domingo, 25 de março de 2018

Plano de aula: Visualizando e Aprendendo a letrinha "C"


EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome (fichas como o nome)
  •  Reconhecer  e Identificar a letra C.
  • Cantar a música do “Coelhinho da Páscoa”(escrita no cartaz).
  • Conversar sobre o verdadeiro significado da páscoa
  • Fortalecer a musculatura
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

  CONTEÚDOS:  

·         Música, leitura, matemática, artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!

Apresentar a rotina diária !


·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;

·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos   meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
           

2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "C"


·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz com a música “ Coelhinho da páscoa”,realizaremos  atividades para reconhecimento da letrinha “C”.

      Apresentar e explorar, diariamente, o cartaz com a música “Coelhinho” junto as crianças!


3º Momento: LEITURA DELEITE
Livro

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

                 "A História da páscoa"
      Roda de conversa e filme sobre o verdadeiro sentido da páscoa.








5º Momento: Artes!

    Pintura de rosto/ Sessão de fotos " Páscoa".
  -  Orelhinhas de coelhinho;
  -  Fantoches/dobradura do coelhinho...e muita diversão.




6º Momento: Música e movimento.

Brincadeiras: 
  • Coelhinho sai da toca;
  • Pulando igual ao coelhinho;
  • Caça aos ovos/balinhas.



7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.


       Música " Coelhinho "

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.



  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: Atividade gráfica/Cantando e colorido!



9º Momento: Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar  20 minutos para  as crianças possam ler , manusear e fazer escolha dos livros. (pseudoleitura).



 10 º Momento: Festinha da Páscoa.

    Momento de "partilha".

Partilha em sala de aula!
A coleguinha Manu levou ovinhos para oferecer aos amiguinhos.


Obs:Cada Criança levou para casa um ovo de páscoa/oferecido pela escola. 

Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a ficha com o nome, a letrinha "C" presente no cartaz,as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.



Anexo:



Lição sobre o verdadeiro significado da Páscoa.




2 comentários:

  1. Que delícia! Brincando e aprendendo. Amei e vou usar. (Gislene)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho. Inovação sempre!

    ResponderExcluir