HISTÓRIA TRABALHADA: O Aniversário do Seu Alfabeto de Amir Piedade.
“O escutar pode ser definido como a sensibilidade de estar atento ao que é dito, ao que é expresso através de gestos e palavras, ações e emoções (Araújo,2017)”.
JUSTIFICATIVA: O projeto “Alô, fala comigo” será desenvolvido com os
alunos da EMEI Nair das Graças Prado, através da interação, roda de conversas, praticando
a escuta. Possibilitando uma maior aproximação entre os
alunos, suas famílias e os profissionais da escola. Abordando temas como a identidade, valores e autoconhecimento.
A roda de conversa (a escuta) na educação infantil é um
instrumento pedagógico que potencializa interações e autoconhecimento. Seu
objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de
si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, permitindo reflexões e ampliando o conhecimento sobre “o eu, o
outro e o nós”.
Quem sou
eu? Qual a minha história? Quais as minhas características? Quais minhas
preferências? O que penso a respeito dos assuntos abordados?
A identidade é um processo contínuo e quanto
mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de
nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser
atuantes nos meios em que vivemos.
DIREITOS DE APRENDIZAGENS:
Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
v O
Eu, o Outro e o Nós.
v Corpo,
Gesto e Movimento
v Traço,
Sons, Cores e Formas
v Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação.
v Espaços,
Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EF01)
Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores
conhecidos, recorrendo a estratégias de observação
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando
registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea
(EI03EO05)
Demonstrar
valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos
outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03ET06) Relatar fatos
importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares
e da sua comunidade
(EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação
(EI03EO07)
Usar
estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações
com crianças e adultos.
(EI03ET04)
Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET05)
Classificar
objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às
suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma
sequência
EI03TS02) Expressar-se livremente
por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura
DESENVOLVIMENTO.
Abertura do projeto. Acontecerá
no pátio com todos os
alunos da escola enfatizando o tema de forma significativa e prazerosa.
Em sala, iniciaremos
com uma sacola surpresa. Dentro dela estará a obra de Amir
Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”,
onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do
alfabeto para a festa. As letras então levam um presente que se fazem serem
lembradas.
(Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava em uma escola infantil).
Momentos de conversa: Fala
pra Mim:
ü Na rodinha conversar sobre o tema
aniversário.
ü O que você gosta em uma festa de aniversário.
ü Quando organizamos uma festa convidamos os
colegas. Quais? Como você escolhe? Chama quem gosta muito?
ü Como devemos nos comportar ao ser convidado
para uma festa.
ü Quando ganhamos um presente o que
falamos(agradecemos)?
ü
- Envolver
a criança e a família de forma prazerosa no processo ensino aprendizagem.
·
Contar a história do próprio nome (portfólio).
·
Pesquisar
certidão de nascimento
·
Confeccionar a
mascote da história,
·
Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto,
a fixação da ordem das letras.
·
Preparar
alimentos, presentes de acordo com a letra sorteada (história Seu Alfabeto).
ATIVIDADES/habilidades a serem desenvolvidas
·
Estimular o desenvolvimento motor, equilíbrio,
lateralidade, noções espaciais, temporais, quantidades.
·
Realizar momentos diversos de escuta, através
de contação de histórias e discussão sobre as mesmas; brincadeiras de faz de
conta e outras.
·
Vivenciar na prática da arte, momentos de
trocas, afetividades e emoções (cartões dia das mães, Natal, convites).
·
Contar histórias do próprio nome.
·
Pesquisar onde nasceu. Data de nascimento/idade
atual.
·
Jogos e
brincadeiras que envolvem o alfabeto, o reconhecimento das letras.
·
Recitar
poesia, parlendas...
·
Músicas
diversas;
·
Seriação /Classificação
/Quantidades;
·
Cores e formas
/montar um boneco com blocos lógicos;
·
Noção de ordem(fila);
·
Números e
quantidades até 10 (Contagem e recitação).
·
Conceitos
básicos;
·
Desenho do
corpo;
·
Colagens; modelagens,
recortes....
Dinâmica: Espelho/Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas têm nome. Dispor as crianças sentadas em
círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar
o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também
repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Pedir para guardar segredo sobre o que viu. Depois conversar sobre o que
viram no espelho. Gostou do que viu? Por
que?
Culminância:
No encerramento em sala de aula, cada família
ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO.
A
participação da família no projeto será muito importante. Também será
trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas,
globalizado com o Tema principal FALA PRA MIM/ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.
RECURSOS MATERIAIS:
Livros com a história “Aniversário do Seu Alfabeto”, pendrive com a
músicas a serem exploradas, caixa de som, papéis diversos (crepom, ofício, cartolinas),
pincéis, massinha de modelar, giz de cera, livro didático.
AVALIAÇÃO
Será realizada no decorrer do projeto.
Através da apreciação das atividades realizadas, roda de conversas, relatos
para o portfólio e participação dos alunos e familiares na mostra do projeto em
novembro.
BIBLIOGRAFIA
§ BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação – Brasília: MEC, SEB, 2010.
§ http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
§ https://lunetas.com.br/pedagogia-da-escuta/
§ https://www.far.fiocruz.br.
§ OLANDIM,
Márcia. Fala pra mim sobre inclusão – Brasília: Palavra, 2022.
§ OLANDIM,
Márcia. Fala pra mim sobre proteção – Brasília: Palavra, 2022.
§ PIEDADE, Amir. O aniversário do seu alfabeto.
4 São Paulo: Editora Cortez, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário