segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Plano de aula/sequência didática :Camilão , O Comilão - Maternal 3

 Camilão, o comilão  

                                    Ana Maria Machado

Eixos/Competências:

Linguagem oral e escrita; matemática, artes, corpo e movimento, formação pessoal e social.

Objetivos:

ü Oportunizar situações de aprendizagem que envolvam a leitura, compreensão oral e escrita,
ü Participar das interações orais em sala de aula a respeito da história narrada, alternando momentos de fala e de escuta.
ü Dar sua opinião sobre os temas em discussão , papel dos amigos e atitude do personagem principal .
ü Elaborar lista de convidados para a "Festança da Comilança"
ü Produzir com auxílio de escriba e colegas convite para a "Festa da Comilança",
ü Desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora, a oralidade, a percepção auditiva e visual das crianças;
ü  Reconhecer como uma boa alimentação e  hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.

Linguagem oral e escrita:

Roda de conversa:  explorar junto aos alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto “Alimentação”
- O que é alimentação?
- Vocês já ouviram falar em alimentação saudável?
- Quais alimentos são bons para a saúde? Quais alimentos podem prejudicar a saúde?

Hora da história: Contar a história “Camilão, O Comilão” da autora Ana Maria Machado.



- Apresentar o livro, a capa, a autora....
- Ler mostrando as imagens. Essa é uma história de acumulação. Os alunos devem ficar atentos em quais alimentos o porquinho comilão irá ganhar e repetir junto a professora contando...Na cesta agora tem: uma melancia...duas abóboras...três queijos...
- Após a história realizar a interpretação oral, mostrando as imagens e auxiliando nas conclusões.
 Contar outras histórias que abordam o tema alimentação: A cesta da Dona Maricota; Sanduíche da Maricota; A Lagarta Comilona...

Linguagem Matemática:

- Levar para a sala de aula várias frutas/alimentos, animais de borracha, imagens.
-Classificar/separar os materiais de acordo com as características, depois conversar sobre a organização dos materiais.
- Em duplas, fazer escultura dos animais e alimentos, utilizando massinha, contar verificando as quantidades. Quantos animais? Quantas frutas?
- Levar os alunos a compararem quantidades. Quem fez mais? Onde tem menos? Fazer a correspondência um a um.
- Confeccionar o porquinho e frutas em diferentes tamanhos e deixar que os alunos coloquem em ordem de tamanhos (seriação).
- Trabalhar com os alunos utilizando porquinho de tamanhos variados, estabelecendo conceitos maior/menor, pequeno/grande, etc.
- Solicitar para o dia da fruta que os alunos levem a fruta de sua preferência, trabalhar com os alunos o peso (mais leve, mais pesado, comparar, fazer estimativas, etc).
- Montar o gráfico com a fruta preferida.
- Análise e síntese do porquinho / quebra cabeça (3 ou 4 partes).
-Jogos diversos :Colhendo frutas(Maçã, laranja); classificação;seriação...

Artes visuais

- Releitura /obra o vendedor de frutas de Tarsila do Amaral

- Confeccionar os personagens e os alimentos, usando diferentes materiais;
- Realizar junto aos alunos, utilizando animais feitos com caixa de papelão (massinha, garrafas, objetos), o reconto da história.
- Deixar com que os alunos façam o reconto e a ordenação dos personagens, do jeito deles, a forma que entenderam a história.
-  Montar cartazes, juntamente com as crianças/ Alimentos saudáveis e não saudáveis;
- Montar cartaz com colunas de frutas amarelas, vermelhas, verdes...
- Confeccionar porquinho utilizando garrafas pet.
- Montar/ilustrar o livrinho do porquinho “Camilão, o comilão”, utilizando diferentes materiais, giz, tinta, bolinhas de papel, tecidos, lantejoulas...
- Tirar foto vestido de porquinho comilão para lembrancinha do projeto.
- Realizar artes com a participação das famílias. As artes realizadas pelos pais e filhos serão expostas na Mostra Literária.

Música, corpo e movimento

- Dramatizar a história “Camilão, o comilão”. Os alunos serão os próprios personagens.
-Brincar com mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está saudável e o andado de quem está doente.

Músicas diversas com o tema alimentação






     Formação Pessoal e social  

- Montar uma horta escolar, contando com a contribuição de todos da escola e das famílias dos alunos. 
- Experimentar diversos alimentos;
- Observar as cores dos alimentos/hortaliças;
- Explorar formas geométricas nos canteiros;
- Falar sobre a função do espantalho(ajudar a cuidar e proteger a horta)
-Explorar os 5 sentidos: paladar, olfato, visão, tato e audição.
-Receber a visita de um cãozinho na escola.
- Conversar sobre animais que os alunos tem em casa/sítio(gato, cachorro,vaca,porco);
- Visitar os porquinhos recém nascidos no chiqueiro .
- Conversar sobre o que comem, o que bebem.
- Textos/vídeos informativos sobre o cuidado com os animais (porquinho, cachorro…)
-Quais os cuidados que a família toma para prevenir contra a dengue/higiene?

     Festa do Camilão, o Comilão.
-Todos os alunos foram convidados!
- Organizar lista de convidados(professor como escriba)


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema “Alimentação” e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.
A culminância acontecerá na Mostra Literária em 27 de setembro.

Anexos: Fotos do projeto

Animais feitos com caixas de papelão. 

História Camilão , O comilão.










   Mostra Literária!

  Artes!


 Horta Escolar
Gráfico:


Trabalhinhos/Livro Camilão , O Comilão.
Link com fotos do projeto:

Mostra Literária:

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-camilao-o-comilao.html
Artes 
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/historia-camilao-o-comilao-e-seus.html

Horta Escolar
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/08/horta-escolar-projeto-o-reino-encantado.html

5 comentários:

  1. Simplesmente apaixonada! ótimo plano de aula e muito completo.Sou sua fã Ivani ferreira! (Juh)

    ResponderExcluir
  2. Plano de aula maravilhoso . Estou trabalhando projeto alimentação. (Maria)

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo belo trabalho! Apaixonada😍

    ResponderExcluir