Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Plano de aula/ Brincando e conhecendo cores e formas

Sugestão de plano de aula/Cores e Forma

PROFESSORA IVANI FERREIRA 



Tema: Brincando com Cores e Formas

É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente.
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .

Objetivos:

• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
 Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores  que os cercam... desenhos na parede, roupas  e sapatos dos alunos.





No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.).

Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.




BOM DIA A TODAS AS CORES


Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.



 No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante  falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.


Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha







































Poesia  "As Cores".










Música Arco íris(Xuxa)

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.












Artes visuais.



- Registrar com tinta de cores citadas na  música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas,  carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.

Matemática.


Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem  com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e  formas.
Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
 Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.





Separamos/agrupamos pela cor as pecinhas dos blocos lógicos.As crianças gostam de manusear as peças e falar a cor.



Trabalhamos também as cores das frutas no livrinho de pano.



Anexos/Idéias para trabalhar com outras turmas. 

Cores Primárias e secundárias





Esse vídeo  ensina sobre as cores primárias e secundárias.




Um redondo pode  ser quadrado?











20 comentários:

  1. Gostei muito do seu plano de aula achei aqui o que eu precisava..bjos michelle

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu plano de aula. Estou com uma turminha de 2 a 3 anos e está sendo um desafio, pois não tinha trabalhado ainda com esta idade. Vou deixar aqui meu e-mail, para que assim vc possa trocar experiencias - claro, se vc desejar.
    e-mail: prisciane@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. AMEI IVANI SEU PLANO DE AULA , SÃO INFORMAÇÕES RIQUÍSSIMAS QUE FORTALECE OS VETERANOS QUE ESTÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE NOVAS IDEIAS , PARABÉNS E SUCESSO. GOSTARIA QUE VC ENVIASSE MAIS IDEIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 3 ANOS. EMAIL É LIMA_IRANI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. olá parabéns pelo seu trabalho!sou nova nova na area de educação e dou aula para maternal 3 gostaria de dicas de aula ,teria como vc mandar meu email é luizalagoa29@gmail.com ,muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. adorei seu trabalho..qdo puder me mande mais ideias para trabalhar com crianças de 3 e 5 anos,tenho uma turminha de deficientes fisicos..obrigada..marandrea_07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bem elaborado, sou professora e adorei sua técnicas para ensinar as cores.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu trabalho,sou professora de creche, maternal II, crianças de 3 anos e gostaria de receber se possivel mais ideias para trabalhar com minhas crianças.Parabéns pelo seu trabalho.ferreira.cida5@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. AMEI IVANI SEU PLANO DE AULA , SÃO INFORMAÇÕES RIQUÍSSIMAS QUE FORTALECE OS VETERANOS QUE ESTÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE NOVAS IDEIAS , PARABÉNS E SUCESSO. GOSTARIA QUE VC ENVIASSE MAIS IDEIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 2 e 3 ANOS. EMAIL É ivonete.neto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá sou professora de Ed.Infantil e adorei as atividades de seu blog, vou fazer algumas e aprimorar outras. Aproveito para divulgar nossos Cds Infantil "Jequitiranbaoia e o Essa é pra Tocar na Escola", entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  10. PROCUREI TANTO POR ESTE LIVRO BOM DIA, TODAS AS CORES! ATÉ QUE ENFIM ACHEI SEU BLOG! OBRIGADA MESMO POR DISPONIBILIZA-LO.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Você é 10! parabéns! tudo que precisa encontra-se no seu blog.trabalho com maternal 3 anos.SE possível mande anos algumas atividades pra mim .vou amar. Desde já te agradeço.BEIJOS!

    ResponderExcluir
  12. Você é 10! parabéns.tem me ajudado bastante e espero que possa me enviar atividades para a turma de maternal 3 anos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, muito interessante esse plano de aula. me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  14. Olá, Professora! Gostei muito deste plano de aula, terei uma estagio para berçário e maternal gostaria de saber se posso trabalhar este plano se entenderam e gostaria de ver outros planos nesta faixa etária seria de muita ajuda, e quais referências de livro utiliza?? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. olá professora gostei muito de seu plano gostaria de saber se posso trabalhar com qualquer maternal, pois tenho uma estágio para berçário e maternal e estou muito aflita, gostaria de sugestões se possivel e também referências? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. No berçario vc tem que utilizar materiais com barulhinhos sonoros,livros com sons de animais e musicas tipo pintinho amarelinho, o sapo não lava o pé...etc

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ivani!
    Trabalho com feltro e uma cliente me enviou a imagem de uma página de livro para que fizesse um camaleão. Pesquisando sobre o livro ao postar o camaleão encontrei seu blog e o coloquei (link) na minha page para quem quisesse conhecê-lo. Obrigada e parabéns pelo lindo blog.
    Minha page: https://www.facebook.com/pages/Sue-Paula-Linha-Feltro/138670946209547
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir