Esse livro conta a história de um
urso que se chamava Douglas e que só queria um abraço, mas ao longo da história
ele teve grandes surpresas e viveu grandes aventuras até encontrar o abraço que
tanto queria.
OBJETIVO
Trabalhar a afetividade, a amizade o respeito pelo outro e a importância dele na nossa vida, partilhando sentimentos e transformando as ações em um ato de carinho.
Promover a socialização da turma;
Trabalhar os diferentes abraços com ênfase nas
diferenças.
Estimular o gosto pela literatura infantil;
Trabalhar a
dramatização da história através do reconto com os alunos;
Conversação sobre sentimentos
relacionados a um abraço.
Por que abraçamos as pessoas?
Quando as pessoas nos abraçam?
O que sentimos quando somos
abraçados?
Os abraços são todos iguais?
E você, já abraçou alguém hoje?
Um dia, o urso Douglas acordou e
sentiu que precisava de um abraço.
Então, resolveu
sair para procurar alguém que pudesse fazer isto.
Por querer tanto ser abraçado, ele
toma a iniciativa e sai
abraçando uma pedra enorme, uma árvore,
um arbusto,
vários animais... Depois de testar
diversas formas de
abraçar, Douglas
começa a reparar nas características
que identificam
os melhores abraços.
O que será que o urso
Douglas descobriu sobre o abraço?
Os alunos ouviram a
história “DOUGLAS QUER UM ABRAÇO”. Em seguida todos deram um gostoso abraço no
urso Douglas, um mascote escolhido para a turma.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: O TRENZINHO DO AMOR
JUSTIFICATIVA
As crianças da educação infantil estão em um estágio importante de desenvolvimento emocional. Neste estágio, elas estão aprendendo a identificar e expressar seus próprios sentimentos e a entender os sentimentos dos outros.
O Trenzinho do Amor é uma história encantadora que ajuda as crianças a entenderem a importância do amor e da amizade, além de estimular o desenvolvimento emocional. Esta história "O Trenzinho do Amor, tem como objetivo trabalhar os sentimentos das crianças, utilizando os referenciais da educação infantil, direitos de aprendizagem e campos de experiência, tudo dentro do contexto do projeto que será desenvolvido na EMEI Nair das Graças Prado “ Alô, fala comigo ?”
● Espaço, tempo, quantidades , relações e transformações.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Reltar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO
➢ Contação da história "O Trenzinho do Amor"
A primeira atividade do projeto consiste em uma contação de história da "O Trenzinho do Amor" . Criar um momento adequado e um espaço acolhedor para a atividade. Durante a contação, o professor poderá utilizar recursos visuais, como ilustrações do livro, adptar um
ambiente lúdico para a história, explorando os sentimentos dos personagens e fazer perguntas para as crianças sobre como elas se sentiriam se estivessem na mesma situação.
➢ Discussão em grupo sobre a história e os sentimentos dos personagens
Após a contação da história, é importante promover uma discussão em grupo sobre a história e os sentimentos dos personagens. As crianças poderão compartilhar suas opiniões e experiências.
➢ Atividades de expressão corporal
Para trabalhar a expressão emocional das crianças, utilizar atividades de expressão corporal, como dança ou teatro. As crianças poderão representar os personagens da história e expressar suas emoções por meio de movimentos e gestos, estimulando as crianças a explorar diferentes formas de expressão, incentivando a criatividade e a imaginação.
➢ Atividades de artes
Para complementar as atividades de expressão corporal, utilizar atividades de artes, como desenho, massinha de modelar, pintura, etc. As crianças poderão representar os personagens e as emoções da história por meio de desenhos ou pinturas
➢ Jogos cooperativos
Para trabalhar a importância do trabalho em equipe e da amizade,utilizar jogos cooperativos. Os jogos cooperativos são atividades em que as crianças trabalham juntas para alcançar um objetivo comum, estimulando a cooperação e a empatia. O educador poderá utilizar jogos como "Trenzinho do Amor", em que as crianças se unem para formar um trem humano e atravessar obstáculos, ou "Caça ao Tesouro", em que as crianças trabalham em equipe para encontrar um tesouro escondido. A dança e o movimento irão contribuir também com essa atividade.
➢ Trabalhar conceitos matemáticos de forma lúdica e integrada à história
Utilizar os personagens da história, pedindo para as crianças agrupá-los por características específicas. Dessa forma, é possível trabalhar a habilidade de classificação e a percepção das características em comum dos personagens.
Já a seriação pode ser trabalhada por meio da criação de vagões em diferentes tamanhos para o trenzinho, em que as crianças devem colocá-los em ordem crescente ou decrescente de tamanho. Essa atividade desenvolve a habilidade de ordenação e a percepção de diferenças de tamanho entre objetos.
