quarta-feira, 24 de abril de 2024

SEQUENCIA DIDÁTICA"BOM DIA TODAS AS CORES" DE RUTH ROCHA

 Aqui está uma sugestão de sequência didática utilizando o livro "Camaleão, Bom Dia, Todas as Cores" para crianças de 3 anos:

https://youtu.be/UcAjglFJECo?si=2buh8ejQRkhO1v5h


Objetivo Geral: Introduzir as cores de forma lúdica e estimular a imaginação e a criatividade das crianças.

Objetivos Específicos:

  1. Reconhecer as cores básicas.
  2. Desenvolver a habilidade de associação entre objetos e suas cores.
  3. Estimular a expressão oral e a comunicação.
  4. Promover a coordenação motora fina através de atividades práticas.

Atividade 1: Introdução ao Livro (Pré-leitura)

  • Apresente o livro "Camaleão, Bom Dia, Todas as Cores" para as crianças.
  • Mostre a capa e pergunte sobre o que elas acham que se trata o livro.
  • Fale sobre o título e o autor.
  • Explore as ilustrações, incentivando as crianças a identificar objetos e cores.

Atividade 2: Leitura do Livro

  • Leia o livro em voz alta para as crianças, pausando para discutir as cores e os objetos encontrados em cada página.
  • Incentive a participação das crianças fazendo perguntas como "O que é essa cor?" ou "Onde está o camaleão?".

Atividade 3: Exploração das Cores

  • Monte uma caixa com objetos de diferentes cores (um objeto para cada cor principal).
  • Deixe as crianças explorarem a caixa, identificando e nomeando as cores dos objetos.
  • Convide as crianças a classificar os objetos por cor.

Atividade 4: Artes Manuais

  • Proponha uma atividade de arte relacionada ao livro, como pintura com as cores mencionadas no livro.
  • Forneça pincéis, tintas e papel para que as crianças criem suas próprias obras de arte inspiradas nas cores do camaleão.

Atividade 5: Jogo das Cores

  • Organize um jogo de reconhecimento de cores, onde as crianças devem encontrar objetos pela sala que correspondam às cores mencionadas no livro.
  • Por exemplo, peça para encontrar algo vermelho, azul, verde, etc.

Atividade 6: Releitura do Livro

  • Leia novamente o livro para as crianças, permitindo que elas participem mais ativamente, completando frases ou apontando as cores dos objetos.

Atividade 7: Dramatização

  • Divida as crianças em grupos pequenos e proponha que encenem uma cena do livro.
  • Podem ser os personagens ou simplesmente recriar alguma situação do enredo, usando adereços simples e enfatizando as cores.

Atividade 8: Encerramento e Reflexão

  • Reúna as crianças para uma roda de conversa sobre o livro e as atividades realizadas.
  • Pergunte o que aprenderam sobre as cores e se gostaram das atividades.
  • Encoraje-as a compartilhar suas experiências e emoções.

Essa sequência didática proporcionará às crianças uma experiência completa de aprendizado sobre cores, além de estimular sua imaginação e criatividade através das atividades práticas e lúdicas.

Sequencia didática "O Menino e o Foguete" para Maternal 3

 



Sequência didática semanal com o tema "O Menino e o Foguete" para crianças de 3 anos, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser uma oportunidade emocionante para explorar a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.

Objetivo geral: Desenvolver a imaginação, promover a compreensão do mundo ao redor e estimular a criatividade por meio da história "O Menino e o Foguete".

Segunda-feira: Explorando o tema

Atividade: Roda de conversa sobre o espaço e foguetes. Apresente imagens e vídeos simples sobre o espaço, planetas e foguetes. Faça perguntas abertas para estimular a curiosidade das crianças.

Terça-feira: Contando a história

Atividade: Contação de história. Conte a história "O Menino e o Foguete", utilizando recursos visuais simples, como imagens ou fantoches. Interaja com as crianças durante a história, fazendo perguntas sobre os personagens e incentivando a participação.

Quarta-feira: Explorando os personagens

Atividade: Atividade de artes plásticas. Forneça materiais como papel, lápis de cor, giz de cera e peça às crianças para desenharem os personagens da história. Incentive a criatividade e a expressão artística.

Quinta-feira: Construindo foguetes

Atividade: Atividade prática de construção de foguetes. Utilize materiais recicláveis, como rolos de papel higiênico, papelão e papel colorido, para que as crianças construam seus próprios foguetes. Oriente-as durante a atividade, incentivando a experimentação e a criatividade.

Sexta-feira: Brincadeiras espaciais

Atividade: Brincadeiras temáticas. Organize jogos e brincadeiras relacionadas ao espaço, como "Pega-Pega dos Astronautas" ou "Saltando nas Luas" (círculos desenhados no chão representando luas). Estimule a participação e a cooperação entre as crianças.

Avaliação: Durante toda a semana, observe o envolvimento e a participação das crianças nas atividades. Valorize suas contribuições e estimule a interação entre elas. Ao final da semana, promova uma reflexão sobre o que aprenderam e suas experiências com o tema.

Esta sequência didática proporcionará às crianças a oportunidade de explorar o tema do espaço de forma lúdica e significativa, promovendo seu desenvolvimento integral de acordo com os princípios da BNCC.

Plano de aula adaptação escolar (Crianças pequenas)

Plano de aula para crianças de 3 anos, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira:



Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas e interativas.

Faixa Etária: Crianças de 3 anos.

Recursos Necessários:

  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, etc.).
  • Brinquedos diversos (blocos de construção, quebra-cabeças, bonecos, etc.).
  • Música e instrumentos musicais simples (como tambores de brinquedo, chocalhos, etc.).
  • Material de apoio para contar histórias (livros infantis, fantoches, etc.).

Atividades:

  1. Recepção e Roda de Conversa (10 minutos):

    • Saudação e acolhimento das crianças.
    • Conversa sobre o dia, o clima, as emoções (como estão se sentindo hoje?).
    • Canções simples para iniciar a aula e estimular a interação.
  2. Atividades de Movimento (15 minutos):

    • Brincadeiras dirigidas para desenvolver habilidades motoras grossas, como correr, pular, e dançar.
    • Utilização de brinquedos como bolas, arcos, e túneis para estimular a coordenação motora.
  3. Exploração de Materiais e Criatividade (20 minutos):

    • Estação de arte: As crianças são convidadas a desenhar, pintar, ou fazer colagens utilizando os materiais disponíveis.
    • Rodízio entre as estações de arte para garantir que todas as crianças tenham oportunidade de explorar diferentes materiais.
  4. Hora do Lanche (10 minutos):

    • Momento para as crianças se alimentarem e socializarem entre si.
    • Estímulo à autonomia, incentivando-as a se servirem e a limparem o próprio espaço.
  5. Contação de Histórias e Atividade de Linguagem (15 minutos):

    • Escolha de um livro infantil adequado à faixa etária das crianças.
    • Contação de história interativa, com uso de fantoches ou dramatização, para envolver os pequenos.
    • Discussão sobre a história: perguntas simples para verificar a compreensão e estimular a expressão verbal.
  6. Encerramento e Momento de Relaxamento (5 minutos):

    • Recapitulação do que foi aprendido durante a aula.
    • Canção de encerramento e momento de relaxamento, com massagens ou respirações profundas.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o engajamento e o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
  • Será feito um registro das observações, destacando os pontos fortes e as áreas que necessitam de mais apoio.