Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Plano de aula/ O Lobo e os 3 cabritinhos

EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde
Tema: O Lobo e Os Três Cabritinhos.
Objetivos:
·       Assistir ao filme com atenção  e concentração
·       Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
·        Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
·       Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais.
            Ouvir diferentes histórias.


Assistir ao filme: O Lobo e Os Três Cabritinhos.





Após o filme ....

·       Explorar quantos eram os cabritinhos da história;
·       Qual a cor deles?
·       Eles eram todos do mesmo tamanho?
·       O que os cabritinhos comiam? E o que eles bebiam?
·       O que o lobo queria fazer com os cabritinhos?

Dramatização:
Fazer a dramatização do filme “Os Três Cabritinhos”.


Seriação
Ø Distribuir figuras dos três cabritinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Ø Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.


Diferentes Sensações...
Educação sensorial/Tátil: Sentir a grama verdinha (alimento dos cabritinhos) através das mãos e dos pés(conversar sobre o alimento dos cabritinhos/grama  e o alimento dos humanos).
Educação sensorial Gustativa: Tomar água (conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos).

Bincadeira: Cabra cega.
Uma criança com os olhos vendados, deverá encontrar os coleguinhas.



Música: Os Três Cabritinhos 
 Ti tó tó...
 Ti tó tó
Àgua fresquinha
para beber...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Grama verdinha
para comer.

Leitura: Contar a história "Os sete Cabritinhos".




Reconto da história.



Avaliação:Observar se houve concentração,participação e exploração dos objetos e materiais.

Cachinhos de ouro para imprimir e colorir..



















quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Plano de aula "Dia das Bruxas".

        
EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde
   
      Tema: Dia das Bruxas( halloween)

Atenção!!!Conte historinhas durante a semana, relacionadas a Bruxas Boas, para tirar a imagem de que  toda bruxa é má.




Objetivos: ler imagem, relacionando-a com o título do livro; descrever personagens; construir a identidade de cada personagem a partir de suas características físicas.


2ª Feira: Leitura do livro de Filó e Marieta da autora Eva Furnari


         Iniciar questionando sobre o que aparece na ilustração da capa: os alunos deverão descrever personagens, relacionando imagem com o título da obra. Enfim:
-Quem é Filó e quem é Marieta?
-Como a Filó está vestida?
-E a Marieta?
-Qual a cor do cabelo delas?
-Alguém já viu gente assim?
-Quem será que são elas?
-O que elas vão fazer?
Os alunos perceberão  que Filó carrega um presente, escondido às costas - sem que Marieta consiga ver o embrulho. É necessário que se construa o sentido da cena...Mantenha sempre uma postura de desconfiança, dialogando sempre:
-Será que é isso mesmo?
-Como você sabe? -O que é que a Filó está escondendo?
-Uma caixa? Um embrulho? Um presente?
-Por que é um presente?
-Para quem é esse presente? Por quê?
-Ela vai dar um presente para Marieta?
-E por que Filó esconde?
-A Marieta sabe que vai ganhar presente?
-Por quê?
E o que será que tem dentro da caixa? O que vocês imaginam? Para a gente ter certeza, o melhor é ler o livro, não é mesmo?

Leitura do Livro






























Após a leitura de Filó e Marieta de Eva Furnari, comece conversando sobre o que os alunos acharam da história; perceba como se dá a compreensão, se as crianças conseguem retomar as principais relações de causa e efeito que geram expectativa e humor. A conversa pode ir fluindo de maneira espontânea, para que todos possam expressar o entendimento que tiveram da obra.
   Boa diversão!!!!
3ª Feira: Poesia

 Que sujeira!!!

Casa de bruxa tem rato,
sapo, morcego e coruja.
Pra que é que serve a vassoura,
se a casa dela é tão suja?

Pedro Bandeira

4ª feira: Música

Ô bruxinha
Músicas Infantis





Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)


Quem disse que as bruxas são feias
Alcéias, maméias e tal
Não sabem que nas luas cheias
Elas mudam o seu visual


E vestem camisas e meias
Que acham lá no meu varal
E depois cantam como as sereias
Fazem festa, alegria geral


Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)


Nós dois lá em cima sozinhos
Varrendo as estrelas do céu
Cá embaixo nossos amiguinhos
Fazendo o maior escarcéu


Os pássaros deixam os ninhos
As abelhas dão um tempo no mel
E assim cantam todos bichinhos
Viva a bruxa de capa e chapéu


Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)




5ª Feira: Arte/Dobradura

   Bruxinha

6ª Feira:Teatro "A Linda Rosa Juvenil" 

Hallowen(31 de outubro):Contar a história"João e Maria".


















                                               Fantoches para a história.
                Festinha do dia das bruxas.

             Comemorar com  doces, balas,pirulitos, igual da história João e Maria. Enfeitar a sala com balões pretos ..morcegos...etc.





Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.