sábado, 15 de junho de 2019

Plano de aula: O BONEQUINHO DOCE - MATERNAL 3

                                                  

             CONHECENDO O MEU CORPINHO


Conteúdo: Identidade e autonomia/Leitura

Objetivos: 
  • Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
  • Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
  • Explorar a afetividade, o amor e amizade
2ª feira: História "O Bonequinho Doce " de Alaíde Lisboa.
Resultado de imagem para livro o bonequinho doce




   -Contar a história “O Bonequinho Doce”

Conversar:

• O que Lucinha e Lalá queriam para brincar?
• Quem tem um irmãozinho/irmazinha?
• Você brinca com seu irmãozinho?


Afixar o cartaz com o Bonequinho Doce na sala e perguntar:

• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).

Instigar a imaginação!!!

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

Corpo e movimento.

Cantar  e dançar!

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


3ª feira: Arte/escultura

- Fazer o Bonequinho de massinha

-Trabalhar a forma, partes do corpo e as cores



 Corpo e movimento - Música da Eliana: Pop Pop

Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora
Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe o pezinho pra frente
Põe o pezinho pro lado
Põe o pezinho pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe a cabeça pra frente
Põe a cabeça pro lado
Põe a cabeça pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor!


4ª feira:Quebra cabeça (individual)


- Montar quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear as partes do corpo


Cantar:
A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)

Que belo olhinho tem a formiguinha
Que belo olhão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Que bela boquinha tem a formiguinha
Que belo bocão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Surpresinha:
 Comer rosquinha do bonequinho doce (com cobertura de açúcar)

5ª feira: Música “O Meu Galo”
Meu galo quebrou o bico
Meu galo nao pode bicar
Meu galo quebrou o bico e nao pode bicar


Meu galo quebrou uma asa
Meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico
Quebrou uma asa e não pode voar

Meu galo quebrou outra asa
meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e não pode voar

Meu galo quebrou uma perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e não pode andar


Meu galo quebrou outra perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou outra perna e não pode andar
Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias


Partilha



- Contar a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio( todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açúcar em cima.

6ª feira: História dramatizada


- Fazer a Dramatização da história o bonequinho doce.
- Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e saborear com a família.

Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos e materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário