quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Plano de aula: A Bonequinha Preta - Autora: Alaíde Lisboa

        https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br

    Estagiária: Aline



Objetivos:

  • Ouvir diferentes histórias;
  • Trabalhar a inclusão racial , o respeito ao próximo.
  • Encontrar pertencimento em sala de aula
  • Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
  • Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
1º Momento: Linguagem oral e escrita

Hora da história!!!


Iniciar preparando a sala com os alunos sentados no chão e contar a história  " A Bonequinha Preta" da autora Alaíde Lisboa.

Na rodinha, conversaram sobre as personagens da história.

É muito importante esse trabalho em classe, utilizando bonecas negras, para que a criança negra encontre pertencimento em sala de aula.


·         Quem são os personagens da história?
·         A Mariazinha e a bonequinha preta eram muito amigas. Quem aqui tem amigos? É uma pessoa? Um brinquedo?
·          O que vocês fazem juntos?
·         Quando Mariazinha foi passear com a mamãe ela passou algumas recomendações para a bonequinha preta. Alguém lembra o que era?
·         Por quê a bonequinha desobedeceu?
·         O que aconteceu com ela?
·         Quando Mariazinha voltou para casa ela ficou triste ou feliz?
·         Quem ajudou Mariazinha a ter a bonequinha novamente?

  •    Aproveitar para conversar sobre questões raciais e a beleza da diversidade.




    2º Momento-Trabalhar conceitos matemáticos
Usando as alfaces da cestinha do verdureiro, realizar a contagem e recitação de números até 5.

Usando a figura planificada da bonequinha preta, explorar os tamanhos pequeno, médio e grande.

3º Momento- Artes

Colorir e enfeitar a bonequinha preta.


4º Momento-Psicomotricidade

·         Trabalhar movimentos do corpo e equilíbrio, brincando no balanço e escorregador do parquinho.
·         Orientar os alunos para aguardar a vez de brincar!

·         Percorrer o trajeto até a casa da bonequinha preta. Marcar o chão com fita e/ou cordas para as crianças passar pelo trajeto.

.


AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, a oralidade, formulação de respostas para as perguntas sobre o texto. Observar a coordenação motora e equilíbrio durante as atividades de artes e no pátio.

Um comentário: