1 INTRODUÇÃO
Objetiva-se conhecer o trabalho realizado pelos
professores em Reggio Emília e o termo “protagonismo infantil”, associando os
conhecimentos e conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas às leituras
propostas.
Primeiramente foi realizada a leitura de textos
sobre tema, seguida de a pesquisa complementar na internet e em livros e
posteriormente foi elaborada uma produção textual no intuito de apresentar
minha compreensão sobre o tema abordado.
2 DESENVOLVIMENTO
Villa
Cella, na Itália, próxima a cidade de Reggio Emilia, após a devastação da
Segunda Guerra Mundial os pais decidiram se organizar para erguer e administrar
a escola de seus filhos. O jovem universitário Loris Malaguzzi, leitor assíduo,
conhecedor psicopedagógico, se apaixonou pela causa da comunidade e criou uma
metodologia de ensino que ficou famosa em todo o mundo.
Loris Malaguzzi foi pedagogo e
psicólogo italiano, fundador e principal responsável pela abordagem educacional
Reggio Emilia. Dedicou sua vida à construção de uma experiência educativa de
qualidade.
Na metodologia proposta por Malaguzzi o olhar
das crianças é que orientam os projetos de trabalho pelos professores. Pois,
para ele existem infinitas possibilidades de expressão do ser humano em sua
primeira idade. A partir desta concepção, destaca-se nas escolas de Reggio
Emilia o papel de protagonista da criança em sua educação, proporcionando
controle sobre os direcionamentos da aprendizagem e sua linguagem é valorizada
pela maneira singular que cada uma tem para se expressar.
Malaguzi era um
conhecedor da pedagogia de: Piaget, Vigotsyk, Frenet. Assim, a construção
pedagógica das escolas se concretiza dentro de uma perspectiva sócio
construtivista onde o conhecimento se constrói através da ação do sujeito,
se constrói no contexto, junto com a inovação social e com a cultura do
grupo, crianças aprendem pelas experiências e nas experiências da ação e
do fazer.
Através
da linguagem gráfica é possível explorar as formas de aprender das crianças, o
espaço tem o importante papel de propiciar a interação das crianças com várias
situações e pessoas. Para tanto as crianças são estimuladas a tocar, sentir,
fazer, se relacionar e explorar o que está a sua volta, para conhecerem a si
mesmas e ao mundo no qual estão inseridas.
As
produções das crianças servem para fazer do espaço, um ambiente de
aprendizagem. As escolas que adotam a metodologia têm um
cuidado com a estética e o uso de materiais reaproveitados para possibilitar
novas vivências às crianças. Todo o processo de aprendizagem das crianças é
registrado de forma a evidenciar os progressos. O adulto
/professor também é o responsável por criar os contextos mais apropriados
para que as crianças se sintam confiantes, confortáveis, estimuladas e
respeitadas no seu processo cognitivo de descoberta do mundo.
A
pedagogia de Malaguzzi tem por objetivo e pressuposto o protagonismo infantil,
onde as crianças é que orientam os rumos da sua aprendizagem, não são sujeitos
passivos que aprendem, mas, atores do seu processo de aprendizagem. Nesse
processo, constata-se que a criança argumenta e se expressa, o que produz com
suas mãos, como brinca, como debate idéias, como sua investigação funciona. O professor participa do trabalho das crianças, mas não
se coloca de forma frontal e sim como construtor do percurso construído,
numa direção compartilhada e solidária com as crianças.
Na metodologia proposta por Malaguzzi, considera-se que a imagem que o
educador faz da criança é que vai orientar suas escolhas. Se o educador
considera a criança como um recipiente que deverá receber tudo o que ele
(educador) sabe, pois é quem detém o saber, a organização do trabalho
pedagógico seguirá tal princípio; mas, diferentemente disso, se a imagem que se
tem é de criança potente, forte, poderosa, capaz de construir estratégias de
aprendizagem, atenta à sua atualidade, que toma decisões e que, na interação
com o outro, constrói conhecimento, tal imagem conduzirá a outro modo de
organizar a proposta pedagógica.
Existe
uma valorização do trabalho em pequenos grupos, que acontece muitas vezes, independentemente
de séries. Ao final do dia, os resultados são divididos pelos grupos numa
assembleia, onde a participação de todos é encorajada. Ao professor cabe o estímulo, a mediação para que a
criança amplie sua percepção e faça conexões que produzam novas leituras.
Nas escolas de
Reggio os pais, como responsáveis pelas crianças e também como
representantes da comunidade, fazem parte nos processos educativos, são
fundamentais. Assim, o diálogo e a escuta com os pais tem que se tornar
parte destes processos.
Na metodologia de Reggio Emília potencializa
o papel ativo de todos
os membros da comunidade escolar no aprendizado. Além dos coordenadores
pedagógicos e dos professores, os responsáveis pela comida são vistos como
educadores e as crianças são incentivadas a se interessar por aquilo que estão
comendo, tendo papel ativo até na preparação dos alimentos. A Reggio Emilia
também conta com atelieristas, que propõe atividades diversas, dentro de suas
áreas de atuação, para trabalhar com diferentes linguagens. A abordagem
valoriza a representação simbólica: artes, pintura, música como ferramentas no
aprendizado das crianças.
O atelierista é um profissional importante nas
escolas de Reggio Emília, pois, ele contribuiu para expandir potencialidades de
experimentar o mundo pelas múltiplas linguagens. Não se trata de um professor
de artes que ministra uma disciplina, mas de alguém que auxilia os alunos a ler
o mundo com múltiplos olhares a partir da sensibilidade artística.
As manifestações artísticas
são o resultado final de um processo de aquisição de conhecimento. A arte tem a
função de comunicar visualmente o resultado dos estímulos que a criança recebeu
ao estudar algum tema. Para fazer uma escultura de argila, por exemplo,
primeiro eles estudam o objeto de inspiração em todos os seus aspectos. A
própria riqueza de detalhes que obtemos nessas manifestações artísticas
realizadas por crianças pequenas comprova a profundidade do que foi estudado. A
técnica para a produção da peça artística é o elemento menos importante desse
processo.
O espaço também é algo considerado na metodologia
de Malaguzzi, desde a
arquitetura que se preocupa com o tamanho do ambiente, a altura, iluminação, de
forma a se tornar um espaço de estímulo e educativo. Trazendo para as crianças
segurança e sensação de acolhimento, respeitando a faixa etária e o seu
desenvolvimento. O espelho se faz presente em vários espaços e buscar mostrar
as várias facetas do ambiente, além de valorizar a identidade e o observar tão
presente na infância.
A
relação entre as crianças e os vários ambientes é sempre estimulada, buscando
favorecer novas experiências para as crianças, desde a visita a cozinha, a sala
de arte, sugerindo
a não-divisão dos potenciais educativos. A estrutura física da escola é pensada
na busca de um ambiente educativo e lúdico, fazendo com que o espaço seja
considerado “um terceiro professor”
As
produções e expressões de conhecimento das crianças por meio de maquetes e
empilhamentos são respeitadas, depois de construídas permanecem para uma
relação de continuidade no outro dia. E bem comum a salas não serem “arrumadas”
ao final de cada aula, mas, sim ao término de cada construção de conhecimento.
Minhas
considerações acerca da proposta de Reggio Emília é que a metodologia se
desenvolve numa perspectiva humanística, rompendo com as barreiras da escola e
a realidade social. Não ensina para as crianças somente saberes escolarizados,
mas aprende com as crianças uma nova leitura do mundo.
A
metodologia não supervaloriza uma hierarquia de saberes, mas, entende que todo
saber é importante e que o mundo somente será compreende utilizando todos os
sentidos e linguagem, uma visão holística do ser humano, valoriza o
desenvolvimento intelectual das crianças por meio da expressão de ideias, por
meio da dança, da arte, da escultura, dos teatris e música.
Gostei
muito do estímulo a arte, e da compreensão de que por meio da arte se acessa
muitos conhecimentos de mundo. O papel do atelierista demonstra bem importância
da linguagem artística para interpretação de tudo que se mostra presente.
A pedagogia de Reggio Emília tem a finalidade não so de ensinar as
crianças conteúdos escoalres, mas de fazer as crianças descobrirem como a
comunicação melhora a autonomia do individuo e do grupo. Valoriza o potencial
que o diálogo, o debate têm para repensar seus modos de agir e de comunicar
suas experiências.
A criança é vista como produtora de conhecimento. Ela possui leituras que
podem agregar valor as suas experiencias e através da interação entre adultos e
crianças é que as coisas vão se encaixando e se efetivando como conhecimento
sistematizado. Trabalhar nesta perspectiva é propiciar as crianças a gastarem
seu potencial como uma estratégia para transformar seu entorno.
Nas escolas de Reggio Emília existe uma especial atenção aos
relacionamentos entre os atores envolvidos, mediados pelas produções das
crianças, que são vistas como trazendo vários benefícios a ambas as partes onde
cabe ao educador variar metodologias para atingir as inteligências individuais,
favorecer as práticas de autonomia, de iniciativa pessoal de cada um.
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O presente trabalho me proporcionou
uma reflexão acerca da metodologia de Reggio Emília e a importância do trabalho
holístico com as crianças. Pude perceber que em todo momento a criança era
vista como protagonista, como alguém capaz de apreender com o meio e ler o
mundo utilizando diversas linguagens.
Acredito que a proposta é muito
adequada para a Educação Infantil e que recebendo uma formação como esta as
crianças terão melhores condições de se posicionar como cidadãos diante da
sociedade, sendo capaz de opinar, expressar ideias e interpretar o mundo que a
cerca.
REFERÊNCIAS
NICOLIELO, Bruna. Conheça
experiências brasileiras inspiradas em Reggio Emília. Disponível no site http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/conheca-experiencias-brasileiras-inspiradas-reggio-emilia-770428.shtml#ad-image-0
acesso em 02/10/2015.
Reportagem especial:
as escolas de educação infantil de Reggio Emília – Itália. Disponível no
site https://www.youtube.com/watch?v=4j8mtA_iDss.
Acesso em 01/10/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário