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Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO?


PAPEL DO PEDAGOGO NA ROTINA DA ESCOLA

1    INTRODUÇÃO


Relação professor-pedagogo, uma combinação que não pode faltar para o alcance de uma educação de qualidade. No contexto escolar o professor é figura imprescindível, mas como ele não é detentor de todo o saber, tem necessidade da ajuda de um profissional que também é de suma importância para a realização de um bom trabalho pedagógico: o pedagogo, que também, vale ressaltar, não é detentor de todo o conhecimento, mas a interação entre ambos oportuniza a troca de saberes.

Várias são as funções de um pedagogo no interior da escola que ao fim de um trabalho bem executado traduz em sucesso. Para a confecção deste trabalho optou-se por cinco delas: 1- Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola. 2- Participar e intervir, junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar. 3- Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola. 4- Coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir da proposta curricular e do projeto político-pedagógico da escola. 5- Orientar o processo de elaboração dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola.

O pedagogo precisa estar consciente de que sua tarefa será árdua, mas se executar um trabalho de qualidade, o resultado final trará a feliz sensação de dever cumprido e com sucesso.


Optar pelas cinco atribuições acima descritas foi oportuno, pois elas alertam ao futuro pedagogo de que para que o seu trabalho flua de forma satisfatória é preciso que ele trabalhe em conjunto com a gestão e com os professores de uma unidade escolar. É preciso haver planejamentos do trabalho pedagógico, interações com os demais atores do espaço escolar por meio de reuniões periódicas e o uso outras estratégias para um bom andamento do seu trabalho.



2  DESENVOLVIMENTO


Cada aluno é único e alguns possuem suas dificuldades de aprendiz, por isso cabe ao pedagogo em conjunto com os professores agendar encontros pedagógicos para que eles explanem as dificuldades encontradas no dia a dia em sala de aula e são nestas reuniões que estratégias e projetos de intervenção são traçados para que o trabalho do professor flua. Participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar é um ponto importante no trabalho do pedagogo, pois é preciso que o pedagogo tenha um olhar atento em todos os aspectos pedagógicos, ou seja, verificar se o perfil do professor tem se encaixado perfeitamente na turma com a qual ele está lidando, caso não reformular toda a estrutura de forma que tudo caminhe rumo ao sucesso do educando, peça principal, dentro de um contexto escolar. Mas o pedagogo deve ter a consciência de que o sucesso de uma unidade escolar não se reduz somente a reuniões pedagógicas ou a uma melhor organização do trabalho pedagógico, é preciso, também, ofertar aos professores recursos didáticos para um melhor embasamento do trabalho em sala de aula, aqui entra outra atribuição do pedagogo: coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir da proposta curricular e do projeto político-pedagógico da escola. Neste quesito é preciso que o pedagogo tenha conhecimento de todos os recursos de que a escola dispõe e assim apresentá-los aos professores para que estes façam uso deles no dia a dia em sala de aula.

Orientar o processo de elaboração dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola é uma tarefa de suma importância a ser executada pelo pedagogo, pois muito embora venha já pronto, do Sistema de Ensino ou Secretaria Municipal de Educação um planejamento anual, cabe ao pedagogo reestruturar este planejamento de acordo com a realidade do entorno da escola. Mas é oportuno afirmar que esta reestruturação deve ser feita em conjunto com o coletivo de professores da unidade escolar.

O pedagogo precisa ter em mente, no desempenho de suas funções, que precisa contar com o coletivo de professores para que seu trabalho flua de forma a que alcance o desejado: o sucesso do aluno, já que são nos resultados alcançados com este indivíduo é que se verificará a eficácia do trabalho, tanto do pedagogo quanto do professor, daí a importância da ministração, no curso de Pedagogia, da disciplina “O trabalho do pedagogo nos espaços educativos”. No decorrer de seu trabalho em um ambiente escolar, o pedagogo precisa ter ainda, noções de psicologia, pois no dia a dia terá que fazer uso de todo o conhecimento que adquiriu nesta disciplina, lidará com vários indivíduos cujas personalidades são distintas; precisará, constantemente de fazer uso da Comunicação e Linguagem, já que escola é um espaço de interação, socialização, as quais só acontecem por meio da comunicação e da linguagem. Em se tratando de interação, socialização, o pedagogo também terá contato com o diferente, por isso a importância de se ter conhecimento sobre a Diversidade: relações étnicos raciais, neste aspecto é preciso haver nas interações e socializações respeito entre as partes.

A suma é que a escola precisa ser democrática para que realmente ocorra uma educação de qualidade.



3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Realizar este trabalho oportunizou entender a importância do trabalho do pedagogo nas instituições escolares, ou seja, o futuro pedagogo precisa ter conhecimento de que ora terá que fazer uso da psicologia, todos os momentos fará uso da linguagem e comunicação, pois disso depende o bom desempenho de sua função e ele precisa entender, também, que passarão em seu caminho vários indivíduos e cada um com personalidade própria, oriundos de convívios sociais diferentes, ou seja, a diversidade se fará presente em seu trabalho cotidiano e para que essas individualidades sejam respeitadas conhecer todas elas é preciso.

Pode-se considerar que será uma tarefa árdua, mas no fim de tudo será compensador.

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