sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Plano de aula: Doki e as Palavrinhas Mágicas



Sequência Didática para o Maternal 1 e 2.

              Doki e as palavrinhas Mágicas






Justificativa

         Ter o contato com animais através das histórias e músicas infantis é muito positivo, pois, as crianças amam animaizinhos em geral. Como o nosso projeto visa resgatar valores como respeito, educação, afetividade, amor... vamos inserir as palavrinhas mágicas,o respeito, cuidado e  carinho com os coleguinhas e com os animaizinhos aprendendo com o simpático cãozinho DOKI.
         A  convivência entre crianças e animais é extremamente saudável, estimulando suas habilidades afetivas, sociais, cognitivas e motoras. Mais do que uma simples companhia, esse convívio também ajuda na formação e no comportamento das crianças, que aprendem a importância dos cuidados e da troca de carinhos com o animal. Ter um bicho faz com que as crianças sejam mais felizes e ativas, além de desenvolver as primeiras noções de responsabilidade. Os animais podem ensinar muito às crianças e aos pais sobre valores como lealdade, afeição, companhia e respeito, agregando experiências positivas e aprendizado para toda a família.

Objetivo Geral:    
                                  
Propiciar aos alunos, uma aprendizagem que promova uma mudança de comportamento no decorrer de sua formação social, cultural, afetiva e cognitiva

Objetivos específicos:

  • Desenvolver nos alunos o hábito de ouvir histórias e folhear livros
  • Ter contato diferentes músicas e poesias;
  • Perceber os cuidados necessários para a convivência em grupo;
  • Conhecer animal doméstico/cão
  • Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Valorizar o meio ambiente.

Desenvolvimento  

Linguagem oral e escrita


Mala surpresa: "O livro  Doki e as palavrinhas mágicas”



Por favor! Obrigado! Com licença!
Você conhece essas palavrinhas mágicas?
Divirta-se aprendendo com o Doki essas e muitas outras palavras e mostre pra todo mundo como você é legal!

  • Explorar as imagens do livro, estabelecendo um diálogo com os alunos;
  • Imitar os ruídos/sons do cachorrinho;
  • Ilustrar poesias carimbando com as mãozinhas com tinta guache.
        Visita do cãozinho!

  • Receber a visita de um cãozinho em sala de aula( conversar sobre o animalzinho, sentir a textura, imitar o latido, alimentar e dar água para o cãozinho ...)
  • Conhecendo outras histórias!!!
  • Livro Doki Bichinhos. Conhecendo vários animaizinhos! Ele quer saber mais sobre os bichinhos que vivem nas casas, nas águas dos rios e mares e nos jardins: os cachorros, os gatos, os coelhos, as formigas...

  • Observar as imagens do livro e a diversidade de animaizinhos.
  • Cantar músicas diversas com o tema cães.
  • Livro Radar, O Cãozinho Radar
Matemática





  • Explorar quantidades ( Presentes na história e nas músicas)
  • Dado quantidades/ cachorrinhos
  • Brincar com diversos animaizinhos de borracha, estimulando aos alunos  separem formando grupos.
  •  Manipular cachorrinhos em 3 tamanhos/ pequeno médio e grande.
  • Conceitos :Maior e menor

Músicas

  • Quem fez esse barulhinho?

  • Late cachorro - Patati Patatá
  • A Carrocinha pegou
  • Turminha da natureza;

  • Meu cachorro



  •   Cão Amigo




    Movimento

  • Dançar diferentes músicas sobre animais
  • Brincadeiras "macaco disse”: imitar os animais.
  • Soprar bolinhas de isopor/cachorrinho.
  
      Artes com o auxílio da professora, monitora e estagiárias
  • Carimbando com as mãos e tinta guache
  • Cachorrinho com caixinhas de leite
  • Dobraduras diversas cães.





Artes com a participação das famílias

  • Colagem cachorrinho (com sementes)
  • Dobradura de bichinhos
  • Pintura a dedo cãozinho,
  • Carimbando com as mãos e tinta guache
                                   




     Formação Pessoal e social  

  • Orientar diariamente sobre o respeito e cuidado com os coleguinhas;
  • Explorar os hábitos dos animais, em especial dos cães.
  • Falar sobre os cuidados com os animais.
  • Colagem de gravuras animais/painel na sala;
  • Trabalhar o esquema corporal e explorar os sentidos.
  • Explorar a imagem no espelho

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.


BIBLIOGRAFIA

DAVIS, Cláudia. OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos de, Psicologia da Educação. Editora Cortez. São Paulo. 1991.
CHALITA, Gabriel. A Educação está no afeto. São Paulo. Editora Gente, 2001.
Revista Escola, Editora Abril, edição 160, março 2003.
RESTREPO, Luiz Carlos. O direito à ternura. Editora vozes, 2ª edição - Petrópolis
2000.


Anexos:
Culminância do projeto na feira cultural.
Confiram mais fotos no link abaixo:

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html

13 comentários:

  1. Você arrasa Ivani
    Ferreira! Sou sua fã (Cláudia)

    ResponderExcluir
  2. Os alunos devem ficar apaixonados, pois eu já apaixonei. Showww de bola! (Fabiana)

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh!!!! Quero essa professora para minha Luísa. Amei...Você é showww ( Laura)

    ResponderExcluir
  4. Quanta maravilha encontrei no seu blog...quanta criatividade!!!! Estou encantada, apesar de saber que os professores, com os quais trabalho , tem o seu potencial, aqui estou colhendo ótimas ideias para repassar a eles.Abraços

    ResponderExcluir