INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por
objetivo refletir acerca da natureza e as especificidades do curso de pedagogia
e a sua importância na sociedade atual. Para tanto o texto responderá aos
seguintes questionamentos: o que é a pedagogia, do que a pedagogia se ocupa e o
que significa trabalho pedagógico.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o texto
básico de Libâneo (2001) a pedagogia para o senso comum está associada ao
ensino e ao modo de ensinar. Ou seja, é vista apenas como uma preparação para a
atividade docente. Porém, a pedagogia vai além, ela apresenta como objeto de
estudo a prática docente. Isso quer dizer que a pedagogia tem o objetivo de compreender
os aspectos que permeiam o processo de ensino aprendizagem.
Pensar
no que é ser pedagogo após a leitura do texto de Libâneo (2001) requer que
sejamos capazes de abrir nossa visão para o sentido amplo da palavra educação,
entendida pelo conceito de Paulo Freire[1]
como instrumento de transformação social.
Compreendemos
a partir da leitura do texto de Libâneo (2001) que a educação, como prática
humana social que modifica os seres humanos, é o objeto de estudo do pedagogo.
A partir dessa compreensão é possível analisar o papel do pedagogo como agente
responsável pelo processo educativo, e para tanto se faz necessário que tenha
uma visão crítica e reflexiva do contexto social e da sua influência nas
práticas educativas.
Nesse contexto o
pedagogo tem como principal função a melhoria no processo de aprendizagem dos
indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. O profissional da pedagogia é
responsável por produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, para
isso ele deve ser capaz de criar, planejar, gerir e avaliar ações educacionais
da sociedade civil, principalmente em instituições de ensino.
O
ser pedagogo é assumir uma postura de profissional capaz de compor e analisar
os diagnósticos da realidade educacional, propor intervenções, orientar e
capacitar sua equipe, explicitar objetivos claros para o sucesso do trabalho
pedagógico. É ser capaz também de investigar o fenômeno educativo, de formular
orientações para a prática, propor princípios e normas sobre os meios e fins da
educação. Acreditamos que o aspecto de “formular orientações para a prática”
seja um dos maiores desafios do pedagogo, visto que para orientar práticas, é
preciso compreender a prática educativa, ter condições teóricas de pensar sobre
ela e criatividade na articulação de uma proposta coerente de intervenção.
Socialmente a pedagogia
por muito tempo foi associada à mera transmissão e apropriação do conhecimento,
mas ela vai além dessa perspectiva, é ampla e com muitas possibilidades.
Considerando que apenas transmitir conhecimentos não atende a demanda atual, é
preciso criar condições de construção de conhecimentos, através da articulação
das informações com o contexto social.
De acordo com o
“dicionário Aurélio”, pedagogo é o profissional ou especialista em pedagogia; o
que aplica e estuda a arte de educar.Libâneo (2008) traz um resgate sobre a palavra
pedagogia, que tem origem grega e significa Paidós (criança) e agogé
(condução), ou seja, conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Tais
definições levam ao conceito do senso comum, que está ligado ao ato de ensinar,
mas, que conforme mencionado nos parágrafos anteriores se amplia para a
compreensão do processo de ensino e para organização do trabalho pedagógico.
O pedagogo, por muito
tempo, assumiu uma posição na escola de fiscal, onde era visto como uma pessoa
que está na escola para vigiar o trabalho dos professores. È importante que
fique bem claro que o pedagogo não se ocupa da função de fiscal, mas sim, da
função de parceiro da equipe escolar na árdua busca por sucesso e qualidade no
processo de ensino e aprendizagem. Ele é um especialista da educação que
compreende e intervém nos processos de ensino aprendizagem que acontece na
sociedade.
O
pedagogo como um importante articulador na cooperação do planejamento e
execução de atividades curriculares, sendo capaz de analisar, compreender,
propor e articular aspectos do contexto sociocultural às necessidades
pedagógicas do ambiente escolar.
Outro
papel que está inerente à figura do pedagogo é colaborar na elaboração do
Projeto Político Pedagógico da escola. Visto que esse documento propõe em sua
essência uma articulação dos conhecimentos pedagógicos, da realidade social,
política e econômica que influencia o contexto escolar, e a prática da
construção de saberes a partir do coletivo.
Como
afirma Libâneo (2001) o processo didático é uma das modalidades do trabalho
pedagógico. E precisa ter a atenção do pedagogo, visto que o objetivo maior de
qualquer instituição que lida com a educação é que seus alunos sejam capazes de
aprender, de construir conhecimentos básicos para sua formação pessoal.
O trabalho
pedagógico conforme analisado anteriormente não se restringe simplesmente ao
processo de ensinar, mas, a todo o contexto que interfere no ato de ensinar,
mas também de aprender. Pensar nessa possibilidade levanta um grande leque de
atuações do pedagogo, nos diversos campos dos conhecimentos, das relações, das
metodologias e da didática.
O
ser pedagogo, não se limita ao processo de ensino aprendizagem, envolve todo
contexto educativo da escola. Ele deve ser também um agente na promoção da
participação da família e da comunidade no contexto escolar. Pois, a partir
dessa integração a educação passa a efetivar sua essência, que é ser um
compromisso de todos. Nesse envolvimento o pedagogo pode ampliar as
possibilidades de sucesso da escola, a partir da construção coletiva de saberes
e de condições favoráveis a aprendizagem dos alunos.
Outro
aspecto muito importante do trabalho do pedagogo é capacitar continuamente sua
equipe. Ou seja, oferecer condições de crescimento pessoal e profissional de
sua equipe. Para tanto precisa acompanhar, conhecer as necessidades para que
possa promover situação de aprendizagem permanente da equipe de profissionais
sob sua coordenação através da formação continuada em cursos, encontros
pedagógicos e oficinas.
Como
o pedagogo é um especialista em educação, ele deve estar sempre atento a toda e
qualquer novidade na educação e no contexto social. Conforme afirma Gaudêncio
(2012) a atuação do pedagogo não está restrita ao ambiente escola, entendemos
que várias são as funções desse profissional que, por possuir uma formação que
engloba a didática, as metodologias, a psicologia da educação, os estágios em
vários campos de atuação, é o responsável por várias formações humanas em
variados ambientes.
CONCLUSÃO
A partir da
leitura do texto e do trabalho realizado foi possível compreender que a
pedagogia é uma ciência que se ocupa do processo educativo, com uma visão ampla
de educação, como processo que envolve todo o contexto social de ensino
aprendizagem.
Assim o pedagogo
se ocupa da educação em todo seu contexto, lidando assim direta e indiretamente
com todos os fatores que possam influenciar no processo de ensino aprendizagem.
O trabalho
pedagógico se refere a todo o processo que se relaciona com a forma de ensinar
e aprender: metodologias, conhecimentos, relações interpessoais, didática.
REFERÊNCIAS
COSTA, VilzeVidotte. O trabalho do pedagogo nos espaços
educativos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Gaudêncio, Juliana Rezende. Ensaios:
ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. PUC Minas.
Disponível no site: <http:// www.pucminas.br/.../cursos/.../APR_ARQ_PROGR20120524103252.pdf...>. Acesso em 27/04/2014.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar
Em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em:
<http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf>. Acesso em:
fev. 2014.
[1] Paulo Freire, escritor brasileiro. Educador, pedagogo
e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da
história da pedagogia mundial.
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