Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 14 de agosto de 2011

Plano de aula Folclore

EMEI Conceição de Itaguá -2011

Plano de aula/ Professora:Ivani Ferreira
 


Tema: Folclore 

Objetivos:

Ø Ouvir leituras orais que favorecem a apreciação da riqueza da linguagem narrativa para recriar a realidade e a imaginação;
Ø Estimular a linguagem oral;
Ø Conhecer diferentes histórias/lendas.
Ø Fortalecer a musculatura.

2ª Feira: Linguagem oral e escrita.
ü Ler o livro “A Lenda do saci”.
















Depois conversar sobre a lenda.
ü Como era o saci?
ü Qual a cor da roupa dele?
ü Quais as travessuras que ele fazia?
ü O que é preciso para capturar/prender o saci?

 3ª Feira: Exploração e linguagem plástica

Montar junto com a turma um mural do folclore.
Depois explorar as imagens:
  • O que tem no mural?
  • Que personagem é esse?
  •  O que ele faz?
  • Como ele é?( ...)
Música: Linguagem musical e expressão corporal.
                   O saci (cantar todos os dias)http://youtu.be/rpXhIQIjWGo

 4ª Feira:A Noivinha do Saci


A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.

Ler o texto  com entonação e fazendo gestos.
Repetí-lo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.

Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.
5ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal.
Brincadeiras de roda.
Onde está a margarida.
Fui na fonte do Itororó...
6ª Feira:Auditório.

Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.

Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.

28 comentários:

  1. adoro atividades no auditório !

    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas atividades!!!! Me ajudam muito nos meus planejamentos...Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. olá flor...nossa adorei seu blog,muito me ajudou,trabalho em CMEI e semana que vem teremos apresentações sobre o Folclore,sucesso pra ti,bjinhos e que Deus ilumine seu caminho...te espero no meu cantinho também...já seguindo seu blog.
    http://evartsbynathy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, bem bacana seu blog, sou estudante de Pedagogia e procuro idéiasé para meus trabalhos, pois tenho que montar planos de aula, desta vez é sobre o folclore, mas somente a Mula sem Cabeça.

    ResponderExcluir
  5. ola muito bacana seu blog,serviu como inspiraçao para meu trabalho.continue fazendo a diferença como professora que inova.parabens!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo,fiquei lisonjeada com tanta coisa interessante.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde professora Ivani.
    Estou iniciando na educação Infantil e seu blog esta me ajudando muito.
    Muito obrigada.
    Janete

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA PROFESSORA. PARABÉNS POR TUDO QUE VOCÊ FAZ; TE ADORO.

    ResponderExcluir
  9. Que idéias maravilhosas, Parabéns a todos. Aproveito para divulgar nosso trabalho com canções infantis tem músicas com o tema folclore. entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Profª Ana Lúcia Lemes

    ResponderExcluir
  10. Uma aula muito produtiva, e muito interessante! Me ajudou muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso, super criativo,

    ResponderExcluir
  13. FANTÁSTICO! É MUITA CRIATIVIDADE. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  14. gostei,é grande importância na vida dos pequeninos.

    ResponderExcluir
  15. Amei seu blog,ainda não conhecia,mais agora não vou deixar de passar por ele todos os dias adorei demais.

    ResponderExcluir
  16. Amo tudo que você posta, seu material é muito bom, me ajuda muito.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso seu blog parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  18. Amei professora Ivani Ferreira. Seus planos são os melhores da internet.Dá de 10 nos planos da Nova escola. Sou sua fã!!! (Jane)

    ResponderExcluir
  19. amei a sugestão,você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Amo suas sugestões!Parabéns!Suas aulas tem sido de grande contribuição.Obrigada!

    ResponderExcluir