INTRODUÇÃO
Através das leituras e da prática no
cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais
constante no mundo inteiro, na medida em que educadores, pais e até mesmo as
crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas
crescentes que implicam na falta de
coesão social.
Nós, educadores, somos solicitados
frequentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas
vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os
principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Sendo assim, devemos, desde muito cedo,
cultivar os valores no dia a dia dos nossos alunos, conscientizá-los da
importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo,
amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
É fundamental perceberem o quão importante é
dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são
necessárias para uma boa convivência em grupo.
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente.
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente.
Dentro desta visão é importante trabalhar a
interação na atuação de professores, monitores e alunos na Educação Infantil,
despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando
valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia a
dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência
simbólica, construindo na infância qualidade para novos desafios;
É muito importante promover a integração
entre aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos
resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação,
humildade, honestidade, generosidade, justiça, dignidade, paciência,
solidariedade...
Encorajar os educadores a olharem para a
educação como uma filosofia de vida, e por meio dela facilitar o crescimento
geral, o desenvolvimento e as escolhas do aluno, de modo a integrá-lo na
comunidade com respeito, confiança e propósito.
No
entanto, para assegurar a formação dos alunos devemos interiorizar que os
valores são ensináveis, somos capazes de criar procedimentos com
responsabilidade, com atitudes profissionais, com vontade de chegar ao
compromisso, que explicitam nossa missão que é muito maior que transmitir
informação.
JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se
preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base
nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se
numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem
compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se
omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por
esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as
“crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a
formação integral de nossos alunos.
Vivemos em um mundo cada vez mais
competitivo, no qual prevalece a cada um por si... O ser humano está perdendo
seu valor... e parece não perceber. Hoje, na maioria dos países, os povos são
influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo,
posse, egoísmo e ganância. A escola enquanto instituição, sofre inevitavelmente
com esta realidade, e se está perdendo os valores essenciais para vida. Desta
forma desde a educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados.
Não no sentido da imposição, mas no da construção. Toda pessoa está em processo
de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se
a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
Por que viver valores? Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade.
Por que viver valores? Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade.
Baseado
em observações feitas pelos profissionais da escola surgiu a necessidade de um
projeto que vise o resgate dos valores não demonstrado pelas crianças e que são
essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.
Visando construir um ser capaz de melhorar o mundo em que
vivemos sentimos a necessidade de atuar de forma mais eficaz no que concerne
aos valores humanos, pois com esta ação estaremos colaborando para a existência
de alunos mais íntegros e saudáveis.
OBJETIVO GERAL
Ø
Propiciar
atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos
ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria
das relações interpessoais, contribuindo com a formação moral da criança. A
educação do espírito e da mente para o bem, envolve diversos aspectos,
envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no
convívio com o outro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø
Demonstrar
atitudes de respeito para com o colega, utilizando sempre as palavrinhas
mágicas;
Ø
Aprimorar
a linguagem oral;
Ø
Perceber
atitudes positivas e negativas em desenhos, histórias, brincadeiras,
dramatizações, gestos, etc;
Ø
Despertar
o interesse no valor da boa convivência através de músicas, poesias,
parlendas...
Ø
Introduzir
as palavrinhas mágicas, para que sejam usadas diariamente tanto no convívio
escolar, familiar e social;
Ø
Praticar
as boas maneiras em diversas atividades (brincadeiras, jogos...);
Ø
Aprimorar
o vocabulário, a imaginação, a criatividade, a memória e o raciocínio lógico.
Ø
Propiciar
o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Ø
Intensificar
o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a
oportunizar as reflexões e atitudes que visem ao bem estar dos cidadãos e o
fortalecimento da autonomia dos homens;
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL:
Abertura
do projeto com dramatização da história: A galinha Ruiva. Sendo apresentado
pelas professoras e alguns alunos.
Percebemos
nas crianças o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz,
tolerância, etc. Selecionamos alguns livros de literatura infantil que abordam
temas de acordo com nossos objetivos, onde vivenciaremos com as crianças
algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estará presente,
além dos valores que motivam o comportamento e a atividade humana, essenciais
para um bom convívio escolar, familiar e social.
·
FALAR
E ESCUTAR:
Ø
Conhecer
os personagens;
Ø
Conhecer
outras versões da história;
Ø
A
visita da galinha ruiva (explorar como nasce os pintinhos);
Ø
Visita
dos pintinhos;
Ø
Visita
à um galinheiro na localidade.
Trabalhar com as
histórias da coleção “Os clássicos e as virtudes”:
ü Pinóquio – Aprendendo
a honestidade;
ü A Pequena Sereia –
Aprendendo a determinação;
ü Cinderela –
Aprendendo a ser forte;
ü A bela Adormecida –
Aprendendo a paciência;
ü Os Três Porquinhos –
Aprendendo o esforço;
ü Chapeuzinho Vermelho
– Aprendendo a obediência;
ü A Bela e a Fera –
Aprendendo a bondade;
ü O Patinho Feio –
Aprendendo o perdão;
ü Peter Pan –
Aprendendo a superação.
Ø
Rimas;
Ø
Adivinhas
usando as palavras mágicas;
Ø
Histórias
com fantoche;
Ø
Cartaz
com as regras da escola;
Ø
Cartaz
com poesias;
Ø
Recitar
poesias;
Ø
Montar
histórias sanfonadas ou livros seriados;
Ø
Realizar
atividades diversificadas com o crachá;
Ø
Trabalhar
símbolos relacionados às palavras mágicas e sentimentos;
Ø
Reconto
de histórias trabalhadas;
Ø
Dramatizações;
Ø
Rimas;
Ø
Adivinhas;
Ø
Caixa
surpresa;
Ø
Transmitir
recados;
Ø
Brincar
de telefone sem fio;
Ø
Parlenda:
A galinha do vizinho;
Ø
Quadrinha:
A galinha pintadinha;
Ø
Produzir
textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø
Cartaz
com as regras da sala;
Ø
Cartaz
com a receita do bolo da história;
Ø
Trabalhar
crachás com o nome dos alunos;
Ø
Trabalhar
símbolos relacionados à sentimentos e emoções;
Ø
Montar
histórias sanfonadas ou livros seriados;
Ø
Montar
cenas da história da Galinha Ruiva em dados grandes;
·
PRÁTICA
DE LEITURA:
Ø
Palitoches
com os personagens para reconto da história pelos alunos;
Ø
Criação
do Cantinho de Leitura;
Ø
Biblioteca
Circulante/Leitura em família usando as sacolinhas de leitura;
Ø
Parceria
escola/família – convidar às famílias para contarem história na escola;
Ø
Observar
e manusear diversos materiais impressos e livros;
·
PRÁTICA
DE ESCRITA:
Ø
Escrita
espontânea (evolução);
Ø
Escrita
do nome (evolução);
Ø
Mural
com desenhos dos alunos;
Ø
Produzir
textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø
Rotular
com a criança os espaços e objetos da sala;
Ø
Brincar
com o alfabeto móvel;
Ø
Brincar
com parlendas, estrofes de poemas, versinho, letras de músicas;
Ø
Trabalhar
livremente com revistas, percepção de detalhes: capa, folha, cores, gravuras,
desenhos grandes e pequenos;
Ø
Fazer
listas;
Ø
Explorar
fichas com avisos ou mensagens;
Ø
Participar
de situações que encorajem a criança a interagir e a resolver seus conflitos;
Ø
Brincar
de casinha de boneca assumindo vários papéis;
Ø
Participar
da arrumação, limpeza da sala, distribuição de materiais, em pequenos grupos;
Ø
Planejar
coletivamente as atividades diárias (rotina);
MÚSICA
Ø Introduzir
canções que falem de amor, paz, otimismo e de valores a serem resgatados que
valorizem a vida e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Trabalhar com
músicas dedicadas às crianças, pais e educadores da Educação Infantil.
