PLANO DE AULA 7 DE SETEMBRO - MATERNAL 3/EDUCAÇÃO INFANTIL

DIREITO DE APRENDIZAGENS: 

 

PARTICIPAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, CONHECER-SE

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:

  • EU O OUTRO E O NÓS
  • CORPO GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS
  • ESCUTA FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

 (EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.

(EI02TS01) CRIAR SONS COM MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, PARA ACOMPANHAR DIVERSOS RITMOS DE MÚSICA.

 (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS

(EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.


BRASIL É A NOSSA PÁTRIA!

 

"A PÁTRIA, MEUS COLEGUINHAS,

É O RECANTO ONDE NASCEMOS;

É A FAMÍLIA, O LAR, A ESCOLA…

É A TERRA ONDE VIVEMOS!"

                                                                              (WALTER NIEBLE DE FREITAS)

METODOLOGIA: 


1º MOMENTO

  • CONVERSAR SOBRE A DATA 7 DE SETEMBRO, 
  • OBSERVAR A BANDEIRA E SUAS CORES 
ATIVIDADE:  COLORIR A BANDEIRA DO BRASIL



2º MOMENTO

OUVIR A MÚSICA  INFANTIL SOBRE A INDEPENDÊNCIA DE MARCELO SERRALVA

 CAVALINHO DE SETE DE SETEMBRO .


ATIVIDADE/ARTES: CONFECCIONAR UM CAVALINHO DE GARRAFA PET.
 UTILIZAR O CAVALINHO PARA DRAMATIZAR A MÚSICA.

 
3º MOMENTO  MÚSICA MEU BRASIL
 




"MORO EM UM LUGAR MUITO ENCANTADOR

É O MEU BRASIL CHEIO DE AMOR

 O CÉU TODO AZUL MOSTRA O SOL QUE VEM BRILHAR

 E A CHUVINHA QUE INSISTE EM MOLHAR

AS PLANTAS E FRUTAS, QUE LEGAL

 ESSE É MEU PAÍS TROPICAL!"


PARA FINALIZAR ...

 Ouvimos o Hino Nacional Brasileiro.


  • LEVAR A BANDEIRA PARA O PÁTIO E CANTAR O HINO , COM OS OLHOS VOLTADOS PARA A BANDEIRA,COM A MÃOZINHA  DIREITA NO PEITO.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ATIVIDADE COM A MÚSICA A Galinha do Vizinho. Educação Infantil/AULA REMOTA

#professoraivaniferreira
#brumadinhoesseéomeulugar

O OBJETIVO É  EXERCITAR A MEMÓRIA ,  ORALIDADE,  RITMO  , COORDENAÇÃO MOTORA FINA E QUANTIDADES, ATRAVÉS  DA MÚSICA.


ATIVIDADE COM A MÚSICA "A GALINHA DO VIZINHO"


1º MOMENTO:  APRESENTAR O RECURSO COM A GALINHA E OS OVOS ;
  • CANTAR COLOCANDO AS QUANTIDADES.


2º MOMENTO:  ATIVIDADE PARA SER FEITA EM CASA;


PARÓDIA  "A GALINHA DO JUVENAL"

 











  • PEDIR PARA AS CRIANÇAS CANTAR, FAZER AS BOLINHAS COM JORNAIS E REPRESENTAR AS QUANTIDADES, DE ACORDO COM A MÚSICA.

A GALINHA DO JUVENAL

BOTA OVOS DE JORNAL

BOTA 1

BOTA 2

BOTA 3

BOTA 4

BOTA 5


terça-feira, 17 de agosto de 2021

PLANO DE AULA: HISTÓRIA BEM LÁ NO ALTO. -(EDUCAÇÃO INFANTIL)

#professoraivaniferreira
#brumadinhoesseéomeulugar

            BEM LÁ NO ALTO!


ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

   CONTAR  A  HISTÓRIA “BEM LÁ NO ALTO” .


😊

  • OBJETIVOS: AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS OUVIDAS; DESENVOLVER ATENÇÃO E A CURIOSIDADE EM OUVIR NOVAS HISTÓRIAS.
  • (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.

    (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO- -LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).

APÓS CONTAR A HISTÓRIA PERGUNTAR:

  • QUAIS ANIMAIS APARECEM NA HISTÓRIA? PERGUNTAR USANDO O TERMO “QUAL VEM DEPOIS”, DESENVOLVENDO NOÇÕES DE ORDEM.
  • CONHECE (JÁ VIU)ALGUM DESSES ANIMAIS?
  • POR QUE OS ANIMAIS NÃO CONSEGUIRAM ALCANÇAR O BOLO?
  • QUANDO VOCÊ QUER PEGAR UM OBJETO QUE ESTÁ NO ALTO, O QUE VOCÊ FAZ? ORIENTAR QUE A CRIANÇA DEVE PEDIR O AUXÍLIO DE UM ADULTO PARA PEGAR OBJETOS NO ALTO.


O EU, O OUTRO E O NÓS

  • OBJETIVOS: INTERAGIR COM SEUS PARES.
  • (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.

    (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.

 A HISTÓRIA ACONTECE EM UMA CASA.






































  • NA HISTÓRIA APARECERAM VÁRIOS ANIMAIS E TODOS CONSEGUIRAM O QUE QUERIA "COMER UM PEDAÇO DO BOLO". 
  • A MENINA  DIVIDIU O BOLO COM OS ANIMAIZINHOS, O QUE VOCÊS PENSAM SOBRE ESSA ATITUDE?.
  • ACOLHER E ESCUTAR  AS MELHORES SOLUÇÕES! 
  • QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ EM SUA CASA? SABE FALAR O NOME DELAS? E O ENDEREÇO DA CASA?

s      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

  •     OBJETIVOS:DESENVOLVER ATENÇÃO, LINGUAGEM ORAL, MEMÓRIA, RECONHECIMENTO DOS ANIMAIS E SEQUÊNCIA.
  • (EI02ET04) IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS (DENTRO E FORA, EM CIMA, EMBAIXO, ACIMA, ABAIXO, ENTRE E DO LADO) E TEMPORAIS (ANTES, DURANTE E DEPOIS)

      OBSERVE OS ANIMAIS NA ATIVIDADE ANTERIOR.

  •     QUANTOS SÃO?  USAR UMA TAMPINHA OU PALITO PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS.
  •      QUANTAS PESSOAS MORAM, JUNTAMENTE COM VOCÊ, EM SUA CASA?
  •      USAR TAMPINHAS OU PALITOS PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE PESSOAS DA CASA.

    PULAR AMARELINHA:  DESENHAR UMA AMARELINHA NO QUINTAL DE CASA UTILIZANDO GIZ OU FITA  ADESIVA (NUMERAR E DEIXAR A CRIANÇA PULAR).


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


OBJETIVOS: DESENVOLVER ATENÇÃO, LINGUAGEM ORAL, COORDENAÇÃO MOTORA FINA, RECONHECIMENTO DOS ANIMAIS E CARACTERÍSTICAS

EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS

1.FOLHEANDO O LIVRO COM A HISTÓRIA: ORIENTAR A CRIANÇA A MOSTRAR QUANDO VER UM ANIMAL, SEMPRE INTERAGINDO:
 
  •  QUE ANIMAL É ESSE? QUAL O SOM QUE ELE FAZ?
  • ELE É GRANDE OU PEQUENO? 
  • QUANTAS PATAS ELE TEM?  SEU CORPO TEM PELO OU PENAS? 
  • ONDE ELE MORA? (SELVA,NO PASTO, CHIQUEIRO, NO QUINTAL...)SERÁ QUE É BRAVO?  OU É BONZINHO? 
  • COLORIR  A ATIVIDADE ,USANDO AS CORES QUE DESEJAR!
FAZER DOBRADURA DA GALINHA E DE OUTROS ANIMAIS QUE DESEJAR.
  

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO


OBJETIVOS: DESENVOLVER ATENÇÃO, CONSCIÊNCIA CORPORAL E CONCEITOS BÁSICOS: EM CIMA, EMBAIXO, DO LADO, ATRÁS, NA FRENTE, NO MEIO..

EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES.


RECURSO: MÚSICA INFANTIL E UMA BOLA DESENVOLVIMENTO: COLOCAR A MÚSICA PARA CRIANÇA DANÇAR (MUSICA QUE A CRIANÇA GOSTE) AO PARAR A MÚSICA O ADULTO DARÁ UM COMANDO:
 - “BOLA EM CIMA DA CABEÇA”, 
TOCA MÚSICA NOVAMENTE E PARA LOGO DIZ O COMANDO:
 - “BOLA EMBAIXO DA PERNA” E ASSIM POR DIANTE. 
COMANDOS POSSÍVEIS: BOLA  ATRÁS; BOLA DO LADO; BOLA NA FRENTE; BOLA EMBAIXO DO PÉ.

ATIVIDADE MÚSICA  PARA DANÇAR E  MOVIMENTAR:


https://www.youtube.com/watch?v=6cYK9EPfDq0