Tema: Animais de estimação!
Hoje é dia 4 de outubro, dia mundial dos animais. Mas você sabe por que o dia dos animais é comemorado nesta data?
É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
Existem tantos animais no mundo! De diversos tamanhos, habitats, espécies e classes.
Devemos sempre respeitar os animais. De modo geral há cuidados básicos que devemos ter com qualquer animal e devemos conhecer esses cuidados para tratar bem de nossos amiguinhos.
O reino animal é muito grande e rico!
É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
Existem tantos animais no mundo! De diversos tamanhos, habitats, espécies e classes.
Devemos sempre respeitar os animais. De modo geral há cuidados básicos que devemos ter com qualquer animal e devemos conhecer esses cuidados para tratar bem de nossos amiguinhos.
O reino animal é muito grande e rico!
Objetivos:
· Ouvir diferentes Histórias
· Desenvolver a linguagem oral e capacidade de falar e ouvir;
· Trabalhar contagem e recitação de números
· Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento ;
· Explorar música e movimento.
Metodologia:
Acolhida: Cantar música “Bom dia!”
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia mundo...
Que eu vivo a sonhar!
Bom dia você ... que é meu irmão...
Bom dia você... que é do meu coração!
Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!! (Bis)
Explorar diariamente, os cartazes da sala de aula:
- Chamadinha
- alfabeto;
- casinha de numerais;
- tempo;
- calendário;
- rótulos...etc.
2ª Feira:Na rodinha:
· Conversar sobre animais. Quem tem um animalzinho em casa?
· Qual é o animalzinho?
· O que ele come?
· O que ele bebe?
Observação: Conversar com a família de um aluno para levar um dos animaizinhos mencionados na rodinha.
3ª feira: Animalzinho de estimação!
No caso a família do Victor nos enviou “Toby”o cachorro sorridente. Foi uma festa!
Os alunos brincaram, alimentaram o cachorro, deram água e cantaram :
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Aproveitamos para conversar sobre animais :
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Aproveitamos para conversar sobre animais :
O cão é animal social, um mamífero da família dos canídeos,com sentidos apurados para capturar as presas:
- Olfato: Sua capacidade olfativa é muito grande e eles podem ser adestrados para encontrar diversas coisas, como: drogas, corpos de vítimas e até minas terrestres.
- Audição: Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.
- Visão: O cão é um mamífero que não consegue enxergar a cor verde e sua visão noturna é muito melhor que a dos homens.
- Olfato: Sua capacidade olfativa é muito grande e eles podem ser adestrados para encontrar diversas coisas, como: drogas, corpos de vítimas e até minas terrestres.
- Audição: Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.
- Visão: O cão é um mamífero que não consegue enxergar a cor verde e sua visão noturna é muito melhor que a dos homens.
As outras famílias nos enviaram uma foto da criança com seu animal de estimação para montarmos um mural.
4º feira : Faz de conta.
Brincando com animais miniaturas!
Caixa surpresa com vários animaizinhos miniaturas.
Deixar as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
Depois pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
Observar o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A vaca faz Múuuuu...
O pato faz quaquá...
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática: Brincando e aprendendo.
Contando os animais!!!
Utilizar a caixa com animais diversos.
Contar alguns animaizinhos (geralmente até 10);
Organizar os animais com patas, com asas...(classificação).
Neste momento, trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um brincar( saber dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.
5ª feira: Filme: Assistir ao filme "Animais".
Música e movimento
O Sítio do Seu Lobato
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando fantoche.
BOI BARNABÉ
NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO DESCE O MORRO
SE BABANDO DE AMORES
PELA VACA SALOMÉ..
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII
Cantar “A Carrocinha” (Eliana)
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
6º feira: Exposição de brinquedos e brincadeiras
Confeccionando um animalzinho!!!
As famílias nos enviaram um bichinho confeccionado com material reciclável. Cada aluno mostrou e falou sobre seu animalzinho e depois brincaram em grupos.
Observar e estimular a fala/oralidade/produção de texto oral.
Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização, através da observação e registro feito pela professora.
Ótimo planejamento para o dia mundial dos animais. Amei as ideias!(Joice)
ResponderExcluirObrigada por compartilhar vou usar no dia mundial dos animais. Quero o Tobyyy..kkkk Apaixonei (Vilma)
ResponderExcluir