A contagem pode ser trabalhada utilizando os vagões criados pelas crianças. O educador pode pedir para que elas contem quantos vagões foram criados e quantos vagões cada uma
fez, estimulando a habilidade de contagem e a percepção de quantidades. Pode também numerar os vagões e colocar objetos dentro de acordo com o numeral.
➢ Envolvimento das famílias
Pedir a colaboração das famílias na escolha de atividades complementares para serem realizadas em casa, fortalecendo assim a relação dos envolvidos.
CONCLUSÃO
Em conclusão, a história "O Trenzinho do Amor" é uma excelente ferramenta para ajudar as crianças a compreenderem e expressarem suas emoções, além de promover a empatia e o trabalho em equipe. Por meio das aventuras dos personagens, as crianças aprendem a importância do respeito, da amizade e do amor ao próximo. Essa sequência irá auxiliar no desenvolvimento do projeto “ Alô, fala comigo ?”
ANEXO ( HISTÓRIA) TRENZINHO DO AMOR ( Minéia Pacheco) TRENZINHO DO AMOR POR ONDE PASSAVA TRANSFORMAVA RAIVA EM AMOR, DISCÓRDIA EM UNIÃO, BRIGA EM PAZ! CERTA VEZ AO PASSAR PELA FLORESTA O TRENZINHO DO AMOR VIU DOIS PASSARINHOS BRIGANDO SEM PARAR, QUERIAM O MESMO LUGAR NA ÁRVORE E POR ISSO BRIGAVAM E DISCUTIAM TÃO ALTO QUE O TRENZINHO DE LONGE APITOU: - PIUIÍÍÍÍ!!!TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE OS PASSARINHOS PARARAM DE BRIGAR E JUNTOS PASSARAM A DIVIDIR AQUELE LUGAR. OUTRA VEZ O TRENZINHO OBSERVOU UMA TARTARUGUINHA COM MUITA RAIVA A ANDAR, RECLAMAVA DA VIDA, DA FLORESTA E DE ATÉ EXISTIR, COMO PODE? O TRENZINHO NÃO GOSTOU NADA DISSO E LOGO APITOU: - PIUÍÍÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE A TARTARUGUINHA COMEÇOU A VER A BELEZA QUE EXISTIA NA VIDA, NOS ANIMAIS E AMOU ESTA ALI NA FLORESTA, ESTAVA FELIZ, MUITO FELIZ!
TRENZINHO DO AMOR SEMPRE FICAVA MUITO FELIZ EM PODER AJUDAR E EM TRANSMITIR AMOR A TODOS AO SEU REDOR COM UM ÚNICO APITO! MAIS ADIANTE ELE OBSERVOU UMA JOANINHA DISCUTINDO COM UMA FLOR, A JOANINHA QUERIA QUE AQUELA FLOR ESTIVESSE EM OUTRO LUGAR, MAS COMO? A FLORZINHA NÃO SUPORTAVA MAIS TANTA IMPLICAÇÃO DA JOANINHA COM ELA E QUANDO IA COMEÇAR A CHORAR DE TRISTEZA O TRENZINHO DO AMOR APITOU: - PIUIÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE A JOANINHA DEU UM LEVE BEIJO NA FLOR E AGRADECEU POR ELA ESTAR ALI E POR PODER LHE PROPORCIONAR DESCANSO EM SUAS PÉTALAS. - AH, COMO É BOM VER TODOS FELIZES E EM PAZ! – FALOU O TRENZINHO. MAIS ADIANTE A PASSEAR PELA FLORESTA, TRENZINHO DO AMOR OBSERVOU UM CARACOL SUPER CARINHOSO COM UM COGUMELO E ELE NEM HAVIA USADO O APITO, FICOU FELIZ COM O QUE VIU E FALOU: - OLÁ SENHOR CARACOL, COMO PODES ESTAR TÃO BEM COM ESSE COGUMELO SE NEM MEU APITO USEI? - ORA SEU TRENZINHO DO AMOR! NUNCA OUVIU FALAR QUE O AMOR CONTAGIA? AGORA TODOS NA FLORESTA VIVEM BEM, FELIZES E CHEIOS DE AMOR. TUDO GRAÇAS AOS SEUS APITOS! - E O TRENZINHO FELIZ DA VIDA SAIU CORRENDO TRANSMITINDO FELICIDADE E MUITO MAIS AMOR... PIUIÍÍÍÍ!!!
HISTÓRIA TRABALHADA: O Aniversário do Seu Alfabeto de Amir Piedade.
“O escutar pode ser definido como a sensibilidade de estar atento ao que é dito, ao que é expresso através de gestos e palavras, ações e emoções (Araújo,2017)”.
JUSTIFICATIVA: O projeto “Alô, fala comigo” será desenvolvido com os
alunos da EMEI Nair das Graças Prado, através da interação, roda de conversas, praticando
a escuta. Possibilitando uma maior aproximação entre os
alunos, suas famílias e os profissionais da escola. Abordando temas como a identidade, valores e autoconhecimento.
A roda de conversa (a escuta) na educação infantil é um
instrumento pedagógico que potencializa interações e autoconhecimento. Seu
objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de
si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, permitindo reflexões e ampliando o conhecimento sobre “o eu, o
outro e o nós”.
Quem sou
eu? Qual a minha história? Quais as minhas características? Quais minhas
preferências? O que penso a respeito dos assuntos abordados?
A identidade é um processo contínuo e quanto
mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de
nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser
atuantes nos meios em que vivemos.
DIREITOS DE APRENDIZAGENS:
Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
vO
Eu, o Outro e o Nós.
vCorpo,
Gesto e Movimento
vTraço,
Sons, Cores e Formas
vEscuta,
Fala, Pensamento e Imaginação.
vEspaços,
Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EF01)
Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores
conhecidos, recorrendo a estratégias de observação
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando
registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea
(EI03EO05)
Demonstrar
valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos
outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03ET06) Relatar fatos
importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares
e da sua comunidade
(EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação
(EI03EO07)
Usar
estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações
com crianças e adultos.
(EI03ET04)
Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET05)
Classificar
objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às
suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma
sequência
EI03TS02) Expressar-se livremente
por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura
DESENVOLVIMENTO.
Abertura do projeto. Acontecerá
no pátio com todos os
alunos da escola enfatizando o tema de forma significativa e prazerosa.
Em sala, iniciaremos
com uma sacola surpresa. Dentro dela estará a obra de Amir
Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”,
onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do
alfabeto para a festa. As letras então levam um presente que se fazem serem
lembradas.
(Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava em uma escola infantil).
Momentos de conversa: Fala
pra Mim:
üNa rodinha conversar sobre o tema
aniversário.
üO que você gosta em uma festa de aniversário.
üQuando organizamos uma festa convidamos os
colegas. Quais? Como você escolhe? Chama quem gosta muito?
üComo devemos nos comportar ao ser convidado
para uma festa.
üQuando ganhamos um presente o que
falamos(agradecemos)?
ü
- Envolver
a criança e a família de forma prazerosa no processo ensino aprendizagem.
·Contar a história do próprio nome (portfólio).
·Pesquisar
certidão de nascimento
·Confeccionar a
mascote da história,
· Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto,
a fixação da ordem das letras.
·Preparar
alimentos, presentes de acordo com a letra sorteada (história Seu Alfabeto).
ATIVIDADES/habilidades a serem desenvolvidas
·Estimular o desenvolvimento motor, equilíbrio,
lateralidade, noções espaciais, temporais, quantidades.
·Realizar momentos diversos de escuta, através
de contação de histórias e discussão sobre as mesmas; brincadeiras de faz de
conta e outras.
·Vivenciar na prática da arte, momentos de
trocas, afetividades e emoções (cartões dia das mães, Natal, convites).
·Contar histórias do próprio nome.
·Pesquisar onde nasceu. Data de nascimento/idade
atual.
·Jogos e
brincadeiras que envolvem o alfabeto, o reconhecimento das letras.
·Recitar
poesia, parlendas...
·Músicas
diversas;
·Seriação /Classificação
/Quantidades;
·Cores e formas
/montar um boneco com blocos lógicos;
·Noção de ordem(fila);
·Números e
quantidades até 10 (Contagem e recitação).
·Conceitos
básicos;
·Desenho do
corpo;
·Colagens; modelagens,
recortes....
Dinâmica: Espelho/Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas têm nome. Dispor as crianças sentadas em
círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar
o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também
repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Pedir para guardar segredo sobre o que viu. Depois conversar sobre o que
viram no espelho. Gostou do que viu? Por
que?
Culminância:
No encerramento em sala de aula, cada família
ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO.
A
participação da família no projeto será muito importante. Também será
trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas,
globalizado com o Tema principal FALA PRA MIM/ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.
RECURSOS MATERIAIS:
Livros com a história “Aniversário do Seu Alfabeto”, pendrive com a
músicas a serem exploradas, caixa de som, papéis diversos (crepom, ofício, cartolinas),
pincéis, massinha de modelar, giz de cera, livro didático.
AVALIAÇÃO
Será realizada no decorrer do projeto.
Através da apreciação das atividades realizadas, roda de conversas, relatos
para o portfólio e participação dos alunos e familiares na mostra do projeto em
novembro.
BIBLIOGRAFIA
§BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação – Brasília: MEC, SEB, 2010.
§http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
§https://lunetas.com.br/pedagogia-da-escuta/
§https://www.far.fiocruz.br.
§OLANDIM,
Márcia. Fala pra mim sobre inclusão – Brasília: Palavra, 2022.
§OLANDIM,
Márcia. Fala pra mim sobre proteção – Brasília: Palavra, 2022.
§PIEDADE, Amir. O aniversário do seu alfabeto.
4 São Paulo: Editora Cortez, 2010.