Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 15 de março de 2020

PLANO DE AULA : CORONAVÍRUS - Maternal 3

  : NÃO DÊ CARONA AO  CORONAVÍRUS

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!


EIXO CENTRAL: Saúde e higiene

Trabalhar temas atuais e orientar sobre a higiene, levar as crianças para lavar as mãos, atividade feita frequentemente   na escola, são ações que contemplam vários campos de experiência previstos na BNCC. É importante entender que esse momento de cuidados com a higiene é também um momento de garantia da aprendizagem.


Fique por dentro!

*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.


Direito de aprendizagens: 

PARTICIPAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, CONHECER-SE

Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecido...

Metodologia:


Roda de conversa:  Com as crianças sentadas em círculo, conversar sobre saúde e higiene.


  • Perguntar se já ouviram falar em vírus e bactérias
  • Onde que ouviram sobre isso. Geralmente alguma criança irá falar sobre o que está sendo passado na TV sobre o Corona Vírus (COVID-19 )
  • Comentar que ele surgiu na China, posteriormente mostrar a localização no mapa;
  • Falar sobre como o vírus se dissemina e como prevenir (texto em anexo para o professor)
  • Apresentar o texto ilustrado sobre o coronavírus, na rodinha, depois montar o mural no pátio, para a informação dissemine(Sempre orientado que lavar bem as mãos , mata germes/vírus e bactérias, consequentemente ,previne contra várias doenças).





























Filme:
O Espirro - Germes e bactérias




Passar o filme sobre “Germes e bactérias” e promover um a conversa na rodinha.
  • O que aconteceu com o espirro? 
  • Como foi passando de uma pessoa / objeto para outra? 
  • E quando a moça lavou as mãos, o que aconteceu com os germes?
  • Em sua opinião é importante lavar as mãos ? Em que ocasiões?



Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Escultura com massinha.

Fazer escultura com massinha de modelar/Monstrinho corona

  • Conversar sobre o que foi feito;
  • Quais cores usaram.
Música:


Cantar a música “Água uma mão, lava outra mão.





Cantar a música “Sem abraço” de Mauricio de Sousa .




Videoclipe da música: Lavar as mãos /palavra cantada;




Higienização das mãos

Durante a higiene das mãos cantar uma música 2x, mostrando a forma correta da higienização na prevenção de doenças.

Fazer um desenho de um monstrinho com tinta na mãozinha de cada criança e lavar até sair; ou carimbar as mãos com tinta e lavar até sair tudo.


Orientar sobre a utilização do álcool gel, passar nas maõs, entre os dedos(contando até 10)  e deixar secar naturalmente.








































Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos  e brincadeiras.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Movimentando o corpo

 
Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas

Musica “
Sem abraço” de Mauricio de Sousa
Cantar fazendo gestos individuais.


Cuidados com o corpo e higiene.




# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
-----------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Quantidades:

Quantos somos? Contar os alunos da turma.
Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?

Falar sobre espaços públicos como cinema, festas...

Experiência com glitter na mão


Brincando e aprendendo....

Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!

Observem a sequência de fotos...



Experiência Glitter na água
Ótima dica para explicar sobre a importância de lavar as mãos para nossos pequeninos.


Glitter, água e sabão.



Como se comportar em espaços públicos.

-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.








Direito de aprendizagens:   
 O EU, O OUTRO E O NÓS.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

 O por quê das coisas eu quero saber...



Quando brincamos com os animais, com terra, temos que higienizar as mãos.
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
  
Falar sobre os cuidados com a saúde e vacinação.
Ter cuidado com os pertences, copos individuais, chupetas, talheres (cada um tem que ter o seu).
  Orientando as famílias.
  • Enviar uma cartilha/ texto explicativo para as famílias, orientando as formas de prevenção.
  • Observar se tem alunos com gripe ou sintomas parecidos.Orientar às famílias para que em caso suspeito de gripes, não enviar as crianças para a escola.







































https://www.almanaquesos.com/coronavirus-cartilha-ilustrada-alerta-como-se-proteger-e-evitar-contagio/


Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas. 
Registro com fotos para o portfólio.


Saiba mais....


Coronavírus   O que é?
Coronavírus é uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de animais para pessoas, provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.
Como é chamada a doença causada por este vírus?
A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. A escolha do nome foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de modo a não fazer referência a região geográfica, animal, indivíduo ou grupo de pessoas, para que não fosse impreciso ou alimentasse estigmas.
O que causa?
Sintomas respiratórios, como febre, tosse, falta de ar. Pode causar sintomas leves, como um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
Como é transmitido?
Este vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca).
Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família.
Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.

Como é feito o diagnóstico?
Um exame específico, que é feito colhendo secreção do nariz e da boca do paciente, pode identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Como tratar?
Atualmente, não há medicamentos eficazes para tratar o novo coronavírus. Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser necessária internação em UTI.
Há estudos clínicos em andamento para avaliar a segurança e eficácia de medicamentos e anticorpos monoclonais já utilizados para tratamentos de outras infecções e que mostraram atividade em laboratório contra os coronavírus, entretanto ainda não há resultados que demonstrem sua aplicabilidade na atual epidemia.


Dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:
  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Fonte:  Sociedade Brasileira de Infectologia





Observação: São casos suspeitos as pessoas que apresentam febre e mais um sintoma respiratório, como tosse ou falta de ar, e voltaram de viagem ao exterior nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas. Também são casos suspeitos pessoas que tiveram contato próximo com indivíduos com diagnóstico comprovado ou suspeito.

10 comentários:

  1. Excelente plano de aula sobre o coronavírus. Vou compartilhar. Obrigada por tudoooo

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o que preciso! Estava desesperada procurando sobre o tema coronavirus

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, parabéns! Sou sua fã sempre recomendo seu site para as minhas amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Deixe o seu nome na próxima mensagem para mim.Ótimo trabalho para você e suas amigas.Beijossss

      Excluir
  4. Sou sua fã número 1. Acompanho tudo o que vc faz...beijosss ( Ana)

    ResponderExcluir
  5. Você surpreende a cada novo Projeto. Parabens pela sua dedicação. Acompanho sempre você, e suas ações didáticas são excelentes. Muito Obrigada por compartilhar conhecimentos. Marlei Lucena - ouro Preto do Oeste Rondônia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Ótimo plano.

    ResponderExcluir