PROJETO DE INTERVENÇÃO- Brincando se Aprende!
.1 Introdução
A Educação Infantil atua no processo de
desenvolvimento da criança em todas as dimensões humanas: afetiva, motora,
cognitiva, social, linguística e política, propiciando a ela conhecer e
aprender sobre o mundo que a abraça com afeto, prazer e/ou desprazer; que se
apresenta por meio da fantasia, literatura, música e artes; das ciências
naturais e sociais e da matemática, possibilitando seu desenvolvimento e
crescimento. (RIO DE JANEIRO, 2010).
No que tange à linguagem escrita Baptista
(2010, p. 1) destaca que “No seu cotidiano, professoras da educação infantil
experimentam dúvidas, ansiedades e inseguranças relacionadas à linguagem
escrita e ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido”.
Assim atendendo à sugestão da professora
regente de turma do 1º Período da Escola Municipal .... a
qual ter percebido que seus alunos têm apresentado dificuldades no tracejado da
linguagem escrita dos números, é que optei por desenvolver um Projeto de
Intervenção que contemple o processo de aquisição da linguagem escrita em
Matemática.
Para o desenvolvimento do
Projeto “Brincando se Aprende” em
uma turma de 1o Período, objetiva desenvolver nas crianças as competências necessárias para o
traçado correto na escrita dos números.
Neste sentido Baptista (2010, p. 2) assevera
que: “é importante dizer que o trabalho com a linguagem escrita deve permitir à
educação infantil assumir um papel importante na formação de leitores e de
usuários competentes do sistema de escrita, respeitando a criança como
produtora de cultura”.
Soares (2009) apud
Baptista (2010, p. 2) apregoa que: “O desejo de compreender o sistema de escrita e dele se
apropriar é fruto da interação da criança com a cultura escrita (...)”.
TÍTULO: “Brincando se aprende ”
OBJETIVO GERAL: Levar as crianças a uma aprendizagem correta no traçado dos números.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
e identificação e leitura dos números;
·
Contribuir
para o avanço da criança nos registros da escrita matemática.
·
Reconhecer
a função social dos números;
METODOLOGIA:
Os trabalhos e ou atividades a
serem desenvolvidas neste projeto se efetivarão por meio das seguintes atividades:
·
Colagem.
·
Percepção tátil de números móveis.
·
Momento musical: Músicas “Mariana, Cinco
Patinhos, Indiozinhos, Pipoquinha, a galinha do vizinho, as gotinhas.”
·
Atividades e gestos, que possibilitam a
identificação dos traçados dos números.
·
Fazer o traçado, no ar, no chão com giz, entre
outras.
.3 Referencial Teórico
Os números fazem parte do nosso cotidiano e,
neste sentido, as crianças, antes mesmo ingressarem em uma escola, entram
em contato com eles ainda que de forma simbólica, fazendo com que eles se
tornem significativos para elas.
Assim no processo de ensino e aprendizagem
na Educação Infantil a criança precisa ser conduzida à realização de atividades
que lhe permitam a construção do conhecimento e apreensão dos saberes
necessários à sua formação plena, principalmente os conhecimentos e saberes
matemáticos.
Abreu e Côrrea
(2011) afirma que pensar a Matemática, no contexto da Educação Infantil, é
evidenciar somente um dos saberes necessários para a criança se apropriar da
cultura de seu convívio cotidiano, portanto é preciso possibilitar à criança a
construção das noções e conceitos matemáticos de uma maneira livre, a partir
daquilo que ela faz no seu cotidiano.
Nascimento
e Iurk, (2008, p. 7) preconizam
que:
É função da escola levar a
criança, em qualquer nível de ensino e período de desenvolvimento, a obter
experiências e informações que enriqueçam seu repertório, bem como
procedimentos metodológicos que permitam integrar sucessivamente estes novos
conhecimentos àqueles que a criança já detém. Isto implica, necessariamente,
trabalhar com o instrumental que a criança dispõe em cada etapa de seu
desenvolvimento, ou seja, com as formas de intervir e apreender o real e com o
imaginário que o ser humano vai adquirindo ao longo da vida.
Berkenbrock e Jaques
(2004, p. 114) asseveram que o nome e a escrita dos numerais fazem parte de
outro universo do conhecimento: o conhecimento social o qual é adquirido por
meio da transmissão social, da utilização da linguagem. São valores, normas
sociais, regras, nomes dos objetos que a criança precisa saber para se integrar
com o meio. Desenvolver situações para as crianças apenas memorizarem,
relacionando o nome ao símbolo, saber escrever numerais, não dará condições para
que elas entendam os conceitos básicos e necessários para a compreensão da
construção do número. A compreensão do número exige um longo caminho a ser
percorrido pela criança.
É fato que saber
escrever numerais, não oferece condições para que elas entendam os conceitos
básicos e necessários para a compreensão da construção do número, mas de certa
forma contribui para que os conceitos básicos sejam melhores assimilados. Assim
vale ressaltar faz-se necessário que o ensino dos números no universo infantil,
pois estes se fazem presentes no cotidiano de todo ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário