Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plano de aula"Os Três Porquinhos"/maternal 2

EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde

Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS

Objetivos:
•    Estimular a criatividade, sensibilidade  e imaginação;
•    Promover o hábito da leitura;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”

Ø Ler a história completa dos três porquinhos  explorando as imagens.
Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre  a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.



Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:

Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis

Filme: “Os Três Porquinhos”.

Geralmente  o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos  verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme  e o livro.
Seriação:
ü Explorar figuras dos porquinhos  em tamanhos diferentes(pequeno, médio e grande).

ü  Distribuir figuras dos três porquinhos na mesa ,deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
ü Solicitar que pegue a figura grande...média....pequena.

Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os  três porquinhos na mesa  e pedir para a  criança contar.

Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas  das casinhas.



   Observação: Os alunos brincaram com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho  para cada casinha(correspondência um a um).
 Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.


Teatro com fantoches de vara (confeccionados pela professora Janete).






Leitura/produção com cenas.
Os Três Porquinhos(Livrão confeccionado pela professora Janete).













AVALIAÇÃO:

Medir a compreensão da relação do signo numeral com sua quantificação de 1 a 3 e observar a afetividade entre as crianças da turma, sua capacidade de reconhecimento e gratidão.

Anexos:













 

10 comentários:

  1. amei a sua aula muito criativa
    parabens
    bjs
    abraços

    ResponderExcluir
  2. sua aula é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu blog e principalmente essa história... estou mesmo trabalhando isso com meus pequenos e vai ser muito útil para mim as suas idéias! Obrigada! Continue fazendo esse tanalho maravilhoso!Beijos Aline Vieira.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog e principalmente essa história... estou mesmo trabalhando isso com meus pequenos e vai ser muito útil para mim as suas idéias! Obrigada! Continue fazendo esse tanalho maravilhoso!Beijos Aline Vieira.

    ResponderExcluir
  5. Bom trabalho boa produção valeu pela ajuda a

    ResponderExcluir
  6. sua sugestoessao maravilhosas1

    ResponderExcluir
  7. muito legal, é o primeiro ano que trabalho com maternal e sempre preciso de ajuda,
    parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo , adorei, gostaria de confeccionar esses personagem, teria como voce me mandar os moldes?

      Excluir
  8. Muito útil,para para séries iniciais,além de ser muito produtivo,gostei mesmo.

    ResponderExcluir