: NÃO DÊ CARONA AO CORONAVÍRUS
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
EIXO CENTRAL: Saúde e higiene
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
EIXO CENTRAL: Saúde e higiene
Trabalhar temas atuais e orientar sobre a higiene, levar as crianças para lavar as mãos, atividade
feita frequentemente na escola, são ações
que contemplam vários campos de experiência previstos na BNCC. É importante entender
que esse momento de cuidados com a higiene é também um momento de garantia da
aprendizagem.
Fique por dentro!
*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.
*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, CONHECER-SE
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos,
identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecido...
Metodologia:
- Perguntar se já ouviram falar em vírus e bactérias
- Onde que ouviram sobre isso. Geralmente alguma criança irá falar sobre o que está sendo passado na TV sobre o Corona Vírus (COVID-19 )
- Comentar que ele surgiu na China, posteriormente mostrar a localização no mapa;
- Falar sobre como o vírus se dissemina e como prevenir (texto em anexo para o professor)
- Apresentar o texto ilustrado sobre o coronavírus, na rodinha, depois montar o mural no pátio, para a informação dissemine(Sempre orientado que lavar bem as mãos , mata germes/vírus e bactérias, consequentemente ,previne contra várias doenças).
Filme:
O Espirro - Germes e bactérias
Passar o filme sobre “Germes e bactérias” e promover um a
conversa na rodinha.
- O que aconteceu com o espirro?
- Como foi passando de uma pessoa / objeto para outra?
- E quando a moça lavou as mãos, o que aconteceu com os germes?
- Em sua opinião é importante lavar as mãos ? Em que ocasiões?
Campo de experiências e
conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com
possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores,
texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos
tridimensionais.
Escultura com massinha.
Fazer escultura com massinha de modelar/Monstrinho corona
Música:- Conversar sobre o que foi feito;
- Quais cores usaram.
Cantar a música “Água uma mão, lava outra mão.
Cantar a música “Sem abraço” de Mauricio de Sousa .
Videoclipe da música: Lavar as mãos /palavra cantada;
Higienização das mãos
Durante a higiene das mãos cantar uma música 2x, mostrando a
forma correta da higienização na prevenção de doenças.
Fazer um desenho de um monstrinho com tinta na mãozinha de
cada criança e lavar até sair; ou carimbar as mãos com tinta e lavar até sair
tudo.
Orientar sobre a utilização do álcool gel, passar nas maõs, entre os dedos(contando até 10) e deixar secar naturalmente.
Campo de experiências e
conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04)
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05)
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para
desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Movimentando o corpo
Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas
Musica “Sem abraço” de Mauricio de Sousa
Cantar
fazendo gestos individuais.
Cuidados com o corpo e higiene.
# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
Cuidados com o corpo e higiene.
# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
-----------------------------------------------------------
Campo de experiências e
conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES
RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo
(agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa,
devagar).
(EI02ET07)
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08)
Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e
ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros
etc.).
Quantidades:
Quantos
somos? Contar os alunos da turma.
Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?
Falar sobre
espaços públicos como cinema, festas...
Experiência com glitter na mão
Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!
Observem a sequência de fotos...
Como se comportar em espaços públicos.
-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.
Brincando e aprendendo....
Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!
Observem a sequência de fotos...
Experiência Glitter na água
Glitter, água e sabão.
-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.
Direito de aprendizagens:
O EU, O OUTRO
E O NÓS.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EO01)
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e
adultos.
(EI02EO04)
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06)
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
O por quê das coisas eu quero saber...
Quando brincamos com os animais, com terra, temos que higienizar as mãos.
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
Falar sobre os cuidados com a saúde e vacinação.
Ter cuidado com os pertences, copos individuais, chupetas, talheres (cada um tem que ter o seu).
Orientando as famílias.
- Enviar uma cartilha/ texto explicativo para as famílias, orientando as formas de prevenção.
- Observar se tem alunos com gripe ou sintomas parecidos.Orientar às famílias para que em caso suspeito de gripes, não enviar as crianças para a escola.
https://www.almanaquesos.com/coronavirus-cartilha-ilustrada-alerta-como-se-proteger-e-evitar-contagio/
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das
atividades propostas.
Registro com fotos para o portfólio.
Saiba mais....
Coronavírus O
que é?
Coronavírus
é uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque
parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres
humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus é uma mutação que não
atingia humanos e, nos últimos meses, passou de animais para pessoas,
provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de
Wuhan, na China.
Como
é chamada a doença causada por este vírus?
A
doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. A escolha do
nome foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de modo a não fazer
referência a região geográfica, animal, indivíduo ou grupo de pessoas, para que
não fosse impreciso ou alimentasse estigmas.
O que causa?
Sintomas
respiratórios, como febre, tosse, falta de ar. Pode causar sintomas leves, como
um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência
respiratória aguda.
Como é transmitido?
Este vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de
secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções
contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca).
Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato
próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de
saúde ou membro da família.
Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.
Como é feito o diagnóstico?
Um exame específico, que é feito colhendo secreção do nariz e da boca do
paciente, pode identificar o material genético do vírus em secreções
respiratórias.
Como tratar?
Atualmente, não há medicamentos eficazes para tratar o novo coronavírus.
Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais
graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser
necessária internação em UTI.
Há estudos clínicos em andamento para avaliar a segurança e eficácia de
medicamentos e anticorpos monoclonais já utilizados para tratamentos de outras
infecções e que mostraram atividade em laboratório contra os coronavírus,
entretanto ainda não há resultados que demonstrem sua aplicabilidade na atual
epidemia.
Dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de
infecção:
- Evitar
contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
- Lavar
frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas
doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
- Usar
lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir
nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar
tocar nas mucosas dos olhos;
- Higienizar
as mãos após tossir ou espirrar;
- Não
compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou
garrafas;
- Manter
os ambientes bem ventilados;
- Evitar
contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou
criações.
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia
Observação: São casos suspeitos as pessoas que apresentam febre e mais
um sintoma respiratório, como tosse ou falta de ar, e voltaram de viagem ao
exterior nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas. Também são
casos suspeitos pessoas que tiveram contato próximo com indivíduos com
diagnóstico comprovado ou suspeito.
Excelente plano de aula sobre o coronavírus. Vou compartilhar. Obrigada por tudoooo
ResponderExcluirAinda estou terminando de montar.Que bom que gostou.
ExcluirEncontrei o que preciso! Estava desesperada procurando sobre o tema coronavirus
ResponderExcluirÓtimo trabalho para você e sua turminha.
ExcluirPerfeito, parabéns! Sou sua fã sempre recomendo seu site para as minhas amigas.
ResponderExcluirObrigada! Deixe o seu nome na próxima mensagem para mim.Ótimo trabalho para você e suas amigas.Beijossss
ExcluirSou sua fã número 1. Acompanho tudo o que vc faz...beijosss ( Ana)
ResponderExcluirVocê surpreende a cada novo Projeto. Parabens pela sua dedicação. Acompanho sempre você, e suas ações didáticas são excelentes. Muito Obrigada por compartilhar conhecimentos. Marlei Lucena - ouro Preto do Oeste Rondônia
ResponderExcluirExcelente plano parabéns
ResponderExcluirParabéns! Ótimo plano.
ResponderExcluir