quinta-feira, 31 de maio de 2018

Projeto "Cidade Educadora" - Jovens aprendizes/Brumadinho


Projeto Cidade Educadora


Metodologia utilizada:


Ø  O olhar
Ø  O afeto
Ø  O sonho
Ø  O cuidado
No dia 10/05/18 foi realizada pesquisas nas ruas de Brumadinho onde cada grupo entrevistaram as pessoas com o intuito de identificar oportunidades educativas no território.

Nos grupos identificamos as seguintes informações.

O olhar: os grupos se deslocaram pelas ruas, praças, avenidas, rodoviária e comércios da cidade, os jovens entrevistaram os moradores e frequentadores com questões que diziam respeito ao clima, questões ambientais e educacionais. Foi percebido grande acolhimento daqueles que foram entrevistados respondendo com prontidão o que lhes era perguntado. Conhecemos o projeto Batucabrum de execução musical para crianças carentes.

O afeto: realizamos pesquisas com várias pessoas, mas uma em especial nus chamou a atenção foi a professora Ivani Ferreira de 44 anos professora na Emei Nair das Graças Prado, ela nos relatou que achou muito interessante nossa iniciativa do projeto e nos deu a sugestão de estar realizando o mesmo na Emei onde ela trabalha. Onde nós criaríamos no pátio da escola artes educativas para as crianças que é de extrema importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças e também uma hortinha onde será trabalhado a importância dos alimentos.

O sonho: nós perguntamos para as pessoas:-Qual Brumadinho você quer para o futuro? Um Brumadinho com boa educação e saúde, com mais acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. -O que devemos fazer para alcançá-lo? Investimento melhor da administração pública na educação e saúde.

O cuidado: entrevistamos dois senhores na praça/rodoviária e eles falaram que o ambiente é muito agradável e tranquilo, a única desvantagem era alguns cachorros abandonados que ficavam na rua podendo prejudicar alguma criança que brincava por ali.

                      O Milagre

Ferramenta utilizada: Analise Swot (FOFA)

Forças

ü  Melhor desenvoltura na educação comparada a municípios vizinhos.
ü  Diversidade cultural.
ü  Preservação do meio ambiente.
ü  Professores da rede publica com projetos de melhoria na educação.
ü  Paisagem natural.
ü  Agricultura.
ü  Ação social.

Fraquezas

ü  Falta de acessibilidade no município.
ü  Falta de profissionais capacitados na administração publica.
ü  Falta de incentivo dos moradores para melhoria da cidade.
ü  No ponto de vista dos entrevistados há um “abandono” por parte da prefeitura em relação à população.
ü  Falta de exploração e mediação dos bens culturais, por exemplo, a estação ferroviária.
ü  Mobilidade e saúde.
ü  Ruralidade.
Oportunidades

ü  A população passa “obrigatoriamente” pela praça sendo o melhor local pra a pesquisa.
ü  Espaço favorável para a realização de eventos culturais para a população.
ü  Localização central em relação ao fácil acesso às escolas.
ü  Município com grandes minerações (chances de ajudas em projetos).
Ameaças

ü  Desvalorização dos professores em relação a outras cidades.
ü  Infraestrutura educacionais baixa em relação a cidade central Belo Horizonte.
ü  Empreendedorismo/déficit de informação empresarial.
ü  Falta de oportunidades na cidade de emprego.
ü  Má fama “dos agentes políticos” mão de obra com pouca qualificação na cidade.


Construção coletiva


Objetivos: após a realização de uma entrevista com os moradores foram identificadas necessidades nos ambientes educacionais da cidade. Diante da ideia de uma das entrevistadas surgiu o contexto geral do projeto proposto pelos aprendizes em realizar uma revitalização do espaço lúdico de uma creche na cidade. Após a análise do ambiente foi determinada a necessidade que se encontrava o local.


Justificativa: Restaurar o espaço de lazer de uma creche em Brumadinho com o objetivo de ampliar os recursos lúdico/pedagógicos (pintura no chão onde será feito o alfabeto em caracol, a amarelinha com números e etc.) e a criação de uma hortinha para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável e a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na merenda escolar, conhecendo suas cores, aromas e texturas.

Arrecadação dos materiais necessários: será realizada uma arrecadação por parte dos jovens para que possam comprar os materiais necessários, iremos contar com a ajuda das empresas parceiras e outras.

Sobre a ação: os jovens se organizarão juntamente com a educadora e a coordenadora e se deslocarão para o local onde será realizado o projeto, onde o trabalho será dividido em grupos.

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