; se você puder me ajudar com uma dica inicial eu agradeceria pois não tenho experiência com o ensino fundamental; trabalhei alguns anos atrás em creche; mas a parte de alfabetização não sei por onde começar; agradeço desde já ����

    ResponderExcluir
  24. Adorei conhecer seu trabalho😉😉😉

    ResponderExcluir