segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Projeto Institucional- Saúde é Vida!



JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista o Programa Saúde na Escola, instituído pelo governo federal para as secretarias de saúde dos municípios que aderiram e baseado nos temas indicadores dentro do projeto para serem trabalhados nas escolas, a comissão de acompanhamento do programa constituído por representantes da Educação, Saúde e Meio Ambiente, decidiram em reunião que a forma mais organizada de desenvolvermos os temas seria através de um projeto pedagógico para que haja envolvimento de todos. Os temas são de extrema necessidade quando analisados com as situações atuais da sociedade em geral.
O projeto será desenvolvido através de 5 eixos atrelados entre si, podendo ser trabalhados separados ou em conjunto. Foram enumerados de acordo com datas e necessidades específicas, muitas delas impostas pelo governo federal.
Haverá um material como sugestão de trabalho, devendo o professor juntamente com a supervisora ampliar este campo de pesquisa.



OBJETIVOS:

Ø  Compreender necessidade do município em combater as arboviroses, causadoras de várias doenças (cólera, febre tifoide, leptospirose dentre outros), tendo destaque a dengue e a febre amarela;
Ø  Aumentar a participação e entendimento da comunidade em relação a gravidade dessas doenças e o esforço necessário de todos para se combater o mosquito causador;
Ø  Ampliar a coleta seletiva com base no entendimento de que são duas ações compartilhadas que sendo seguidas estaremos ajudando a ASCAVAP, o meio ambiente ao nosso redor e ao mesmo tempo combatendo o mosquito Aedes Aegypti, Haemagogus e o Sabethes;
Ø  Atrelar a higiene geral – corpo, ambiente e mente com a prevenção de doenças comuns transmitidas pela falta da mesma;
Ø  Destacar a alimentação saudável como forma de fortalecimento corporal e longevidade;
Ø  Explorar a importância da família na vida das crianças como direcionamento de extrema necessidade para se criar um cidadão consciente capaz de discernir ações que o levam para a derrota ou o sucesso;
Ø  Aumentar a participação dos familiares nas atividades desenvolvidas dentro da escola com cunho social e de interesse geral do município para o desenvolvimento de uma boa política dos projetos sociais de interesse amplo;
Ø  Divulgar a necessidade de uma cultura de PAZ em todos os setores da nossa vida tendo embasamento nas dificuldades observadas nas relações humanas, sejam na família, no trânsito, no trabalho, na religião e na escola;




1º EIXO: ARBOVIROSES – COMO COMBATER?


1-    Pesquisar sobre o mosquito flex que causa Dengue, Chikungunya, Zica, Febre Amarela e outros.
2-    Conhecer as doenças: sintomas, transmissão, tratamento e prevenção.
3-    Explorar cuidados para com os pacientes com doenças causadas pelas arboviroses.
4-    Destacar a importância da vacinação.
5-    Aprofundar sobre as ações para eliminação do mosquito Aedes Aegypti (área urbana), Haemagogus e o Sabethes (área silvestre).
5.1-  Coleta seletiva / ASCAVAP – rota da coleta seletiva tanto na sede como na zona rural.
5.2- Limpeza dos quintais, lotes vagos, córregos, vasos de plantas, caixa d’água, piscinas, limpeza das calhas e outros recipientes que acumulem água.
5.3- Vacinação contra Febre Amarela.
5.4- Uso de repelentes.
5.5- Roupas adequadas para os horários de pico principalmente para as pessoas que não podem ser vacinadas.



Data: 13/07/18

Ø  Visita da Equipe da Vigilância Sanitária;
Ø  Apresentação do Teatro: Mariazinha e a Dengue


2º EIXO: HIGIENE: SUA VIDA COM SAÚDE

1-    Explorar sobre as doenças que podem ser evitadas com a higiene corporal e do ambiente.
2-    Entender a importância de se ter bons hábitos de higiene no combate de várias doenças.
3-    Intensificar sobre o hábito da higiene bucal e sua importância no dia a dia.
4-    Ressaltar a importância de se lavar as mãos no combate de doenças corriqueiras.
5-    Atrelar higiene alimentar, ambiental e mental como forma dessa prática levar o ser humano a ser saudável de forma geral.


HIGIENE
                               





Escovação feita com estagiários de Odontologia e Técnica de Higiene Bucal da Policlínica – 19/04/18




3º EIXO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – O CORPO AGRADECE

1-    Intensificar sobre a importância de alimentos saudáveis para se ter um corpo saudável.
2-    Orientar sobre as mudanças de hábitos alimentares como necessidade para uma saúde corporal.
3-    Entender um pouco sobre o que são alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.
4-     Destacar sobre a importância da água na alimentação e no dia a dia de cada pessoa.
OBS: Cada escola deverá enviar para o e-mail da diretoria Pedagógica duas receitas saudáveis: uma doce e uma salgada.

CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL:

      Abertura do projeto com dramatização da história: A cesta de Dona Maricota. Sendo apresentado pela estagiária Thaís e alguns alunos do Maternal III.  Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual.
·         Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.
         Percebemos nas crianças o interesse e curiosidade em conhecer as verduras, frutas e legumes apresentados na história. Na educação infantil é muito importante priorizar a alimentação de forma prazerosa. E é através deste projeto que visamos conscientizar as crianças a importância de termos uma alimentação correta para termos uma vida saudável.

OBJETIVOS:

Ø  Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
Ø  Incentivar aos bons hábitos alimentares;
Ø  Identificar as preferências alimentar dos alunos;
Ø   Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação;
Ø  Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
Ø   Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Ø  Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros.
Ø  Identificar as preferências alimentar dos alunos;
Ø   Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos;
Ø    Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
Ø  Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
Ø   Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.

·         FALAR E ESCUTAR:


Ø  Conhecer frutas, legumes e verduras apresentadas na história;
Ø  Descobrir a importância das frutas, legumes e verduras para a saúde;
Ø  Conhecer as funções, vitaminas e nutrientes das frutas, legumes e verduras;

Trabalhar com outras histórias:
ü  O sanduíche da Maricota;
ü  Hum, que gostoso!
ü  Salada de Letras;
ü  Não gosto de salada;
ü  Eu nunca na vida comerei tomate;
ü  O menino que não gostava de sopa;
ü  A menina que não gostava de fruta;
ü  Por que alimentar-se bem?
ü  A feira;
ü  Brincando com dobradura;
ü  Camilão, o comilão;
ü  O bolo de fubá;

Ø  Rimas;
Ø  Adivinhas usando frutas, legumes e verduras;
Ø  Histórias com fantoche;
Ø  Cartaz com o que tem na cesta da Dona Maricota;
Ø  Recitar poesias;
Ø  Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
Ø  Realizar atividades diversificadas com o crachá;



Ø  Reconto de histórias trabalhadas;
Ø  Dramatizações;
Ø  Adivinhas;
Ø  Caixa surpresa;
Ø  Transmitir recados;
Ø  Brincar de telefone sem fio;
Ø  Parlendas;
Ø  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø  Trabalhar crachás com o nome dos alunos;
Ø  Registro da canção (A Sopa do Neném) para visualização das palavras;
Ø   Produção de cartazes com as palavras das músicas e seu respectivo desenho;
Ø   Registro de receitas com alimentos;
Ø  Associar desenhos a canção (A Sopa do Neném);
Ø   Leitura e representação do livro “A Cesta da dona Maricota”;
Ø  Brincadeiras com as letras do alfabeto;
Ø  Experimentar frutas variadas com olhos vendados tentando adivinhar;
Ø  Reconhecer vários sabores: azedo, doce, salgado, amargo, etc;
Ø  Distinguir odores das frutas com olhos vendados.

·         PRÁTICA DE LEITURA:

Ø  Palitoches com frutas, legumes e verduras para reconto da história pelos alunos;
Ø  Criação do Cantinho de Leitura;
Ø  Biblioteca Circulante/Leitura em família usando as sacolinhas de leitura;
Ø  Parceria escola/família – convidar às famílias para demonstração de uma receita;
Ø  Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;

·         PRÁTICA DE ESCRITA:

Ø  Escrita espontânea (evolução);
Ø  Escrita do nome (evolução);
Ø  Mural com desenhos dos alunos;
Ø  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø  Rotular com a criança os espaços e objetos da sala;
Ø  Brincar com o alfabeto móvel;
Ø  Brincar com parlendas, estrofes de poemas, versinho, letras de músicas;
Ø  Trabalhar livremente com revistas, percepção de detalhes: capa, folha, cores, gravuras, desenhos grandes e pequenos;
Ø  Fazer listas;
Ø  Confeccionar cartazes com os alimentos que contêm na cesta da Dona Maricota;
Ø  Planejar coletivamente as atividades diárias (rotina);
Ø  Desenhar o que mais gostou na sopa da Dona Maricota;
Ø  Confeccionar gráfico da fruta preferida;
Ø  Confeccionar livro de receitas;
Ø  Trabalhar rótulos de embalagens de alimentos;
Ø  Montar um mural com embalagens trazidas pelos alunos com informações de cada alimento;
Ø  Confeccionar alfabeto com rótulos;


MÚSICA

Ø  Melodia, letra e ritmo da canção “SOPA”, do grupo Palavra Cantada.
Ø   Músicas da rotina dos alunos.
Ø  Produzir sons com o corpo (língua, mãos, pés ...);
Ø  Produzir sons com objetos (talheres, tampas, latas e outros);
Ø  Distinguir e perceber sons da natureza (vento, pássaros, animais em geral);
Ø  Vivenciar sons diversos e o silêncio;
Ø  Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
Ø  Confecção de instrumentos musicais usando recicláveis;
Ø  Fazer uso da “Bandinha” da escola;
Ø   Locomover (andar, saltar, correr, saltitar, galopar ao ritmo musical);
Ø  Caminhar em direção a um determinado som produzido pela professora;
Ø  Ouvir música com ruídos: de sinos, água, vento, trovão, rugidos, etc;
Ø  Músicas diversas:
·         Sopa do neném;
·         Boa alimentação;
·         Bolacha de água e sal (Palavra Cantada);
·         A hora da refeição (Patati Patatá);

MATEMÁTICA:
Ø  Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades, classificação e seriação de frutas);
Ø  Brincadeiras diversas;
Ø  Utilizar em situações lúdicas os conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
Ø  Desenvolver atividades com ações de medir, comparar e pesar;
Ø  Comparar em situações cotidianas o peso de alimentos e objetos diversos;
Ø  Encher, esvaziar copos, panelinhas em brincadeiras;
Ø  Calendário: explorar a data de aniversário;
Ø  Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
Ø  Relacionar número /quantidade;
Ø  Trabalhar os conceitos pequeno/grande;
Ø  Trabalhar com os conceitos duro/mole;
Ø  Quebra cabeça de números e quantidades até 5;
Ø  Explorar medidas e realizar contagem;
Ø  Jogo da memória com frutas;
Ø  Trabalhar cores com os ovos pintados, atividade artes e cores, caixinha das cores, dado das cores, palitos coloridos etc;
Ø  Explorar quantidades ao preparar a sopa da Dona Maricota.
Ø  Contagem de frutas e legumes, cores, tamanho;
Ø  Árvore da colheita;
Ø  Pescaria de frutas;
Ø  Relacionar fruta com imagem;
Ø  Fazer suco e servir a mesma quantidade para cada colega;
Ø  Experimentar legumes antes e depois de cozidos;
Ø  Participar da construção de receitas experimentando diversos alimentos;
Ø  Punção dentro e fora do limite;

Ø  Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus calçados);
Ø  Usar blocos lógicos para construir, fazer montagem, identificar formas no ambiente, pegar uma peça e falar suas características;
Ø  Desenhar, modelar;
Ø  Providenciar para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, puxar, etc;

NATUREZA E SOCIEDADE
PROJETO HORTA NA ESCOLA
     O projeto foi desenvolvido pela Professora Ivani Ferreira em parceria com alunos do Projeto Rede Cidadã, e com o apoio da direção e supervisão da escola e claro, com ajuda dos alunos e pais. Para iniciar o projeto, a comunidade escolar foi envolvida, recolhendo materiais recicláveis, como garrafas pets que foram preparadas com água colorida de anilinas em diversas cores. Depois de feitos os canteiros, foi a vez de colocar o esterco e plantar as mudinhas de diversas espécies de hortaliças. O projeto contribuiu com o aprendizado das crianças e principalmente, levando mais cidadania, além de ter um foco na alimentação saudável. O resultado foi muito satisfatório e os alunos participaram com alegria e muito entusiasmo.
Parte superior do formulário

CRIAÇÃO DA HORTA


De onde vêm os legumes e as frutas que a Dona Maricota comprou na feira? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?
Ø  Apresentar ás crianças as mudas que foram doadas pelas famílias e alunos do Projeto Jovem Aprendiz. Explicar para as crianças que as mudas são responsáveis pelo surgimento de novas plantas.
Ø  Sensibiliza-las da importância das plantas e do porquê de não arrancá-las;
Ø  Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
Ø  Conscientizar para o cuidado com as plantas.


ESQUEMATIZAÇÃO DA PLANTAÇÃO


Ao longo das semanas, observar e registrar/desenhar o desenvolvimento das mudas que foram plantadas na horta.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   RESULTADO FINAL

 COLHEITA

  Os alunos poderão fazer a colheita e saborearem de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. Plantados por eles!


               Movimento
Ø  Dramatizar a história “A cesta de Dona Maricota, representando os legumes, verduras e frutas;
Ø  Mímica;
Ø  Dança;
Ø  Brincar;
Ø  Função semiótica;
Ø  Ginástica cantada;
Ø  Correr, saltar, pular, rolar, etc;
Explorar:
·         Cor;
·         Quantidade;
·         Educação sensorial
- Paladar gustativo: doce e azedo
- Olfativo: cheiro das frutas
- Tato: apalpar frutas, verduras e legumes que produzem sensações diferentes ao tato
- Auditivo: reproduzir sons ouvidos durante a apresentação da história
           -Visual: jogo da memória de frutas, exercícios imitativos, exercícios com blocos lógicos e quebra cabeça (3 peças), brincadeira macaco disse, comparação de objetos etc.
Ø  Modelar livremente usando massinha caseira;
Ø  Construir livremente usando blocos;
Ø  Brincadeiras diversas;
Ø  Caça ao tesouro.
Ø  Experimentar texturas diversas;
Ø  Confecção de frutas com de massinha de modelar.
Ø  Pinçar frutas e colocar na cesta, ovos e colocar na caixa;


ARTES VISUAIS

Ø  Desenho livre;
Ø  Pinturas;
Ø  Texturas;
Ø  Modelagens;
Ø  Colagens;
Ø  Recortes diversos;
Ø  Dobraduras;
Ø  Confecção de murais;
Ø  Esquema corporal.
Ø  Fantoches com pratos de papelão das frutas apresentadas na história;
Ø  Carimbos com batata, maçã, etc;
Ø  Confeccionar frutas utilizando materiais recicláveis, colagens, dobraduras, etc;
Ø  Frutas vazadas na garrafa de água mineral;





RECURSOS DIDÁTICOS

Ø  Materiais diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.


AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, anotações coletivas e individuais, fotos com pequenos relatos do desenvolvimento das atividades para o portfólio. Através da participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o quanto este projeto será importante para a vida de nossos alunos. As crianças estão tendo a oportunidade de aprender de maneira lúdica e prazerosa, pois uma criança bem alimentada tem condições de se desenvolver plenamente dentro de suas especificidades.
             As atividades trabalhadas com relação ao projeto serão apresentadas na Mostra Cultural, no dia 21 de setembro e terá sua culminância no final do ano, esperando que cada criança possa levar para seu ambiente familiar este aprendizado que será muito valioso.




4º EIXO: POR UMA CULTURA DE PAZ – NECESSIDADE MUNDIAL


1-    Pesquisar sobre cultura de paz, o que é, sua necessidade, para que precisamos, dentre outros.
2-    Intensificar sobre atitudes cotidianas para se praticar a Paz, mudando seu mundo.
3-    Orientar sobre a importância de sermos multiplicadores da Paz.
Sugestão de trabalho: textos bases da Campanha da Fraternidade.


  

5º EIXO: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE EDUCAR – RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO
OBS: Este eixo deve ser trabalhado nas reuniões de pais.
1-    Orientar sobre a educação dos filhos no mundo de hoje.
2-    Destacar sobre a importância do não na vida de uma criança.
3-    Enfatizar sobre o que é direito e dever e como esse entendimento tem reações em nossa convivência.
4-    Compreender a diferença entre autoritarismo e autoridade bem como os momentos em que devem ser usados.
5-    Ressaltar sobre a importância da parceria: família e escola.



Ø  Trabalhado na reunião de Pais que aconteceu no dia 06 de março.
Ø  Abordado também na Festa da Família no dia 08 de junho

·         Palestra: A importância da Família – Marcone Sales




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