Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
domingo, 26 de junho de 2016
sábado, 25 de junho de 2016
Jogo dos pares sonoros
Conteúdo específico: Densidade, timbre
Recursos: Seis caixinhas, potinhos ou rolinhos idênticos, contendo diferentes materiais ( arroz, feijão, pedrinhas)para que as crianças possam organizar os pares sonoros.
Metodologia: O educador deve dispor as embalagens aos educando para que possam livremente explorar o material. Os alunos deverão organizar os pares de acordo com os sons.
Recursos: Seis caixinhas, potinhos ou rolinhos idênticos, contendo diferentes materiais ( arroz, feijão, pedrinhas)para que as crianças possam organizar os pares sonoros.
Metodologia: O educador deve dispor as embalagens aos educando para que possam livremente explorar o material. Os alunos deverão organizar os pares de acordo com os sons.
Brumadinho, na Grande BH, é uma das cidades mais musicais de MG
http://redeglobo.globo.com/globominas/terrademinas/noticia/2016/06/brumadinho-na-grande-bh-e-uma-das-cidades-mais-musicais-de-mg.html
Além das cinco bandas da cidade, o Instituto Inhotim realiza um projeto que ensina instrumentos de cordas aos jovens.
Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma das cidades mais musicais de Minas Gerais. O município com pouco mais de 34 mil moradores tem cinco bandas. Uma delas é a corporação musical Nossa Senhora da Conceição que surgiu na década de 1920.
O maestro Joaquim de Sale, de 70 anos, aprendeu a tocar por influência da família. “Eu fui estudando, estudando, consegui pegar um instrumento. Aí aos 12 anos eu consegui ingressar na banda e não parei mais”, contou. Ele toca trompete e clarineta, mas é na regência que ele completa a história do pai.
A cidade também conta com um projeto musical do Instituto Inhotim que fica em Brumadinho. Lauanda, de 14 anos, faz aulas de violoncelo três vezes por semana, mas já domina
vários instrumentos, como o saxofone.
vários instrumentos, como o saxofone.
“Aqui as vezes cada professor tem um método de ensinar, você junta com o de um, pega conhecimento ali, e isso tudo junto no final você vai adquirindo mais conhecimento, aprendendo mais, é muito importante”, disse.
O Projeto de Cordas de Inhotim existe há quatro anos. Cerca de noventa crianças e adolescentes, entre dez e 18 anos, participam das aulas de música.
eles aprendem a ler partituras musicais, descobrem ritmos.
eles aprendem a ler partituras musicais, descobrem ritmos.
“As crianças entram aqui sem conhecer praticamente nada de musica, alguns deles não sabem sequer qual é um instrumento de orquestra, e aqui eles conhecem o instrumento”, contou o maestro e diretor artísticos dos projetos de música de Inhotim, César Timóteo de Oliveira Santos,
O processo de seleção dá preferência para alunos da rede pública que moram em Brumadinho. As aulas são gratuitas. Outras informações aqui.
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Sugestão de plano de aula para educação infantil- Construção do Número
Atividade construção do número com a história dos Três Porquinhos.
1ª momento:
Contar a história dos Três Porquinhos.
2º momento:
Questionamentos sobre a história.
Onde se passa a história?
Quais são os personagens?
O que eles construíram?
Como eram as casas?
Qual a mais resistente?
3º momento:
Confecção dos personagens da história revestidos em papel contact.
4ª momento:
Distribuição dos personagens da história e deixar as crianças manusear e brincar com as peças dos personagens livremente.
5º momento:
Passos matemáticos para a construção do número:
-Observação e classificação:
Organizar os grupos de lobos, porquinhos e casas.
-Sequência:
Colocar um porquinho ao lado do outro, sem se preocupar com a ordem.
-Seriação:
Os porquinhos vão fazer um passeio pela floresta. Organizar a fila de pequenos, médios e grandes.
-Inclusão:
Separar os grupos de animais e personagens.
O que tem mais: animais ou personagens?
-Correspondência termo a termo.
Uma casa para cada porquinho.
Quantas casas foram construídas?
Quantas casas o lobo destruiu?
Onde os porquinhos foram morar?
Quantas casas sobraram?
-Sequência lógica:
Um porquinho, um lobo, um porquinho, um lobo.
Um porquinho grande, um porquinho médio, um porquinho pequeno.
-Conservação:
É a percepção de que a quantidade não depende de arrumação, forma ou posição.
-Comparação:
Está em todos os processos.
Os alunos adoram essa atividade pois trabalham a matemática com toda a fantasia dos contos de fada".
Bingo de palavras-1º ano da professora Regina
A professora Regina distribui, para os alunos, cartelas com diferentes palavras para que eles possam ler, localizar e marcar com milho ou feijão, as palavras ditadas por ela.
Trabalhando com o filme WALL-E
WALL·E é um filme de animação americano de 2008 produzido pela Pixar
Animation Studios e dirigido por Andrew Stanton. A história segue um robô
chamado WALL·E, criado no ano de 2100 para limpar a Terra coberta por lixo. Ele
se apaixona por um outro robô, chamado EVA, e a segue para o espaço em uma
aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade.
No primeiro momento,a professora Keoma passou e explorou o filme junto as turmas do 3º, 4º e 5º anos. Após o filme, os alunos fizeram diversas atividades sobre o mesmo, tanto com a professora Keoma quanto com as professoras regentes.
As professoras Gislane e Keoma realizaram interpretações escritas e produções junto aos alunos do 5º ano.
terça-feira, 21 de junho de 2016
Coordenação motora fina-Recorte
Quais são as etapas do recorte na educação infantil?
Recorte com os dedos e recorte com a tesoura.
Fase 1- Recorte com os dedos
- Recorte em tiras
- Recortes em pedaços grandes
- Recortes em pedaços pequenos...
Fase 2- Recorte com a tesoura
- Cortar sem material(manusear a tesoura no ar)
- Cortar franjas ao redor da folha
- Cortar franjas em tiras
- Cortar linhas curvas, formas geométricas...