Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 10 de março de 2012

O que fazer no maternal 1...



"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )



PLANEJAMENTO PARA MATERNAL 1 PROPOSTA CURRICULAR
 
Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.

•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte.

 De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falarem voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

•Apresentação das cores.

•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

•Contos de histórias curtas.

•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

•Traçados simples: Coordenação Motora.

•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS1.

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos,limpar o nariz, etc.

2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.

3.Permitir que a criança seja independente.

4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7.Mantê - la ocupada.

8.Levar a criança a participar das atividades de grupo

CARACTERÍSTICAS:

 Aproximadamente 2 anos

• Egocentrismo.

•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/escutar).

•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

·      Uso do parquinho

·      Confeccionar brinquedos de sucatas     ( garrafinhas com água, sementes, estrelinhas...etc)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA   O DIA DIA NO MATERNAL  1

Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revistas, comentando as gravuras.
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Fichas com  nomes dos alunos
• Oferecer pincéis, lápis colorido, giz de cera e deixa-los rabiscar
livremente
.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Fazer a fila na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos /Jogos diversos de montar e desmontar
·         Modelar com massinha e argila.
·         Pintar com guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
·         Brincar com materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, bolsas, etc.
·         Brincar com bolas de diversos tamanhos e cores.
·         Pular,saltar , correr,rolar.....etc

19 comentários:

  1. Muito Obrigada por compartilhar essas informações, minha filha via pro maternal 1 em agosto e você me tirou uma porção de duvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Adorei vou começar a da aula no maternal 1 estava um pouco perdida mas Deus bota anjos sempre em minha vida pra me ajudar bjos obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei conhecer este teu ambiente de aprendizagem. Muito obrigado por compartilhar com nós. Certamente irei voltar. Bjs carinhosos. Sirlei

    ResponderExcluir
  4. Olá,simplesmente adorei! Parabéns...bjs.

    ResponderExcluir
  5. estou tão ansiosa pq a minha filha d 2 anos e 3 meses vai começar no maternal I! Estava curiosa para saber um pouquinho mais do que é desenvolvido em sala de aula! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. adorei...estava um pouco preocupada,pois este ano irei começar com o maternal I e estava um pouco perdida,mais amei as dicas,beijos!!!SILVIA

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas, acabei de pegar uma sala de maternal 1 e estou perdida e com medo...Mas como disse a amiga ai em cima, Deus coloca anjos nas nossas vida ! Déia

    ResponderExcluir
  8. parabesmmmm....e obrigado pelas dicas alias otimas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado , muito criativo seu blog , está de parabéns , estou iniciando minha trajetória na educação infantil e suas dicas estão contribuindo muito .

    ResponderExcluir
  10. obrigado vc mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. obrigada, visitarei outras vezes, sempre que tiver dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Amei o seu blog está muito interessante tem dicas ótimas.sou professora do maternal,principiante as vezes tenho muitas dúvidas de como trabalhar com eles.quero dicas,meus alunos tem entre 2 e 3 anos.abraços.

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog.e gostaria de mais sugestões para trabalhar com o maternal.bjs!!!!

    ResponderExcluir
  14. obriga pelas dicas me ajudou muito.bjs!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas pois sou iniciante, me ajudou muito, bjsssss

    ResponderExcluir
  16. me ajudou muito o maternal 1tavo um pouquinho de medo

    ResponderExcluir