Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
sexta-feira, 30 de março de 2018
quinta-feira, 29 de março de 2018
Lembrancinha para Páscoa
Linda lembrancinha de páscoa feita pelo professor Leo almeida.Parabéns professor pela dedicação, carinho e capricho. Arrasou!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211477182670861&set=pcb.1700112046755990&type=3&theater&ifg=1
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211477182670861&set=pcb.1700112046755990&type=3&theater&ifg=1
terça-feira, 27 de março de 2018
domingo, 25 de março de 2018
PROJETO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS"
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano do ensino fundamental.
JUSTIFICATIVA:
Ao desenvolver o projeto “Alice no País das Maravilhas”
pretende-se que, assim como a Alice, os alunos possam viajar pelo mundo mágico da
imaginação, através da leitura e do encantamento da literatura infantil.
Pretende-se oportunizar aos alunos explorar, sentir, descobrir e
perceber tudo o que está à sua volta, através de vivências que envolvem a leitura,
a imaginação, a dança, a música, as artes, as lendas, a natureza, os animais e
as brincadeiras.
OBJETIVO GERAL:
O presente Projeto tem por objetivo criar
condições para que os alunos do 3º ano, interajam com mundo mágico da imaginação
e ao mesmo tempo, se apaixonem com o maravilhoso universo da leitura e da
Literatura Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Despertar o gosto e o prazer pela leitura,
através das histórias lidas e ouvidas;
· Desenvolver a linguagem, a leitura e escrita;
·
Incentivar a vivência de valores como:
cooperação, “respeito”, justiça,
solidariedade, autoestima e amor ao próximo;
·
Envolver a família no processo de aprender e
ensinar;
·
Explorar a produção da arte, do desenho,
músicas, dança e brincadeiras;
·
Oportunizar a criatividade, a imaginação, a
atenção e o humor através da arte e da dramatização;
·
Conhecer diversas histórias da Literatura
Infantil;
·
Aprender a cuidar e valorizar os livros;
METODOLOGIA / Conteúdos:
Português:
Ø Iniciar o projeto através da Contação
da história “Alice no País das Maravilhas” com a utilização do Livro Pop Up.
Ø Conversa informal, diálogo e
questionamento oral através das histórias, figuras e relatos sobre o assunto;
Ø Interpretação de textos;
Ø Interpretação de textos;
Ø Teatro “Alice no País das Maravilhas”
Ø Músicas dramatizadas relacionadas à
história;
Ø Filme “Alice no País das Maravilhas”;
Produção de texto:
Ø Produção textual/ reescrita do livro “Alice
no País das Maravilhas”;
Ø Convite para o " Chá da Alice".
Ø Lista de convidados para o " Chá da Alice",
Ø Ditado de palavras, frases, texto.
Ø Confeccão de cartazes...
Ø Convite para o " Chá da Alice".
Ø Lista de convidados para o " Chá da Alice",
Ø Ditado de palavras, frases, texto.
Ø Confeccão de cartazes...
Matemática:
Ø Jogos, quebra cabeça,
jogos da memória e brincadeiras referentes ao enredo da história;
Ø Situações problemas;
Ø Receitas /alimentos para o “chá de
Alice”
Ø Jogos de cartas.
Artes:
Ø Recortes, colagens, pinturas,
desenhos livres, massinha de modelar, produção de maquetes pelas crianças;
Ø Confecção da uma boneca “Alice” e
demais personagens;
Ø Montagem de um cenário sobre o mundo maravilhoso
de Alice;
Ø Objetos para o “chá de Alice”;
História/Geografia/Ciências.
Ø Estudo do autor;
Ø Época em que foi lançado o conto.
Ø Chás e alimentos
Ø Atualidades Brasileiras...
Temas transversais _Valores/ Cidadania.
Ø Refletir sobre “valores como Respeito”
Ø O que podemos fazer para melhorar…. a
sala de aula... aprendizagem...
Ø O que eu quero para o futuro?
Ø O que cabe no “Mundo Maravilhoso dos
alunos do 3º ano”, fazer um mural possuindo como fundo o contorno do mapa do Brasil com imagens e
palavras chaves.
RECURSOS:
Humanos: Professores, alunos, pais e funcionários
Materiais: Livros de
Histórias, TV, DVDs, papel sulfite,
cartolina, papel craft, lápis de cor, tinta guache, pincéis, palitos, massinha
de modelar, fantoches, blocos lógicos, tesouras, revistas, folhas impressas, papel
crepom, cola quente, caixas de papelão, TNT, EVA, Giz branco e colorido,
chapéus diversos, frutas, materiais reciclados.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
será contínua, durante todo o projeto observando a atenção, o interesse e a
participação dos alunos nas atividades propostas e no relacionamento com os
colegas e com a professora.
PRODUTO FINAL/ Culminância.
Fotos da culminância do projeto
Mostra Literária da E. M.Carmela Caruso.
Projeto maravilhoso desenvolvido pela professora Luciana Silva, com sua turminha do 3º ano.
Observem as riquezas de detalhes!
Parabéns tia Lú! Você é mega criativa!
Plano de aula: Visualizando e Aprendendo a letrinha "C"
EIXOS: Linguagem
oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música,
Identidade e autonomia
OBJETIVOS:
- Identificar
o próprio nome (fichas como o nome)
- Reconhecer e Identificar
a letra C.
- Cantar
a música do “Coelhinho da Páscoa”(escrita no cartaz).
- Conversar
sobre o verdadeiro significado da páscoa
- Fortalecer
a musculatura
- Desenvolver
o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
CONTEÚDOS:
· Música,
leitura, matemática, artes, oralidade, socialização, nomes próprios
METODOLOGIA:
1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
· Realizar
a oração e cantar músicas de bom dia!
· Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas?
Quantos meninos?
· Calendário: Dia da semana, o mês que
estamos...
· Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar
músicas infantis diversas.
2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A
LETRINHA "C"
· Através
do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz com a música “
Coelhinho da páscoa”,realizaremos
atividades para reconhecimento da letrinha “C”.
Apresentar e
explorar, diariamente, o cartaz com a música “Coelhinho” junto as crianças!
3º Momento: LEITURA DELEITE
4º Momento: Artes visuais/Cineminha!
"A História da páscoa"
Roda de conversa e filme sobre o verdadeiro sentido da páscoa.
"A História da páscoa"
Roda de conversa e filme sobre o verdadeiro sentido da páscoa.
5º Momento: Artes!
Pintura de rosto/ Sessão de fotos " Páscoa".
- Orelhinhas de coelhinho;
- Fantoches/dobradura do coelhinho...e muita diversão.
Pintura de rosto/ Sessão de fotos " Páscoa".
- Orelhinhas de coelhinho;
- Fantoches/dobradura do coelhinho...e muita diversão.
6º Momento: Música e movimento.
Brincadeiras:
- Coelhinho sai da toca;
- Pulando igual ao coelhinho;
- Caça aos ovos/balinhas.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Música " Coelhinho "
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: Atividade gráfica/Cantando e colorido!
9º Momento: Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças possam ler , manusear e fazer escolha dos livros. (pseudoleitura).
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças possam ler , manusear e fazer escolha dos livros. (pseudoleitura).
10 º Momento: Festinha da Páscoa.
Momento de "partilha".
Obs:Cada Criança levou para casa um ovo de páscoa/oferecido pela escola.
Partilha em sala de aula!
A coleguinha Manu levou ovinhos para oferecer aos amiguinhos.Obs:Cada Criança levou para casa um ovo de páscoa/oferecido pela escola.
Avaliação: Avaliar
se os alunos estão reconhecendo a ficha com o nome, a letrinha "C" presente no cartaz,as músicas cantadas em
classe e também se está havendo a socialização.
Anexo:
Lição sobre o verdadeiro significado da Páscoa.