Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Plano de aula/ Brincando e conhecendo cores e formas

Sugestão de plano de aula/Cores e Forma

PROFESSORA IVANI FERREIRA 



Tema: Brincando com Cores e Formas

É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente.
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .

Objetivos:

• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
 Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores  que os cercam... desenhos na parede, roupas  e sapatos dos alunos.





No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.).

Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.




BOM DIA A TODAS AS CORES


Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.



 No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante  falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.


Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha







































Poesia  "As Cores".










Música Arco íris(Xuxa)

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.












Artes visuais.



- Registrar com tinta de cores citadas na  música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas,  carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.

Matemática.


Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem  com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e  formas.
Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
 Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.





Separamos/agrupamos pela cor as pecinhas dos blocos lógicos.As crianças gostam de manusear as peças e falar a cor.



Trabalhamos também as cores das frutas no livrinho de pano.



Anexos/Idéias para trabalhar com outras turmas. 

Cores Primárias e secundárias





Esse vídeo  ensina sobre as cores primárias e secundárias.




Um redondo pode  ser quadrado?











16 comentários:

  1. Gostei muito do seu plano de aula achei aqui o que eu precisava..bjos michelle

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu plano de aula. Estou com uma turminha de 2 a 3 anos e está sendo um desafio, pois não tinha trabalhado ainda com esta idade. Vou deixar aqui meu e-mail, para que assim vc possa trocar experiencias - claro, se vc desejar.
    e-mail: prisciane@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. AMEI IVANI SEU PLANO DE AULA , SÃO INFORMAÇÕES RIQUÍSSIMAS QUE FORTALECE OS VETERANOS QUE ESTÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE NOVAS IDEIAS , PARABÉNS E SUCESSO. GOSTARIA QUE VC ENVIASSE MAIS IDEIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 3 ANOS. EMAIL É LIMA_IRANI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. olá parabéns pelo seu trabalho!sou nova nova na area de educação e dou aula para maternal 3 gostaria de dicas de aula ,teria como vc mandar meu email é luizalagoa29@gmail.com ,muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. adorei seu trabalho..qdo puder me mande mais ideias para trabalhar com crianças de 3 e 5 anos,tenho uma turminha de deficientes fisicos..obrigada..marandrea_07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bem elaborado, sou professora e adorei sua técnicas para ensinar as cores.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu trabalho,sou professora de creche, maternal II, crianças de 3 anos e gostaria de receber se possivel mais ideias para trabalhar com minhas crianças.Parabéns pelo seu trabalho.ferreira.cida5@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. AMEI IVANI SEU PLANO DE AULA , SÃO INFORMAÇÕES RIQUÍSSIMAS QUE FORTALECE OS VETERANOS QUE ESTÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE NOVAS IDEIAS , PARABÉNS E SUCESSO. GOSTARIA QUE VC ENVIASSE MAIS IDEIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 2 e 3 ANOS. EMAIL É ivonete.neto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá sou professora de Ed.Infantil e adorei as atividades de seu blog, vou fazer algumas e aprimorar outras. Aproveito para divulgar nossos Cds Infantil "Jequitiranbaoia e o Essa é pra Tocar na Escola", entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  10. PROCUREI TANTO POR ESTE LIVRO BOM DIA, TODAS AS CORES! ATÉ QUE ENFIM ACHEI SEU BLOG! OBRIGADA MESMO POR DISPONIBILIZA-LO.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Você é 10! parabéns! tudo que precisa encontra-se no seu blog.trabalho com maternal 3 anos.SE possível mande anos algumas atividades pra mim .vou amar. Desde já te agradeço.BEIJOS!

    ResponderExcluir
  12. Você é 10! parabéns.tem me ajudado bastante e espero que possa me enviar atividades para a turma de maternal 3 anos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, muito interessante esse plano de aula. me ajudou bastante

    ResponderExcluir