Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 8 de abril de 2012

Brinquedos e Brincadeiras

            Brincar na Educação Infantil ( Fonte nova escola)

Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, as crianças  do maternal, começam a explorar o mundo.
Lembrando que brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos..

É preciso garantir a variedade de materiais
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
       As tampinha coloridas são retiradas de embalagens de Toddy, maionese,sabão líquido...etc. Com elas as crianças brincam e aprendem sobre cores e formas.
Instrumentos musicais


Para que servem Chocalhos, pandeiros  e tamborzinhos  levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem.

Bolas

Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, jogar para cima na piscina de bolinha,lançar e recebê-las de amigos ou do professor.


Jogos de encaixar

Para que servem As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.

Garrafas coloridas

Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (líquidos, grãos, areia etc.) ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som.

O corpo no espaço

Através de jogos na classe e na quadra, que exploram diferentes posições – como em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora e perto/longe -, os alunos do Maternal 1 vem desenvolvendo estes conceitos  de forma prazerosa.


Um comentário:

  1. Olá Ivani,
    seu blog caiu do céu! Já tem um ano que trabalho com o maternal como auxiliar e hj aceitei a proposta de ganhar minha primeira turminha. Estou super feliz mais como toda primeira vez, insegura, talvez...trabalharei com o mini maternal, com crianças a partir de um ano até um ano e meio, então estava buscando atividades para trabalhar a psicomotricidade dos pequenos, dicas... e anotei todas as dicas à cima. Agora, em relação, por exemplo, da adaptação, como, ou melhor, de que forma que devemos conversar com os pais p passar confiança dentre outras coisas?

    ResponderExcluir