Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 16 de abril de 2013

Plano de aula- Dia dos povos indígenas-19 de abril /Educação infantil


Entre o Brincar e Educar!

Texto detonador da rotina: Lenda Indígena/De onde Vem o Fogo?

Objetivos: 

      -Trabalhar datas comemorativas
      -Valorizar e respeitar a cultura indígena.
      -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
      - Compartilhar informações 
      - Permitir à criança a descoberta de hipóteses.

Desenvolvimento:

1º Momento: Linguagem oral - Ler  a história “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena). Mostrar as imagens!








“Antigamente o homem não conhecia o fogo. Cada cultura possui uma lenda diferente para a descoberta do fogo. Graça ao fogo o homem passou a comer alimentos quentes e a se proteger do frio”

Na rodinha, estimular  a linguagem oral

2º Momento: Leitura de imagens:

Explorar as imagens fazendo perguntas para as crianças
  • Onde os índios estão?
  • O que estão fazendo?
  • Em que os índios pensaram?
  • Os índios estão dentro do quê?
  • O que os índios estão fazendo?
  • Os índios encontraram peixes?
  • Vamos contar os peixinhos?


3º Momento: Linguagem Musical e expressão corporal:


O indiozinho
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou
.


O indiozinho  na flauta ele tocou...
O indiozinho  na flauta ele tocou...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.


O indiozinho   a maraca ele tocou...
O indiozinho  a maraca ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.


O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
  •   Cantar utilizando os instrumentos musicais(tambor,flauta,maraca,chocalho...)
4º Momento: Faz de conta

Dramatização da História: De onde vem o fogo?

Brincadeiras: - Imitando um indiozinho correndo e batendo a mão na boquinha Oô...Oô...Oô...
- Fazendo boquinha de peixe.



5º Momento: Identidade e autonomia

  • Guardar os brinquedos no lugar certo;
  • Identificar os colegas pelo nome;
  • Identificar as personagens da história.


6º Momento: Explorando a matemática através da música :

  Os Indiozinhos

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.
Conceitos básicos: grande/pequeno ; maior /menor.

  • Explorar utilizando material concreto(bonecas)

7º Momento: Linguagem Àudio visual:

Filme: "Os Indiozinhos"


Encerramento:

  • Roda de conversa sobre os costumes indígenas












21 comentários:

  1. Josileide diz: Muito lindo seus pequeninos. Seu plano está perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora ficou lindo e interessante.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivani, achei muito bacana o projeto. Porém está faltando uma página na história. Será que tem como você postar a página 7? É justamente a que falta.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Ivani,amei as ideias e o passo a passo foi de grande ajuda. Gostaria de mostrar esta literatura para meus bebês, contudo falta a página 7, seria possível postá-la???. Desde já agradeço... abração e parabéns pelo seu excelente trabalho....

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, me ajudou bastante.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais, só faltou a página 7 do livro de onde vem o fogo.

    ResponderExcluir
  7. AMEI SEU PLANO DE AULA PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá muita criatividade e beleza em seu blog. Gostei do livro do índio e gostaria de utilizar mas dei falta da pagina 7. vc pode postá la? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. oI Ivani seu trabalho é muito bonito, mas como as colegas acima, senti falta da página 7 e estou esse mês, trabalhando a diversidade cultural na minha turminha de maternal 1 e no caso os índios, se puder enviar agradeço, meu e-mail para envio somente da página 7, é giane1973@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse plano de aula sobre o dia do índio! Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo!👏👏👏👏💖

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo 👏👏👏👏💖

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE PROF.gostei muito,vc nao sabe o quanto contribui no meu trabalho.abraços

    ResponderExcluir
  14. Lindo... amei as ideias... Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo!! Eu amei!
    Gostaria de um plano de aula pra 1° e 2° ano.

    ResponderExcluir