quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sugestão de plano de aula para educação infantil- Construção do Número

Atividade construção do número com a história dos Três Porquinhos.
1ª momento:
Contar a história dos Três Porquinhos.
2º momento:
Questionamentos sobre a história.
Onde se passa a história?
Quais são os personagens?
O que eles construíram?
Como eram as casas?
Qual a mais resistente?
3º momento:
Confecção dos personagens da história revestidos em papel contact.
4ª momento:
Distribuição dos personagens da história e deixar as crianças manusear e brincar com as peças dos personagens livremente.
5º momento:
Passos matemáticos para a construção do número:
-Observação e classificação:
Organizar os grupos de lobos, porquinhos e casas.
-Sequência:
Colocar um porquinho ao lado do outro, sem se preocupar com a ordem.
-Seriação:
Os porquinhos vão fazer um passeio pela floresta. Organizar a fila de pequenos, médios e grandes.
-Inclusão:
Separar os grupos de animais e personagens.
O que tem mais: animais ou personagens?
-Correspondência termo a termo.
Uma casa para cada porquinho.
Quantas casas foram construídas?
Quantas casas o lobo destruiu?
Onde os porquinhos foram morar?
Quantas casas sobraram?
-Sequência lógica:
Um porquinho, um lobo, um porquinho, um lobo.
Um porquinho grande, um porquinho médio, um porquinho pequeno.
-Conservação:
É a percepção de que a quantidade não depende de arrumação, forma ou posição.
-Comparação:
Está em todos os processos.
Os alunos adoram essa atividade pois trabalham a matemática com toda a fantasia  dos contos de fada".

Um comentário:

  1. Sou Maria das Graças e já estudei com você no Paulina. Gosto muito de tudo que você posta e do seu entusiasmo pela educação. Amo voce! Sucesso...

    ResponderExcluir