Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 22 de maio de 2011

Plano de Aula sobre Musicalização Infantil/Maternal 2

 


EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ/ 2011
PLANEJAMENTO SEMANAL  TURNO: TARDE
PROFESSORA: IVANI FERREIRA Data: 15 à 20/05

Tema: Musicalização Infantil

Justificativa: Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
      Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Objetivos:
    O principal objetivo da musicalização infantil não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista.
     Musicalizar é....
Ø  Sensibilizar os alunos pelo gosto musical;
Ø  Criar condições para que o aluno possa refletir e  entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Ø  Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do aluno.
Ø  Desenvolver a discriminação auditiva,
Ø  Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.
Conteúdos: Interdisciplinar o assunto em várias áreas:
ü Música/linguagem oral
ü Artes/movimento/expressão corporal

       Sequência didática e possíveis intervenções:

2ª feira: Percepção auditiva(sons/ruídos).

Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão(utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos(Cd para relaxamento).

ü Barulho de água/cachoeira
ü Canto dos pássaros
ü Assovios....

   Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.

ü Pessoas conversando
ü Barulhinhos de vasilhas na cozinha
ü Galo cantando no quintal do vizinho
ü Cachorro latindo
ü Telefone tocando.
ü Criança gritando....

O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.


3ª Feira:  Ler o livro “A Banda dos Filhotes”.





ü Ouvir  a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
ü Observar o cenário.
·        Ursinho tocando tambor
·        Guaxinim tocando flauta
·        Gatinho tocando piano/teclado
·        Cachorrinho tocando trompete
·        Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
·        Hipopótamo tocando a tuba.
  
   Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons...tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns  dos instrumentos citados na história.

Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.

4ª Feira: Conhecendo o teclado

 Cantar:Os instrumentos musicais.
   (ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
RefrãoTum, tum, tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano    
Pó, pó, pó grita o trombone.  (Bis)  
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes,junto aos alunos.

Observação:A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos.(cantando  pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.

    "Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...t
um meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapéu.

6ª Feira: auditório.

Comemoração “abertura Oficial do projeto”

“Cantando a gente brinca
Brincando a gente aprende”
ü Apresentação dos instrumentos musicais realizada pela professora Cláudia.
ü Apresentação  musical realizada pelos alunos do berçário,maternal 1,2 e 3.

38 comentários:

  1. Estou cursando o Magistério e precisava elaborar um plano de aula .. voce me ajudou muito! Obrigada e parabens pelas suas ideias!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Estou iniciando um trabalho de musicalização na escola, gostei muito das suas sugestões;

    ResponderExcluir
  4. Obrigada gente!!! Que bom que o blog está servindo como fonte de pesquisa para que vocês possam elaborar suas aulas...sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. oi professora ivani, meu nome e raquel adorei o seu site estava desesperada atras de plano de aula para emei e achei tudo no seu sou estudante de pedagogia do 3 semestre e dou aula em cei,parabens pelo seu trabalho achei maravilhoso,quem dera que todas fossem assim .bjs raquel

    ResponderExcluir
  6. maravilhoso este projeto.Parabéns

    ResponderExcluir
  7. mto bom, precisava de algo similar mas anual, a partir do seu criarei meu plano de aula, grato

    ResponderExcluir
  8. Parabéns me ajudou dar uma luz no meu projeto..

    ResponderExcluir
  9. Muito bom,parabéns!! gostaria de saber se encontro o livro para download A Bandinha dos Filhotes? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não! O interessante desse livro são os sons dos instrumentos musicais. Quando utilizei no projeto, a escola havia adquirido o mesmo, por 40 reais.

      Excluir
  10. boa noite professora, dei uma olhada no seu blog e amei sou estudante de pedagogia e ja estou em sala de aula, adorei seus planos de aulas,são muito bons,

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE PROFESSORA, DEI UMA OLHADA NO SEU BLOG E AMEI, SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, E SEU BLOG VAI ME AJUDAR MUITOOOOOO.

    ResponderExcluir
  12. POR FAVOR ME AJUDE A MONTAR MEU PLANO DE AULA SOBRE PRIMAVERA ESTOU ESTAGIANDO............

    ResponderExcluir
  13. Neste mesmo blog, tem plano de aula com o tema primavera Adriana é só vc adaptá-lo atendendo as exigências de sua professora.

    ResponderExcluir
  14. Ivani, gostaria de vc me auxiliasse em um palno de aula de matematica, utilizando uma historia infantl, quais os temas que posso abordar com meus alunos e o que desenvolver , é para um portifolio, preciso de fotos deles realizando algo.
    Obrigada, abraços
    eliane_pro@hotamail.com

    ResponderExcluir
  15. Ivani preciso fazer um trabalho com meus alunos utilizando uma historia infantil para trabalhar matematica é para um portifólio com fotos. Será que poderia de dar dicas.
    eliane_pro@hotmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Ivani pelas idéias ...

    ResponderExcluir
  17. olá..adorei as dicas...coloque mais..estou começando essa carreira...ano q vem vou começar minah faculdade de musica..tenho muito a aprender.posta mais q serei sua leitora e aprendiz fiel.ja estou dando aula em uma escola particular com mais de 300 alunos.e abri minah propia escola de musica,mas preciso me aprimorar de conteudos.obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito. Estou começando agora dar aulas para o maternal 2 e me foi muito proveitoso. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  19. olá professora Ivani! Estou iniciando na educação infantil no maternal II este ano e estou muito perdida se você puder me enviar algumas sugestões ficarei muito feliz. meu email : isabeldiasar@hotimail.com.
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito, ja apliquei todos em minhas aulas, tem mais sugestões?

    ResponderExcluir
  21. Gostei D+ do teu blog. Vou divulgar para meus parceiros músicos, que ficamos tão ansiosos para dar o conteúdo para as crianças e não sabemos por onde começar.............Vamos começar por aqui, no seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. ok gostei o muito desse blog trabalho na creche e estou sempre visitando esse blog muito obrigado por existir pessoas como vocês

    ResponderExcluir
  23. Estou terminando meu curso de educação musical, meu projeto é com crianças de 03 a 05 anos, preciso elabora e executar planos de aulas, obrigada pelas ideias.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns!! Seu blog é fantástico e tiro ideias bacana para trabalhar com meus pequenos maternal III Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. ola boa noite e estou assumindo uma turma de educaçao infantil berçario 2 estou perdida em fazer plano anual e planejamento semanal..minha coordenadora me deu uns materiais contendo o tema sobre o circo,so que eu nao sei como elaborar esse planejamento por favor me ajude ficarei muito grata..

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. bom dia prof, maravilhosa sua aula.... obrigada por compartilhar, que Jesus a abençoe sempre!!! bjo grande

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo excelente trabalho. Tô começando o meu primeiro Estágio, e suas ideias vão me ajudar muito a elaboração do meu plano é projeto de estágio.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns excelente blog ..... vai ajudar muito......muito obrigado

    ResponderExcluir
  30. Adorei 👏👏👏 seu blog parabens!!
    Trabalho em Sarzedo (CEMEI) com musicalizacao, bom saber que estamos pertinho!beijos!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelas dicas, vou usar com minha turminha. Você foi muito criativa.

    ResponderExcluir