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quinta-feira, 31 de maio de 2018
Matéria sobre a saudosa Cachoeira dos Antunes- Jornal Gazeta
CACHOEIRA DOS ANTUNES:
30 ANOS APÓS A
DESAPROPRIAÇÃO.
Matéria publicada no link abaixo:
CACHOEIRA DOS ANTUNES:
30 ANOS APÓS A DESAPROPRIAÇÃO.
O Distrito de Cachoeira dos Antunes
recebeu esse nome devido a linda cachoeira, que era uma atração local, e a
família Antunes que ali habitavam. Com menos de mil habitantes, apenas uma rua
principal, uma venda, uma mercearia e um bar, todos moradores eram conhecidos,
amistosos e que tinham prazer em trocar gentilezas, receber visitas e oferecer
cafezinhos com quitandas feita no forno a lenha. A igreja ao final da longa escadaria
era um local de encontros, bênçãos e muitas festividades. Contava sempre com a
tradicional banda de música abrilhantando os eventos. As escadarias da
igreja servia também de bancos para bate papo dos amigos e casais de namorados.
A atração turística era cachoeira com uma linda queda d’agua, onde jovens de
várias cidades e localidades iam para acampar aos finais de semana.
No
ano de 1988, com o objetivo de atender a demanda e ofertar água em abundância
para a população de Belo horizonte, a Copasa, desapropriou a população de
Cachoeira dos Antunes e todo o seu entorno. Em nome do “progresso” as famílias
foram “desapropriadas” forçadas a deixar suas terras, para que no local fosse
construída a atual barragem/Sistema de Captação de Água Rio Manso, obra
idealizada pelo Governador Newton Cardoso. Do ponto de vista teórico, desapropriação é
o procedimento através do qual o Poder Público compulsoriamente despoja alguém
de uma propriedade e a adquire, mediante indenização. Foi o que aconteceu
naquela época, com os moradores que eram amigos, parentes, trocavam gentilezas
e confiavam uns nos outros e viviam utilizando mercadorias produzidas em suas
terras como moeda de troca, fatos que acontecem no interior, uma família produz
fubá e troca por arroz produzido em outra propriedade. A “palavra” valia muito
e tinha valor diante desse modo de vida simples.
No decorrer das negociações apareceram os oportunistas, sabe-se que, onde
tem dinheiro envolvido tem as pessoas querendo se dar bem, ter lucro imediato a
custas do sofrimento alheio. O povo já
sofrido em ter que deixar suas propriedades, tiveram que distinguir o bem e o
mal, perceber que palavra de charlatões e enganadores não valem nada. Vieram os
contratos com advogados negociações e corretores fingindo ser amigos. Para
receber as indenizações os advogados recebiam, geralmente, 10% do valor total.
Corretores oferecendo casas e terrenos visando lucros altos e por fim, teve o
plano Collor, que confiscou o dinheiro que o povo havia deixado aplicado na
poupança. Houve conterrâneos mais conservadores que vieram a falecer de
tristeza e angústia. Enfim, teve muita dor sofrimento, decepções e perdas de
vários lados.
As famílias que residiam Cachoeira dos
Antunes em propriedades vizinhas se mudaram para diversos lugares: Rio Manso,
Brumadinho, Igarapé, Souza, Bernardas, São Joaquim de Bicas, Carmópolis, Itatiaiuçú, Itaúna, dentre outras. Após
a mudança, todas as famílias, começaram uma nova vida, com novas adaptações e
muitas saudades de um local que não existe mais para ser visitado.
Mediante a saudade, foi criado um grupo no facebook para resgatar e manter vivas as memórias de um povo. O grupo
“Cachoeira dos Antunes/ Resgatando Memórias” conta com mais de mil membros e
todos colaboram com fotos e relatos sobre o passado. Nesse reencontro online,
todos saudosamente relatam sobre suas novas vidas, saudades, perdas e almejam
um reencontro de ex moradores mas que ainda não foi possível concretizar.
Muito
triste pensar que em nome do “progresso” toda uma comunidade foi inundada!
“Um povo sem memória é um povo sem história”.
_________________________________________________________
Um pouco mais de história.....
Cachoeira dos Antunes,Rio Manso/MG
“Um povo sem memória é um povo sem história”.
#professoraivaniferreira
Informações sobre Cachoeira dos Antunes
Em meados de 1988, a população de Cachoeira dos Antunes (município de Rio manso) e todo o seu entorno, foram desapropriados, para que no local fosse construída a barragem/Sistema de Captação de Água Rio Manso, obra idealizada pelo Governador Newton Cardoso.
As famílias que residiam Cachoeira dos Antunes em propriedades vizinhas se mudaram para diversos lugares: Rio Manso, Brumadinho, Igarapé, Souza, Bernardas, São Joaquim de Bicas, Carmópolis, Itatiauçú, Itaúna.... etc.
O Sistema de captação de Água/Rio Manso foi inaugurado em 1991 e hoje é o maior da COPASA possuindo outorga para captar 10,5 m3/s no lago.
Após a mudança, todas as famílias, começaram uma nova vida, com novas adaptações e muitas saudades de um local que não existe mais para ser visitado.
Principais contribuintes da barragem/Rio Manso
Rios Manso e Veloso e os córregos Souza, Provisório, Grande, Lamas, do Cruzeiro, das Pedras, Taboca, da Pinguela, Areias e Quéias.
Matéria - Jornal das Gerais!
Projeto "Cidade Educadora" - Jovens aprendizes/Brumadinho
Projeto
Cidade Educadora
Metodologia utilizada:
Ø
O olhar
Ø
O afeto
Ø
O sonho
Ø
O cuidado
No dia 10/05/18 foi realizada
pesquisas nas ruas de Brumadinho onde cada grupo entrevistaram as pessoas com o
intuito de identificar oportunidades educativas no território.
Nos grupos identificamos as
seguintes informações.
O olhar: os grupos se deslocaram pelas ruas, praças, avenidas, rodoviária
e comércios da cidade, os jovens entrevistaram os moradores e frequentadores
com questões que diziam respeito ao clima, questões ambientais e educacionais. Foi
percebido grande acolhimento daqueles que foram entrevistados respondendo com
prontidão o que lhes era perguntado. Conhecemos o projeto Batucabrum de
execução musical para crianças carentes.
O afeto: realizamos pesquisas com várias pessoas, mas uma em
especial nus chamou a atenção foi a professora Ivani Ferreira de 44 anos
professora na Emei Nair das Graças Prado, ela nos relatou que achou muito
interessante nossa iniciativa do projeto e nos deu a sugestão de estar
realizando o mesmo na Emei onde ela trabalha. Onde nós criaríamos no pátio da
escola artes educativas para as crianças que é de extrema importância para o
desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo das crianças e também uma
hortinha onde será trabalhado a importância dos alimentos.
O sonho: nós perguntamos para as pessoas:-Qual Brumadinho você quer
para o futuro? Um Brumadinho com boa educação e saúde, com mais acessibilidade
para pessoas com deficiência e idosos. -O que devemos fazer para alcançá-lo? Investimento
melhor da administração pública na educação e saúde.
O cuidado: entrevistamos dois senhores na praça/rodoviária e eles
falaram que o ambiente é muito agradável e tranquilo, a única desvantagem era
alguns cachorros abandonados que ficavam na rua podendo prejudicar alguma
criança que brincava por ali.
O Milagre
Ferramenta utilizada: Analise Swot
(FOFA)
Forças
ü
Melhor
desenvoltura na educação comparada a municípios vizinhos.
ü
Diversidade
cultural.
ü
Preservação do
meio ambiente.
ü
Professores da
rede publica com projetos de melhoria na educação.
ü
Paisagem
natural.
ü
Agricultura.
ü
Ação social.
|
Fraquezas
ü
Falta de
acessibilidade no município.
ü
Falta de
profissionais capacitados na administração publica.
ü
Falta de
incentivo dos moradores para melhoria da cidade.
ü
No ponto de
vista dos entrevistados há um “abandono” por parte da prefeitura em relação à
população.
ü
Falta de
exploração e mediação dos bens culturais, por exemplo, a estação ferroviária.
ü
Mobilidade e
saúde.
ü
Ruralidade.
|
Oportunidades
ü
A população
passa “obrigatoriamente” pela praça sendo o melhor local pra a pesquisa.
ü
Espaço
favorável para a realização de eventos culturais para a população.
ü
Localização
central em relação ao fácil acesso às escolas.
ü
Município com
grandes minerações (chances de ajudas em projetos).
|
Ameaças
ü
Desvalorização
dos professores em relação a outras cidades.
ü
Infraestrutura
educacionais baixa em relação a cidade central Belo Horizonte.
ü
Empreendedorismo/déficit
de informação empresarial.
ü
Falta de
oportunidades na cidade de emprego.
ü
Má fama “dos
agentes políticos” mão de obra com pouca qualificação na cidade.
|
Construção coletiva
Objetivos: após a realização de uma entrevista com os moradores
foram identificadas necessidades nos ambientes educacionais da cidade. Diante
da ideia de uma das entrevistadas surgiu o contexto geral do projeto proposto
pelos aprendizes em realizar uma revitalização do espaço lúdico de uma creche
na cidade. Após a análise do ambiente foi determinada a necessidade que se
encontrava o local.
Justificativa: Restaurar o espaço de lazer de uma creche em
Brumadinho com o objetivo de ampliar os recursos lúdico/pedagógicos (pintura no
chão onde será feito o alfabeto em caracol, a amarelinha com números e etc.) e
a criação de uma hortinha para potencializar o aprendizado do aluno e despertar
seu interesse para a alimentação saudável e a oportunidade de conhecer melhor
os alimentos e experimentá-los na merenda escolar, conhecendo suas cores, aromas
e texturas.
Arrecadação dos materiais necessários: será realizada uma
arrecadação por parte dos jovens para que possam comprar os materiais necessários,
iremos contar com a ajuda das empresas parceiras e outras.
Sobre a ação: os jovens se organizarão juntamente com a educadora e
a coordenadora e se deslocarão para o local onde será realizado o projeto, onde
o trabalho será dividido em grupos.