Ø Produzir
sons com o corpo (língua, mãos, pés ...);
Ø Produzir
sons com objetos (talheres, tampas, latas e outros);
Ø Distinguir
e perceber sons da natureza (vento, pássaros, animais em geral);
Ø Vivenciar
sons diversos e o silêncio;
Ø Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
Ø Confecção
de instrumentos musicais usando recicláveis;
Ø Fazer uso
da “Bandinha” da escola;
Ø Locomover (andar, saltar, correr, saltitar,
galopar ao ritmo musical);
Ø Caminhar
em direção a um determinado som produzido pela professora;
Ø Ouvir
música com ruídos: de sinos, água, vento, trovão, rugidos, etc;
Ø Músicas
diversas:
·
A galinha do vizinho;
·
Piu Piu Piu;
·
A galinha pintadinha;
·
O pintinho e a galinha;
·
Pintinho;
·
O pintinho amarelinho.
·
Outras.
SUGESTÕES
Virtudes - Sentimentos - Valores
.http://www.4shared.com/dir/6011570/b39b0540/Virtudes_-_by_HILARY.html
*Tema Solidariedade
http://rapidshare.com/files/125292815/19_Solid_o_Magia_Musical.mp3.html
Trabalhando as diferenças
http://rapidshare.com/files/34924765/Claudia_Cotes_e_Ci_a_Baradel_-_A_vez_da_voz_-_Interagindo_com_as_diferen_as.rar
*Tema - Amizade
Atchim e Espirro - Amigos pra Valer
http://www.4shared.com/file/70326837/395a62a6/Atchim__Espirro_-_Amigos_Pra_Valer.html
*Balão Mágico - É Tão Lindo
http://www.4shared.com/file/70327375/7d14e0a/Balo_Mgico_-__To_Lindo.html
*Fofão - Amizade
http://www.4shared.com/file/70327955/3870a95e/Fofo_-_Amizade.html
*Toy Story - Amigo Estou Aqui
http://www.4shared.com/file/70329023/715cd610/Toy_Story_-_Amigo_Estou_Aqui.html
.http://www.4shared.com/dir/6011570/b39b0540/Virtudes_-_by_HILARY.html
*Tema Solidariedade
http://rapidshare.com/files/125292815/19_Solid_o_Magia_Musical.mp3.html
Trabalhando as diferenças
http://rapidshare.com/files/34924765/Claudia_Cotes_e_Ci_a_Baradel_-_A_vez_da_voz_-_Interagindo_com_as_diferen_as.rar
*Tema - Amizade
Atchim e Espirro - Amigos pra Valer
http://www.4shared.com/file/70326837/395a62a6/Atchim__Espirro_-_Amigos_Pra_Valer.html
*Balão Mágico - É Tão Lindo
http://www.4shared.com/file/70327375/7d14e0a/Balo_Mgico_-__To_Lindo.html
*Fofão - Amizade
http://www.4shared.com/file/70327955/3870a95e/Fofo_-_Amizade.html
*Toy Story - Amigo Estou Aqui
http://www.4shared.com/file/70329023/715cd610/Toy_Story_-_Amigo_Estou_Aqui.html
*Tema - UNIÃO
http://www.4shared.com/file/124454160/fe7f00bd/trabalhando_juntos_com_amor. html
*Amigo
http://www.4shared.com/dir/12867495/8326a948/sharing.html
http://www.4shared.com/file/124454160/fe7f00bd/trabalhando_juntos_com_amor. html
*Amigo
http://www.4shared.com/dir/12867495/8326a948/sharing.html
*O Boi da
Cara Preta e a Dignidade - Música
*Esopo - Assembleia dos
Ratos-(música)
*Esopo - A Cigarra e a Formiga-(música)
*Esopo - A Lebre e a Tartaruga-(música)
*Esopo - O Burro e a Pele de Leão-(música)
*Esopo - A Cigarra e a Formiga-(música)
*Esopo - A Lebre e a Tartaruga-(música)
*Esopo - O Burro e a Pele de Leão-(música)
*Esopo - A Raposa e as
Uvas-(música)
*La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro-(música)
*La Fontaine - A Raposa e o Galo-(música)
*La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro-(música)
*La Fontaine - A Raposa e o Galo-(música)
*La
Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia-(música)
*La
Fontaine - O Leão e o Camundongo-(música)
*La
Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade-(música)
MATEMÁTICA:
Ø
Hora
da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e
classificação de frutas, seriação de maçãs);
Ø
Brincadeiras
diversas que envolvam valores;
Ø
Conceitos
básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã -
tarde;
Ø
Calendário:
explorar a data de aniversário;
Ø
Espaço
e forma: jogos e brincadeiras;
Ø
Relacionar
número /quantidade;
Ø
Trabalhar
os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna;
Ø
Trabalhar
com os conceitos duro/mole com ovo cozido e ovo cru;
Ø
Separar
grãos (milho comum e pipoca);
Ø
Quebra
cabeça de números e quantidades até 5;
Ø
Explorar
medidas e realizar contagem;
Ø
Jogo
da memória com os personagens da história da galinha ruiva;
Ø
Separar
animais da fazenda (com penas, sem penas);
Ø
Trabalhar
cores com os ovos pintados, atividade artes e cores, caixinha das cores, dado
das cores, palitos coloridos etc;
Ø
Explorar
quantidades ao preparar o bolo da história.
NATUREZA E SOCIEDADE
PLANTAÇÃO
DO MILHO
De onde vêm o milho que a Galinha Ruiva comia? De onde
vêm as plantas? Como as plantas crescem?
Ø
Apresentar
ás crianças o pé de milho que nasceu no passeio da escola, espigas de milho e
milho de pipoca. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os
grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho.
Ø
Sensibiliza-las
da importância das plantas e do porquê de não arrancá-las;
Ø
Explicar
a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
Ø
Plantar
as sementes de milho em uma bandeja e coloca-la ao lado da horta;
Ø
Conscientizar
para o cuidado com as plantas
ESQUEMATIZAÇÃO
DA PLANTAÇÃO
Ao longo de duas semanas de
observação e registro/desenho (as crianças poderão comprovar a germinação das
sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão na
bandeja...que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada).
Ø Atividade para o
portfólio: E o milho cresceu...(através de desenho e relato dos alunos)
CULINÁRIA
Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes
do bolo da história.
* Fazer o bolo da Galinha Ruiva.
Ø
Atividades
da coleção Boas Maneiras
Ø
DVDs
(Palavras Mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas Mágicas – Eliana, As Mãos – Patati
Patatá...);
Ø
Boas
maneiras no momento do Hino Nacional e do Município;
Ø
Exibição
do filme: A Galinha Ruiva.
MOVIMENTO
Ø No pátio representar
os personagens e interpretar a história, os animais do quintal da Galinha Ruiva
fugindo para não colaborar com o trabalho;
Ø
Mímica;
Ø
Dança;
Ø
Brincar;
Ø
Função
semiótica;
Ø
Ginástica
cantada;
Ø
Correr,
saltar, pular, rolar, etc;
Explorar:
·
Cor;
·
Quantidade;
·
Educação
sensorial
- Paladar gustativo: doce e azedo
- Olfativo: cheiro da maçã comparado com
outras frutas
- Tato: apalpar objetos que produzem
sensações diferentes ao tato
- Auditivo: reproduzir sons ouvidos e de
animais presentes no filme
-Visual: jogo da memória dos
personagens da história, exercícios imitativos, exercícios com blocos lógicos e
quebra cabeça (3 peças), brincadeira macaco disse, comparação de objetos etc.
Ø
Modelar
livremente usando massinha caseira;
Ø
Construir
livremente usando blocos;
Ø
Brincadeiras
diversas;
Ø
Caça
ao tesouro.
Ø
Experimentar
texturas diversas;
Ø
Cartaz
com colagem de caixa de ovo de isopor;
Ø
Confecção
dos personagens da História de massinha de modelar;
Ø
Confecção
do ovo da Galinha Ruiva com argila/massinha.
ARTES VISUAIS
Ø
Desenho
livre;
Ø
Pinturas;
Ø
Modelagens;
Ø
Colagens;
Ø
Recortes
diversos;
Ø
Dobraduras;
Ø
Confecção
de murais;
Ø
Esquema
corporal.
Ø
Colagem
de milho: desenho de espiga;
Ø
Pintura
da galinha e seus pintinhos;
Ø
Pintura
do galo e da galinha usando a mãozinha;
Ø
Dobraduras
circulares do pintinho;
Ø
Dobradura
da galinha no ninho;
Ø
Galinha
Ruiva de garrafa pet;
Ø
Galinha
Ruiva de luva cirúrgica;
Ø
Pintinhos
feitos de caixa de ovo e lã;
Ø
Montar
na sala um ninho de palha. Colocar a galinha de garrafa pet e os pintinhos
feitos de caixa de ovo;
Ø
Pintura
em ovos;
Ø
Fantoches
com pratos de papelão dos personagens da história;
RECURSOS DIDÁTICOS
Ø
Materiais
diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.
RESULTADOS ESPERADOS – METAS
São
resultados esperados desenvolver a capacidade crítica, observadora e a mudança
de comportamento de cada criança.
Podemos
dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos a se
desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, como também entenderem os
demais colegas, a escola e principalmente a sua família.
A
meta desse projeto é:
Ø Aprenderem a respeitar e a escutar o outro;
Ø Aprenderem a ser solidários;
Ø A ser tolerantes;
Ø A trabalhar em equipe;
Ø A compartilhar ou socializar o que sabem;
Ø A ganhar e a perder;
Ø Aprender a dividir, deixar de ser egoísta;
Ø A tomar decisões, enfim, é assim o resultado da
educação;
Ø Ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas
humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as
qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será processual e contínua, realizada através de observação,
anotações coletivas e individuais, fotos com pequenos relatos do
desenvolvimento das atividades para o portfólio.
As atividades
trabalhadas com relação ao projeto será apresentado na Mostra Cultural, no dia
21 de setembro e terá sua culminância no final do ano, esperando que cada
criança o carregue para sua convivência no dia-a-dia e para toda a sua vida!
Anexos:
Fotos com as atividades do projeto.
Em cada turma uma história diferente.
Plano de aula/livro Doki e as palavrinhas mágicas
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/plano-de-aula-doki-e-as-palavrinhas.html
Doki e as palavrinhas mágicas
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html
O Jacarezinho egoísta
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-jacarezinho-egoista.html
O patinho feio
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-patinho-feio.html
Os Três Porquinhos.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-os-tres-porquinhos.html
Cachinhos Dourados.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-cachinhos-dourados.html
Chapeuzinho Vermelho.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-chapeuzinho-vermelho.html
Maria Vai com as Outras
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-maria-vai-com-as-outras.html
A Galinha Ruiva
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-galinha-ruiva-maternal.html
Elmer, O Elefante Xadrez
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/projeto-elmer-o-elefante-xadrez.html
Anexos:
Fotos com as atividades do projeto.
Em cada turma uma história diferente.
Plano de aula/livro Doki e as palavrinhas mágicas
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/plano-de-aula-doki-e-as-palavrinhas.html
Doki e as palavrinhas mágicas
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html
O Jacarezinho egoísta
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-jacarezinho-egoista.html
O patinho feio
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-patinho-feio.html
Os Três Porquinhos.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-os-tres-porquinhos.html
Cachinhos Dourados.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-cachinhos-dourados.html
Chapeuzinho Vermelho.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-chapeuzinho-vermelho.html
Maria Vai com as Outras
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-maria-vai-com-as-outras.html
A Galinha Ruiva
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-galinha-ruiva-maternal.html
Elmer, O Elefante Xadrez
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/projeto-elmer-o-elefante-xadrez.html
Projeto maravilhoso. Amei!
ResponderExcluirObrigada!
Excluirparabens professora estou amand seu projeto alias eztou somando ao meu .forte abraço
ExcluirObrigada por compartilhar. Muito bem organizado. Uma historia por turma abordando valores. Amei... (Juliana)
ResponderExcluirContinue acompanhando, linda. Neste ano teremos novo projeto.Beijosss
ExcluirShow...Lhe sigo há tempos...Sou sua fã! (Leinha)
ResponderExcluirEu sempre respondo aos seus comentários.Obrigada pelo carinho. Beijossss
ExcluirAmei o projeto...Parabéns e força a Brumadinho!!!
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou. Fico feliz!
Excluirexcelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp adorei o post do blog
ResponderExcluirTrabalhar valores é fundamental.Que bom que gostou!
ExcluirAmei este projeto e gostaria de fazer com minha turminha de 4 e 5 anos. Poderia me auxiliar com mais livros infantis q falam sobre valores.
ResponderExcluirExcelente abordagem.
ResponderExcluirQue bom que gostou! Um abraço!
Excluir