quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Plano de aula : Os Três Porquinhos - Maternal 3/ Educação Infantil

      https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br                                           

   Estagiária: Daiane

                                       PLANEJAMENTO DE AULA



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS


Objetivos:

. Promover o hábito da leitura;
. Estimular a linguagem oral;
. Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
. Estimular a criatividade e imaginação;

. Trabalhar movimentos do corpo;

1º Momento-Acolhida
      . Receber as crianças, fazer rodinha e fazer a chamada com cada aluno pegando seu próprio nome entre os demais;
      . Contar quantos meninos, quantas meninas e quantas crianças ao todo;

2º Momento-Promover a leitura e estimular linguagem oral



.     Contar a história dos três porquinhos, explorar as imagens e fazer perguntas para as crianças .
          Por que os três porquinhos precisavam de uma moradia?

  •       Quantos porquinhos tem na historia? 
  •       Qual casa era a mais forte?
  •        Qual material para foi usado para a construção de cada casinha?);
  •       . Ouvir as resposta e fazer comentários com as crianças;

      3º Momento:Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais

.     Trabalhar seriação através do tamanho dos porquinhos, pequeno, médio e grande.
. E trabalhar contagem até  3 com porquinhos de borracha e até 5 com os palitos de picolé.


4º Momento: Estimular criatividade e imaginação

.     Criar juntamente com as crianças uma história, carimbando com as mãos, para recontar em sala e em casa.
     Para fazer os porquinhos, vamos pintar as mãozinhas das crianças com tinta guache  e colocar os detalhes. Montar as casinhas com palitos de picolé e fazer colagem com palha e tijolinhos cortados em eva ou papel cartão..






5º Momento: Psicomotricidade

Trabalhar movimentos do corpo


  • . Assistir DVD com a história dos 3 porquinhos e falar com as crianças sobre os obstáculos que os porquinhos tiveram que enfrentar até a casinha segura;
  • . Criar um circuito com um túnel e bambolês para as crianças “correrem do lobo mal” com objetivo de chegar a casinha e ficar em segurança.
  • Brincar de seu lobo está aí?

       

AVALIAÇÃO: Avaliar a participação e o entrosamento dos alunos no decorrer das atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário