EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde
Tema: O Lobo e Os Três Cabritinhos.
Objetivos:
· Assistir ao filme com atenção e concentração
· Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
· Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
· Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais.
Ouvir diferentes histórias.
Ouvir diferentes histórias.
Assistir ao filme: O Lobo e Os Três Cabritinhos.
Após o filme ....
· Explorar quantos eram os cabritinhos da história;
· Qual a cor deles?
· Eles eram todos do mesmo tamanho?
· O que os cabritinhos comiam? E o que eles bebiam?
· O que o lobo queria fazer com os cabritinhos?
Dramatização:
Fazer a dramatização do filme “Os Três Cabritinhos”.
Seriação
Ø Distribuir figuras dos três cabritinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Ø Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.
Diferentes Sensações...
Educação sensorial/Tátil: Sentir a grama verdinha (alimento dos cabritinhos) através das mãos e dos pés(conversar sobre o alimento dos cabritinhos/grama e o alimento dos humanos).
Educação sensorial Gustativa: Tomar água (conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos).
Bincadeira: Cabra cega.
Uma criança com os olhos vendados, deverá encontrar os coleguinhas.
Bincadeira: Cabra cega.
Uma criança com os olhos vendados, deverá encontrar os coleguinhas.
Música: Os Três Cabritinhos
Ti tó tó...
Ti tó tó
Àgua fresquinha
para beber...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Grama verdinha
para comer.
Leitura: Contar a história "Os sete Cabritinhos".
Avaliação:Observar se houve concentração,participação e exploração dos objetos e materiais.
Leitura: Contar a história "Os sete Cabritinhos".
Reconto da história.