Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
terça-feira, 30 de agosto de 2016
História de Brumadinho, MG.
BRUMADINHO-MG
Fonte:http://portal1.brumadinho.mg.gov.br/?page_id=1730
VISTA AÉREA DO CENTRO E ENTORNO DE BRUMADINHO
SEDE
A origem do Distrito Sede de Brumadinho, onde se localiza a Casa de Cultura “Carmita Passos”, se deve a construção do canal de Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil. O povoado nasceu eu se desenvolveu em consequência do estabelecimento da Estação Ferroviária, em 20 de junho de 1917. Desde a época da decadência da mineração do ouro, Minas Gerais foi um estado de economia estagnada, praticando apenas a lavoura de subsistência e uma pequena mineração. Com o desenvolvimento da cultura cafeeira e a possibilidade de se extrair e exportar o minério de ferro, a construção ferroviária apareceu não só como uma necessidade, mas como uma grande saída para o desenvolvimento. Assim, a construção do Ramal do Paraopeba faz parte dessa fase áurea da construção ferroviária em Minas e no Brasil. Juntamente com a inauguração da Estação Ferroviária de Brumadinho, também foram inauguradas as estações de Belo Vale, Fecho do Funil, Sarzedo, Ibirité, Jatobá e Gameleira, concluindo o ramal.
ARANHA
IGREJA MATRIZ JESUS MARIA E JOSÉ
PRAÇA PADRE AGOSTINHO
O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.
IGREJA NOSSA SENHORA DA PIEDADE
O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.
SÃO JOSÉ DO PARAOPEBA
IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ
O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.
CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
PRAÇA MARIA JÚLIA DE SALES
O distrito de Brumado do Paraopeba (atual distrito de Conceição do Itaguá), fundado por volta de 1914, pertencia ainda ao município de Bonfim. Em 1953, Conceição de Itaguá se torna Distrito de Brumadinho, que passa a possuir quatro distritos.
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Projeto: Geometria para a Educação infantil
Parabéns pela organização.Ficou tudo muito lindo!
PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se
pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas
que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a
criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu
mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo
seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer
relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades
educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das
histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver
os conhecimentos da língua escrita.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens
‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Entrar em contato com diversas histórias infantis;
- Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- Enriquecer e ampliar o vocabulário;
- Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Avançar na hipótese de escrita e leitura;
- Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS:
¯ Conto e reconto de histórias;
¯ Interpretação r dramatização;
¯ Práticas de escrita e leitura;
¯ Produção textual coletiva;
¯ Bilhete;
¯ Carta;
¯ Expressão oral e corporal;
¯ Gêneros literários;
¯ Expressividade;
¯ Valores;
¯ Fazer artístico;
¯ Recorte e colagem;
¯ Contagem;
¯ Números e operações;
¯ Raciocínio lógico;
¯ Construção de gráfico;
¯ Agrupamentos;
¯ Brincadeiras e jogos;
¯ Seres vivos;
¯ Alimentação
METODOLOGIA:
$ Leitura de diversas histórias infantis;
$ Interpretação oral e escrita;
$ Dramatização das histórias;
$ Construir textos coletivos, utilizando
figuras sequenciadas
$ Cruzadinhas;
$ Recorte e colagem de palavras e imagens;
$ Listagem de palavras;
$ Desenhos e pinturas relacionadas com a
leitura;
$ Dobradura;
$ Criação e continuação de histórias;
$ Confeccionar fantoches;
$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e
corporeidade;
$ Construir um quebra-cabeça da história;
$ Escrita espontânea dos nomes dos
personagens;
$ Visita a biblioteca;
$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto
que cada criança deverá trazer para sanduíche;
$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu
próprio sanduíche)
$ Escrita de uma carta, contando a história
da turma;
$ Construir um animal de sucata e apresentar suas
características;
$ Construir um gráfico de quantidades de
letras das palavras estudadas;
$ Completas as palavras com as letras que
faltam;
$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9,
10;
CRONOGRAMA: setembro a
dezembro
AVALIAÇÃO:
Será observado se a criança:
· Participa das atividades, interagindo com o
grupo;
· Demonstra iniciativa;
· Elabora perguntas respostas de acordo com o
contexto;
· Reconta histórias com as características
próximas a original;
· Participa de atividades de escrita e
leitura;
· Constrói e quantifica números;
· Associa os sons das letras contidas nas
palavras;
· Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;
· Respeita as regras de convivência social.
domingo, 28 de agosto de 2016
Plano de aula para 1º período - Contagem e recitação de números( estagiária)
CONTEÚDO: “Cantando números de 01 a 09”.
OBJETIVOS:
·
Percepção auditiva e visual de forma lúdica.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Levar as crianças para a
sala de vídeo para assistirem ao clipe da galinha pintadinha música “Mariana”. Como a turma é pequena todos
alunos ensaiaram uma encenação da música para apresentação, na próxima aula
para , supervisora em sala de aula.
RECURSOS METODOLÓGICOS: DVD com o clipe
da música “Mariana” da Galinha
Pintadinha.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e
processual por meio da observação do interesse das crianças e registros durante
as atividades propostas.
Plano de aula para o 1º período - Arte com números/estagiária
CONTEÚDO: “Fazendo arte com os números”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Jogo de boliche dos
números 0 a 9, qual o numero que foi derrubado, em seguida oficina de artes. Serão distribuídas folhas imprimidas com
números 0 a 9 para que os alunos coloram com lápis de cor, colem lantejoulas e
escrevam, no espaço indicado, os números com lápis de cor. Cada número será colorido com a cor que for
ditada.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Atividades com
números, lápis de cor, cola e lantejoulas.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
Plano de Aula para o 1º período - Aprendendo a tracejar números de 5 a 9.(estagiária)
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar
números de 5 a 9”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Explorar o movimento corporal.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da
escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um
contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste segundo dia
de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 5 a 9. A
dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez,
para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três
vezes. Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de
colagem e pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dado, giz,
atividades xerocopiadas, lápis, borracha, bolinhas de papel colorido, cola
branca e tinta guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
Plano de aula para 1º período -Tracejando Números de 0 a 4.
CONTEÚDO: “Brincando de tracejar
números de 0 a 4”.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver na criança competências na escrita
dos números.
·
Explorar o movimento corporal.
·
Desenvolvimento das habilidades de coordenação
motora, percepção visual, atenção e concentração.
DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA: Desenhar, no pátio da
escola, números com giz. Para esta atividade serão usados dois dados (um
contendo números de 0 a 4 e outro contendo números de 5 a 9). Neste primeiro
dia de atividade no pátio será usado o dado que contém os números de 0 a 4. A
dinâmica é a seguinte: o dado será entregue para cada um dos alunos, por vez,
para que jogue e o número que sair ele deverá caminhar sobre ele por três vezes.
Na volta para a sala de aula os alunos deverão realizar atividades de colagem e
pintura.
RECURSOS METODOLÓGICOS: Dados, giz,
atividades xerocopiadas, lápis, borracha, palitos de sorvete, cola branca e
tinta guache.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: PROPOSTA DE
AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das
crianças e registros da participação nas atividades propostas.
Projeto de Intervenção - Brincando se Aprende!
PROJETO DE INTERVENÇÃO- Brincando se Aprende!
.1 Introdução
A Educação Infantil atua no processo de
desenvolvimento da criança em todas as dimensões humanas: afetiva, motora,
cognitiva, social, linguística e política, propiciando a ela conhecer e
aprender sobre o mundo que a abraça com afeto, prazer e/ou desprazer; que se
apresenta por meio da fantasia, literatura, música e artes; das ciências
naturais e sociais e da matemática, possibilitando seu desenvolvimento e
crescimento. (RIO DE JANEIRO, 2010).
No que tange à linguagem escrita Baptista
(2010, p. 1) destaca que “No seu cotidiano, professoras da educação infantil
experimentam dúvidas, ansiedades e inseguranças relacionadas à linguagem
escrita e ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido”.
Assim atendendo à sugestão da professora
regente de turma do 1º Período da Escola Municipal .... a
qual ter percebido que seus alunos têm apresentado dificuldades no tracejado da
linguagem escrita dos números, é que optei por desenvolver um Projeto de
Intervenção que contemple o processo de aquisição da linguagem escrita em
Matemática.
Para o desenvolvimento do
Projeto “Brincando se Aprende” em
uma turma de 1o Período, objetiva desenvolver nas crianças as competências necessárias para o
traçado correto na escrita dos números.
Neste sentido Baptista (2010, p. 2) assevera
que: “é importante dizer que o trabalho com a linguagem escrita deve permitir à
educação infantil assumir um papel importante na formação de leitores e de
usuários competentes do sistema de escrita, respeitando a criança como
produtora de cultura”.
Soares (2009) apud
Baptista (2010, p. 2) apregoa que: “O desejo de compreender o sistema de escrita e dele se
apropriar é fruto da interação da criança com a cultura escrita (...)”.
TÍTULO: “Brincando se aprende ”
OBJETIVO GERAL: Levar as crianças a uma aprendizagem correta no traçado dos números.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
e identificação e leitura dos números;
·
Contribuir
para o avanço da criança nos registros da escrita matemática.
·
Reconhecer
a função social dos números;
METODOLOGIA:
Os trabalhos e ou atividades a
serem desenvolvidas neste projeto se efetivarão por meio das seguintes atividades:
·
Colagem.
·
Percepção tátil de números móveis.
·
Momento musical: Músicas “Mariana, Cinco
Patinhos, Indiozinhos, Pipoquinha, a galinha do vizinho, as gotinhas.”
·
Atividades e gestos, que possibilitam a
identificação dos traçados dos números.
·
Fazer o traçado, no ar, no chão com giz, entre
outras.
.3 Referencial Teórico
Os números fazem parte do nosso cotidiano e,
neste sentido, as crianças, antes mesmo ingressarem em uma escola, entram
em contato com eles ainda que de forma simbólica, fazendo com que eles se
tornem significativos para elas.
Assim no processo de ensino e aprendizagem
na Educação Infantil a criança precisa ser conduzida à realização de atividades
que lhe permitam a construção do conhecimento e apreensão dos saberes
necessários à sua formação plena, principalmente os conhecimentos e saberes
matemáticos.
Abreu e Côrrea
(2011) afirma que pensar a Matemática, no contexto da Educação Infantil, é
evidenciar somente um dos saberes necessários para a criança se apropriar da
cultura de seu convívio cotidiano, portanto é preciso possibilitar à criança a
construção das noções e conceitos matemáticos de uma maneira livre, a partir
daquilo que ela faz no seu cotidiano.
Nascimento
e Iurk, (2008, p. 7) preconizam
que:
É função da escola levar a
criança, em qualquer nível de ensino e período de desenvolvimento, a obter
experiências e informações que enriqueçam seu repertório, bem como
procedimentos metodológicos que permitam integrar sucessivamente estes novos
conhecimentos àqueles que a criança já detém. Isto implica, necessariamente,
trabalhar com o instrumental que a criança dispõe em cada etapa de seu
desenvolvimento, ou seja, com as formas de intervir e apreender o real e com o
imaginário que o ser humano vai adquirindo ao longo da vida.
Berkenbrock e Jaques
(2004, p. 114) asseveram que o nome e a escrita dos numerais fazem parte de
outro universo do conhecimento: o conhecimento social o qual é adquirido por
meio da transmissão social, da utilização da linguagem. São valores, normas
sociais, regras, nomes dos objetos que a criança precisa saber para se integrar
com o meio. Desenvolver situações para as crianças apenas memorizarem,
relacionando o nome ao símbolo, saber escrever numerais, não dará condições para
que elas entendam os conceitos básicos e necessários para a compreensão da
construção do número. A compreensão do número exige um longo caminho a ser
percorrido pela criança.
É fato que saber
escrever numerais, não oferece condições para que elas entendam os conceitos
básicos e necessários para a compreensão da construção do número, mas de certa
forma contribui para que os conceitos básicos sejam melhores assimilados. Assim
vale ressaltar faz-se necessário que o ensino dos números no universo infantil,
pois estes se fazem presentes no cotidiano de todo ser humano.