domingo, 24 de março de 2013

Plano de aula - esquema corporal

Plano de aula semanal/ Maternal 1

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ- MARÇO DE 2013

            Conhecendo o meu corpinho...

Objetivos:
  • Conhecer e nomear as partes básicas do corpo;
  • Ter consciência de si mesmo.
  • Fortalecer a musculatura.

1º Momento: Linguagem musical e expressão corporal

# Cantar músicas diversas que mencione partes do corpo
  • Cabeça, ombro, joelho e pé...(Xuxa)
  • Fui ao mercado (Formiguinha)

2º Momento: Hora da Leitura/Desenvolvimento da linguagem

Livro: Pedrinho , Cadê você?














  •  Explorar bastante as imagens do livro;
  • Instigar as crianças a interagir com a história, mostrando as partes do corpo.
  • Encorajar as descobertas das crianças.

3º Momento: Identidade e autonomia.

  • Cantar música que mencione o nome de cada criança.

De abóbora faz melão (Bia Bedran)

De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
ela roda,
Ela faz requebradinha (bis)
  • Encorajar a participação das crianças...pulando...rodando...fazendo requebradinha.

 Atividade com espelho


Utilizar um espelho para que a criança observe a si mesma.
  • Faça caretas
  • observe a si própria e aos colegas
  • veja sua imagem refletida no espelho .

4º Momento: Exploração do ambiente e matemática

  • Contar os coleguinhas
  • Quantas meninas?
  • Quantos meninos?
  • Contar partes do corpo.
Passear ao ar livre cantando...
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem...


5º Momento:

Contorno corpo...

  • Fazer o contorno do corpo de uma criança.
  • Colocar olhos, boca, cabelos, nariz, orelha...
  • Observar os detalhes do corpo no cartaz
  • Afixar o cartaz na sala de aula, para ser observado diariamente.


6º Momento: Desafios corporais

  • Brincar de serra, serra, serrador

Como brincar...


Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:

“Serra, serra, serrador
 Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”

Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
No parquinho: Brincar diariamente no escorregador, túnel, balanços, cavalinhos...etc



Avaliação: Avaliar se todas as crianças reconhecem as partes básicas(externas) do corpo humano, se participam das atividades...ou se tem algumas com medo ou que ficam muito tímida. Observar e registrar no caderno de observações.

27 comentários:

  1. Muito bom esse plano,você esta de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. ERA TUDO QUE EU PRECISAVA PARA ENRIQUECER MINHAS AULAS. LÍLIAN

    ResponderExcluir
  3. Parabéns muita criatividade e coerência no que faz. Adorei......................

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns com seu plano de aula, é enriquecedor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. amei este plano vou encaixar na minha aula.

      Excluir
  6. Oi Ivani adorei seu plano de aula.Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivani
    Obrigada pelas dicas. Tenho dúvidas quanto ao plano de aula se é para um dia ou no decorrer da semana. sou professora recem formada e preciso da sua ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Que linda essa história!! Já vai fazer parte do meu próximo plano...Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Também gosto muito dessa história para trabalhar o corpinho/esquema corporal.

      Excluir
  9. obrigada pelas dicas amei.

    ResponderExcluir
  10. gostaria muito de receber materiais (planos de aula).Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  11. plano muito bem elaborado parabéns...

    ResponderExcluir
  12. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. Ah! Que livro lindo.Me encantei com essa forma de contar história.

    ResponderExcluir
  14. NOSSA!!AMEI!!!VOCE ME AJUDA MUITO COM SEUS PLANOS COMPLETOS.JA PRONTOS.VOU FAZER NA PROXIMA SEMANA.EXCELENTE.PODER TAMBEM PARA CRIANCAS DE 3 ANOS ESSE PLANO???

    ResponderExcluir