sábado, 15 de junho de 2019

PLANO DE AULA: O BONEQUINHO DOCE (Alaíde Lisboa)


PERÍODO: MATERNAL III

Objetivos:
  • Ouvir diferentes histórias;
  • Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
  • Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
  • Explorar a afetividade, o amor e amizade
 1º MOMENTO: Oração e acolhimento

•       Músicas Diversas
•       Conversa informal
 RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia , tempo, caderno de bilhetes.

.Nomes próprio: Entrega de crachás

-Explorar a 1º letra do nome próprio e do nome dos colegas.

2º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL: HISTÓRIA CONTADA


“Durante a Educação Infantil, é necessário estimular os pequenos a ouvir e a falar, por meio de experiências que potencializam sua participação na cultura oral”.

Cantar:

“ME DIGA MENINO O QUE TEM NESTE BAÚ?
NO BAÚ  DA TIA IVANI NÃO TEM RABO DE TATÚ.”
SABE O QUE TEM NO NOSSO BAÚ?

- Abrir o baú e apresentar o livro “O Bonequinho Doce".

“SABE O QUE TEM POR LÁ O LELÊ O LALÁ...
A HISTÓRIA O BONEQUINHO DOCE EU AGORA VOU CONTAR...”

-Contar a história ...
 Contar a história e explorar com os alunos, capa , título , personagem, autor e espessura.


-Contar a história com incentivo, alegria, entonação.
 "O BONEQUINHO DOCE" DE ALAÍDE LISBOA:


"LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONVERSANDO.
LUCINHA DISSE: LALÁ, EU QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
E LALÁ DISSE: EU TAMBÉM, LUCINHA, QUERIA UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR.
LUCINHA E LALÁ PENSARAM, PENSARAM...
DEPOIS, LUCINHA DISSE: VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO, LALÁ!
LALÁ RESPONDEU, DANDO PULOS DE CONTENTE:
VAMOS, LUCINHA, VAMOS FAZER UM IRMÃOZINHO!
LUCINHA E LALÁ ARRANJARAM UM POUCO DE ÁGUA, UM POUCO DE FARINHA, UM POUCO DE AÇÚCAR.
LUCINHA E LALÁ AMASSARAM A FARINHA, A ÁGUA E O AÇÚCAR.
E FIZERAM UM BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE IA SER O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ.
LUCINHA E LALÁ ESTAVAM CONTENTES MESMO!
ELAS QUERIAM MUITO UM IRMÃOZINHO PARA BRINCAR!
O IRMÃOZINHO DE LUCINHA E LALÁ VAI FICAR BONITINHO, BONITINHO!...
DEPOIS LALÁ DISSE: VAMOS PINTAR O BONEQUINHO DOCE?
LUCINHA RESPONDEU: VAMOS SIM, LALÁ.
E AS DUAS MENINAS PEDIRAM TINTA À MAMÃE E PINTARAM O BONEQUINHO DOCE: PINTARAM O CHAPEUZINHO DE AZUL, PINTARAM O PALETOZINHO DE VERMELHO, PINTARAM A CALÇA DE AMARELO.
O BONEQUINHO DOCE FICOU MUITO BONITINHO!
LUCINHA E LALÁ LEVANTARAM O BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE, ENTÃO, COMEÇOU A CORRER!
LUCINHA CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
LALÁ TAMBÉM CORREU ATRÁS DO BONEQUINHO DOCE.
MAS O BONEQUINHO DOCE CORRIA MUITO MAIS!...
LUCINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE CORRA LALÁ!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
NO CAMINHO, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UMA VELHINHA.
A VELHINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS NETINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHA!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS A VOVOZINHA NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UM VELHINHO.
O VELHINHO GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS SOBRINHOS VÃO GOSTAR MUITO DE VOCÊ!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHO!
SENÃO VOCÊ NÃO ME APANHA!
MAS O VELHINHO NÃO PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU DOIS MENINOS.
JONJOCA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
PAULINHO TAMBÉM GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
E O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA JONJOCA, CORRA PAULINHO!
SENÃO VOCÊS NÃO ME APANHAM!
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...
DE REPENTE, O BONEQUINHO DOCE VIU UMA LAGOA.
E VIU UM PATINHO NA LAGOA.

O PATINHO VIU O BONEQUINHO E GRITOU:
BONEQUINHO DOCE, PULE N’ÁGUA! E O BONEQUINHO PULOU.
O BONEQUINHO DOCE PULOU N’ÁGUA: TCHIBUM!
E N’ÁGUA COMEÇOU A DESMANCHAR!
JONJOCA E PAULINHO CORRIAM, CORRIAM...
E CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
O VELHINHO E A VOVOZINHA TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
LUCINHA E LALÁ TAMBÉM CHEGARAM LÁ NA BEIRA DA LAGOA.
TODOS FICARAM TRISTES, TRISTES!...
O BONEQUINHO DOCE IA SUMINDO, SUMINDO...
LALÁ COMEÇOU A CHORAR.
ENTÃO LUCINHA DISSE:
NÃO CHORE, LALÁ!
NÓS VAMOS PARA CASA FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
LALÁ PAROU DE CHORAR E DISSE: VAMOS, LUCINHA, VAMOS DEPRESSA PARA CASA.
VAMOS FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
O NOVO BONEQUINHO DOCE NÃO FUGIU.
LUCINHA E LALÁ TIVERAM MUITO CUIDADO: LUCINHA E LALÁ FECHARAM A PORTA DO QUARTO.
LALÁ SENTOU O BONEQUINHO DOCE NA CADEIRA, E LUCINHA CONTOU A HISTÓRIA DO OUTRO BONEQUINHO QUE SUMIU NA LAGOA.
E O NOVO BONEQUINHO DOCE PENSOU: NÃO VOU FUGIR, NUNCA...”

Conversar:

• O que Lucinha e Lalá queriam para brincar?
• Quem tem um irmãozinho/irmãzinha?
• Você brinca com seu irmãozinho?

Utilizar um  cartaz com o Bonequinho Doce e perguntar:

• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).

Instigar a imaginação!!!

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

-Reconto da história feita pelos alunos.



-3º MOMENTO: Atividade gráfica:

Matriz do Boneco Doce para colorir de acordo com o cartaz.

4º MOMENTO: -Raciocínio lógico matemático: 

Seriação do Bonequinho Doce, 03 elementos.

5º MOMENTO: Atividade coordenação motora fina:
 Receita do Bonequinho Doce(Beijinho)

-Trabalhar ingredientes usados na receita

-O que precisamos para fazer o Bonequinho Doce.

-Educação sensorial: Paladar

6º MOMENTO: Esquema corporal

-Nomear as partes do corpo :cabeça, braços, pernas.


7º MOMENTO:  Corpo e movimento.

Cantar  e dançar!

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


8º Momento: Arte/escultura

- Fazer o Bonequinho de massinha
-Trabalhar a forma, partes do corpo e as cores


9º Momento:Quebra cabeça (individual)


- Montar quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear as partes do corpo


Cantar:
A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)

Que belo olhinho tem a formiguinha
Que belo olhão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Que bela boquinha tem a formiguinha
Que belo bocão tem o formigão (bis)

A formiguinha sobe na espiga
Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Surpresinha:
 Comer rosquinha do bonequinho doce (com cobertura de açúcar)

5ª feira: Música “O Meu Galo”
Meu galo quebrou o bico
Meu galo nao pode bicar
Meu galo quebrou o bico e nao pode bicar


Meu galo quebrou uma asa
Meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico
Quebrou uma asa e não pode voar


Meu galo quebrou outra asa
meu galo não pode voar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e não pode voar


Meu galo quebrou uma perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e não pode andar


Meu galo quebrou outra perna
Meu galo não pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou outra perna e não pode andar




Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias


Partilha


- Contar a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio( todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açúcar em cima.



10º Momento:  História dramatizada


- Fazer a Dramatização da história o bonequinho doce.
- Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e saborear com a família.



Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos e materiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário