quarta-feira, 5 de junho de 2019

Plano de aula para a Semana Mundial do Meio Ambiente- Os Guardiões do planeta

                                                                            (03 à 07 de junho)


Preservar também é coisa de crianças! Os conhecimentos já adquiridos pela vivência dos pequenos, deverão ser aprofundados e ampliados na escola, criando condições  as crianças sejam capazes de demonstrar interesse e curiosidade pelo meio ambiente, preservação ... formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os acontecimentos e buscando soluções.


Objetivos:


  • Ouvir diferentes histórias abordando o meio ambiente e os cuidados com o mesmo.
  • Incentivar o uso consciente da água , atitudes de jogar o lixo na lixeira e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
  • Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.

Desenvolvimento:

1º Momento: Atividades de rotina,Cartazes, alfabeto, ficha com o nome próprio,
numerais e quantidades.

2º Momento:Linguagem oral e escrita

Leitura do livro : Aconteceu com a Margarida.
                                                    (Adaptação)











Observar as imagens e realizar o reconto da história.

2º Momento:

Realizar um passeio  pelos arredores da escola visando a observação dos espaços
(árvores, pássaros, lixo...).


  • Sentir o tronco das árvores(alguns são asperos, outros lisos,observar alguns espinhosos)
  • Observar as folhas e seus diversos formatos (comprida, grande, pequena,formato de coração...)
  • Ouvir os ruídos vindo da natureza e do espaço escolar (o que é bom de se ouvir o que é ruím/desagradável.
  • Puxar o ar e sentir aromas das flores...do ambiente...
  • Observar se tem lixo espalhado, recolher em um saco de lixo e fazer o descarte correto na lixeira (utilizando luvas).

Em sala fazer uma roda de conversa.
  • O que vimos em nosso passeio?
  • O que foi bom de se ver e sentir?
  • O que foi ruím?
  • O que podemos fazer para melhorar os pontos negativos?
3º Momento:
Música: Quem fez o grande sol

Cantar durante a semana , fazendo gestos...


 Quem fez o grande sol? 

 Quem fez as árvores? 
 Quem fez os passarinhos? 
 Quem me fez? (bis) 

 Deus fez o grande sol para brilhar, 
 Deus fez as árvores pra descansar,
 Deus fez os passarinhos pra voar 
  e Deus me fez pra te amar. 

Cantar paródia dengue 
                                                                    ( professora Juliana)
4º Momento:

Artes: Artes carimbando com as mãos e tinta guache

5º Momento: Hora de contribuir com o meio ambiente.

Plantando e cuidando das margaridas.

Recitar:
"Se eu  fosse um peixinho soubesse nadar
tirava o lixo do fundo do mar".


6º Momento:

Matemática

  • Trabalhar com contagem e recitação de número até 5.
           Utilizar tampinha de pet como material de contagem


7º Momento: Desafios corporais!

-  pular com os dois pés,
 pular com um só pé
- Pular igual sapinho
- Andar pulando igual ao  cavalinho.

Ensaio para festa junina.( Músicas: Na Sola da Bota e Eu só quero um xodó).


8º Momento:Escultura com massinha de modelar.

Montando o corpinho.
Brincadeiras/ criações livres 

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades
 propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

2 comentários: