domingo, 6 de setembro de 2015

Plano de aula para o 2º período

Eixos: Matemática, Linguagem oral e escrita, leitura,produção de texto e educação sensorial.

Metodologia: Fila, oração e músicas diversas.

Crachá: Espalhar os crachás no centro da rodinha e pedir para cada aluno pegar o crachá de um colega.O aluno deverá falar o nome do colega e apresentar a letra inicial e a final....e assim sucessivamente!

Quantos somos?Chamar um menino na frente da classe,para contar ...Quantos meninos? E quantas meninas?Quanto ao todo?

Ajudantes do dia.  Escolher no início da aula seguindo uma ordem para que ao final do mês todos os alunos tenha participado da tarefa.

Calendário:Marcar a data no calendário afixado em sala de aula e em seguida cada aluno colore a data em seu próprio calendário.


Alfabeto:Explorar o alfabeto e numerais da sala de aula. Fazer a leitura do alfabeto maiúsculo, ordenada e desordenada e contrária.
Numerais: Fazer a leitura dos numerais até 20...ou mais

Adivinhação.Oferecer adivinhas para os alunos, para a integração do grupo e para desenvolver a linguagem oral e a criatividade.


  1. Sou gordinho, com rabo enroladinho, vivo no chiqueiro e gosto de milho sou o...
  2. Eu lavo o meu focinho,sou bom caçador, meus bigodes são compridos, minhas unhas afiadas, meus olhos brilham no escuro...Quem sou eu?
  3. Sou amigo do homem,vigio sua casa, faço au...au...au...Quem sou eu?
  4. Meu rabinho é comprido, meu dente fininho, mas fico assustado quando vejo um gatinho.Quem sou eu?
Extrapolação:
  • Registrar as respostas das adivinhas no quadro e trabalhar a letra final...inicial...quantidade de letras em cada palavra.
  • Construir lista coletiva como nome de outros animais.

Produção de texto:

Escolher um dos animais da lista ou da adivinha , em seguida criar um texto sobre o animalzinho.

Classificação: Pegar a caixa com animaizinhos para classificar animais que voam, que são mamíferos que rastejam...etc

Hora do conto e do reconto.


Para ouvir...contar e recontar.

Educação sensorial: Brincar de cabra cega, no pátio da escola.

Para casa:

Avaliação:Avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, registrar com fotos e pequenos textos para compor o portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário