Projeto
Cidade Educadora
Metodologia utilizada:
Ø
O olhar
Ø
O afeto
Ø
O sonho
Ø
O cuidado
No dia 10/05/18 foi realizada
pesquisas nas ruas de Brumadinho onde cada grupo entrevistaram as pessoas com o
intuito de identificar oportunidades educativas no território.
Nos grupos identificamos as
seguintes informações.
O olhar: os grupos se deslocaram pelas ruas, praças, avenidas, rodoviária
e comércios da cidade, os jovens entrevistaram os moradores e frequentadores
com questões que diziam respeito ao clima, questões ambientais e educacionais. Foi
percebido grande acolhimento daqueles que foram entrevistados respondendo com
prontidão o que lhes era perguntado. Conhecemos o projeto Batucabrum de
execução musical para crianças carentes.
O afeto: realizamos pesquisas com várias pessoas, mas uma em
especial nus chamou a atenção foi a professora Ivani Ferreira de 44 anos
professora na Emei Nair das Graças Prado, ela nos relatou que achou muito
interessante nossa iniciativa do projeto e nos deu a sugestão de estar
realizando o mesmo na Emei onde ela trabalha. Onde nós criaríamos no pátio da
escola artes educativas para as crianças que é de extrema importância para o
desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças e também uma
hortinha onde será trabalhado a importância dos alimentos.
O sonho: nós perguntamos para as pessoas:-Qual Brumadinho você quer
para o futuro? Um Brumadinho com boa educação e saúde, com mais acessibilidade
para pessoas com deficiência e idosos. -O que devemos fazer para alcançá-lo? Investimento
melhor da administração pública na educação e saúde.
O cuidado: entrevistamos dois senhores na praça/rodoviária e eles
falaram que o ambiente é muito agradável e tranquilo, a única desvantagem era
alguns cachorros abandonados que ficavam na rua podendo prejudicar alguma
criança que brincava por ali.
O Milagre
Ferramenta utilizada: Analise Swot
(FOFA)
Forças
ü
Melhor
desenvoltura na educação comparada a municípios vizinhos.
ü
Diversidade
cultural.
ü
Preservação do
meio ambiente.
ü
Professores da
rede publica com projetos de melhoria na educação.
ü
Paisagem
natural.
ü
Agricultura.
ü
Ação social.
|
Fraquezas
ü
Falta de
acessibilidade no município.
ü
Falta de
profissionais capacitados na administração publica.
ü
Falta de
incentivo dos moradores para melhoria da cidade.
ü
No ponto de
vista dos entrevistados há um “abandono” por parte da prefeitura em relação à
população.
ü
Falta de
exploração e mediação dos bens culturais, por exemplo, a estação ferroviária.
ü
Mobilidade e
saúde.
ü
Ruralidade.
|
Oportunidades
ü
A população
passa “obrigatoriamente” pela praça sendo o melhor local pra a pesquisa.
ü
Espaço
favorável para a realização de eventos culturais para a população.
ü
Localização
central em relação ao fácil acesso às escolas.
ü
Município com
grandes minerações (chances de ajudas em projetos).
|
Ameaças
ü
Desvalorização
dos professores em relação a outras cidades.
ü
Infraestrutura
educacionais baixa em relação a cidade central Belo Horizonte.
ü
Empreendedorismo/déficit
de informação empresarial.
ü
Falta de
oportunidades na cidade de emprego.
ü
Má fama “dos
agentes políticos” mão de obra com pouca qualificação na cidade.
|
Construção coletiva
Objetivos: após a realização de uma entrevista com os moradores
foram identificadas necessidades nos ambientes educacionais da cidade. Diante
da ideia de uma das entrevistadas surgiu o contexto geral do projeto proposto
pelos aprendizes em realizar uma revitalização do espaço lúdico de uma creche
na cidade. Após a análise do ambiente foi determinada a necessidade que se
encontrava o local.
Justificativa: Restaurar o espaço de lazer de uma creche em
Brumadinho com o objetivo de ampliar os recursos lúdico/pedagógicos (pintura no
chão onde será feito o alfabeto em caracol, a amarelinha com números e etc.) e
a criação de uma hortinha para potencializar o aprendizado do aluno e despertar
seu interesse para a alimentação saudável e a oportunidade de conhecer melhor
os alimentos e experimentá-los na merenda escolar, conhecendo suas cores, aromas
e texturas.
Arrecadação dos materiais necessários: será realizada uma
arrecadação por parte dos jovens para que possam comprar os materiais necessários,
iremos contar com a ajuda das empresas parceiras e outras.
Sobre a ação: os jovens se organizarão juntamente com a educadora e
a coordenadora e se deslocarão para o local onde será realizado o projeto, onde
o trabalho será dividido em grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário