Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 30 de junho de 2013

Plano de aula para educação infantil/maternal/Livro os Três Jacarezinhos.


PLANEJAMENTO SEMANAL / MATERNAL  1

 

Professora: Ivani Ferreira

 

Tema: Livro “Os Três Jacarezinhos”

 


      A turminha do Maternal se deliciou com a história "Os três jacarezinhos", uma divertida paródia da história "Os três porquinhos". Só que em vez de lobo mau, os jacarezinhos precisam se proteger do Javali Bundudo, que não assopra para derrubar as casas e sim balança seu “bumbunzão” muito potente para destruir as casinhas...

As crianças riram e gostaram tanto da história, que tivemos de recontá-la (com muito prazer) diversas vezes...

 

Objetivos:

- Contar com diferentes histórias;

- Explorar a contagem e recitação de números(até 3);

- Propiciar momentos de prazer em grupo;

- Divertir-se com músicas e faz de conta


Desenvolvimento:

1º Momento: Linguagem Oral e Escrita

Leitura do livro“Os Três Jacarezinhos”.
 

Na rodinha, explorar bastante as imagens do livro, contar as personagens, imitar gestos e ruídos.

 



2º Momento: Linguagem Musical

 
 

 Cantar a Música: Eu Conheço um Jacaré...

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé

3º Momento: Reconto Coletivo e Matemática.
 

Utilizar fantoches de vara para recontar a história. Em seguida contar as casinhas e os personagens da história.

4º Momento: Imitando Jacaré.

 

Conversar e cantar diversas músicas, utilizando fantoches.


 

5º Momento:Linguagem teatral/ Faz de Conta.

 

- Utilizando máscaras dos personagens, fazer a dramatização da história, sempre com a ajuda da professora , monitora e estagiária.

Avaliação: Avaliar a atenção/concentração no decorrer da história, o envolvimento com as brincadeiras e danças, registrando as observações no caderno de registro.

3 comentários:

  1. Lindo trabalho!
    Amei!
    Escolhi esse livro para uma leitura simultânea e estava pesquisando desenhos. Quando achei seu blog e vi essa linda atividade.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, bom dia! Professora Ivani, estava visitando alguns blog, gostei muito do seu plano de trabalho com a educação infantil, pois estou iniciando nesta carreira, atualmente estou com um maternal 2. Se possível, gostaria que me enviasse algumas sugestões de trabalho, planos de aula, projetos, enfim, algo que me ajudasse nessa face. Meu e-mail é isabeldiasar@hotmail.com

    ResponderExcluir