quarta-feira, 24 de abril de 2024

Plano de aula adaptação escolar (Crianças pequenas)

Plano de aula para crianças de 3 anos, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira:



Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas e interativas.

Faixa Etária: Crianças de 3 anos.

Recursos Necessários:

  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, etc.).
  • Brinquedos diversos (blocos de construção, quebra-cabeças, bonecos, etc.).
  • Música e instrumentos musicais simples (como tambores de brinquedo, chocalhos, etc.).
  • Material de apoio para contar histórias (livros infantis, fantoches, etc.).

Atividades:

  1. Recepção e Roda de Conversa (10 minutos):

    • Saudação e acolhimento das crianças.
    • Conversa sobre o dia, o clima, as emoções (como estão se sentindo hoje?).
    • Canções simples para iniciar a aula e estimular a interação.
  2. Atividades de Movimento (15 minutos):

    • Brincadeiras dirigidas para desenvolver habilidades motoras grossas, como correr, pular, e dançar.
    • Utilização de brinquedos como bolas, arcos, e túneis para estimular a coordenação motora.
  3. Exploração de Materiais e Criatividade (20 minutos):

    • Estação de arte: As crianças são convidadas a desenhar, pintar, ou fazer colagens utilizando os materiais disponíveis.
    • Rodízio entre as estações de arte para garantir que todas as crianças tenham oportunidade de explorar diferentes materiais.
  4. Hora do Lanche (10 minutos):

    • Momento para as crianças se alimentarem e socializarem entre si.
    • Estímulo à autonomia, incentivando-as a se servirem e a limparem o próprio espaço.
  5. Contação de Histórias e Atividade de Linguagem (15 minutos):

    • Escolha de um livro infantil adequado à faixa etária das crianças.
    • Contação de história interativa, com uso de fantoches ou dramatização, para envolver os pequenos.
    • Discussão sobre a história: perguntas simples para verificar a compreensão e estimular a expressão verbal.
  6. Encerramento e Momento de Relaxamento (5 minutos):

    • Recapitulação do que foi aprendido durante a aula.
    • Canção de encerramento e momento de relaxamento, com massagens ou respirações profundas.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o engajamento e o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
  • Será feito um registro das observações, destacando os pontos fortes e as áreas que necessitam de mais apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário