Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
domingo, 29 de maio de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
Plano de aula Tema:Dengue
Tema: Dengue (sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas)
Objetivo geral
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
Objetivos específicos:
- Pesquisar sobre o mosquito transmissor;
- Conhecer as causas e consequências da dengue
- Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
- Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
- Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.
1º Momento: Produção oral
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de
conversa informal, com todos conversas informais “na rodinha”.
Utilizando um cartaz ou vídeo com o mosquito da dengue, lançar questões:
Qual foi o bichinho que acabamos de ver?
- Ele transmite uma doença .Alguém sabe o nome dela?
- Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Permitir que os alunos se expressem contando suas experiências, relatando seus conhecimentos a respeito.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
- Verificar o que os alunos tem curiosidade de saber?
Listar, também num cartaz, as dúvidas provisórias dos alunos e combinar com eles que juntos descobrirão todas as respostas.
- Os agentes de saúde falarão sobre como é transmitida a dengue.
- Dramatização (como se prevenir da dengue)
- Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
2º Momento: Linguagem oral e escrita:
- Rodas de conversas utilizando textos informativos em jornais e revistas.
- Produção coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
- Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
- Listar palavras que iniciam com a letra D.
3º Momento: Natureza e Sociedade:
- Convidar os agentes de saúde para falar sobre o tema/ como é transmitida a dengue.
- Elaborar cartazes para conscientizar a população/ colegas e espalhar pela escola e comunidade.
- Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
- Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
4º Momento:Artes plásticas:
- Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
- Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
- Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
5º Momento:Música e Movimento:
- Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
- Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
6º Momento:Matemática:
- Observar gráficos e tabelas/e ou elaborar gráfico com os casos de dengue da escola.
- Contar letras da palavra DENGUE;
- Seriação, classificação e contagem/utilizando mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
- Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
- Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Avaliação: avaliar a participação,os trabalhos realizados , apresentação de teatro, dança ,paródia...
segunda-feira, 23 de maio de 2011
domingo, 22 de maio de 2011
Plano de Aula sobre Musicalização Infantil/Maternal 2
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ/ 2011
PLANEJAMENTO SEMANAL TURNO: TARDE
PROFESSORA: IVANI FERREIRA Data: 15 à 20/05
Tema: Musicalização Infantil
Justificativa: Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Objetivos:
O principal objetivo da musicalização infantil não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista.
Musicalizar é....
Ø Sensibilizar os alunos pelo gosto musical;
Ø Criar condições para que o aluno possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Ø Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do aluno.
Ø Desenvolver a discriminação auditiva,
Ø Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.
Conteúdos: Interdisciplinar o assunto em várias áreas:
ü Música/linguagem oral
ü Artes/movimento/expressão corporal
Sequência didática e possíveis intervenções:
2ª feira: Percepção auditiva(sons/ruídos).
Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão(utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos(Cd para relaxamento).
ü Barulho de água/cachoeira
ü Canto dos pássaros
ü Assovios....
Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.
ü Pessoas conversando
ü Barulhinhos de vasilhas na cozinha
ü Galo cantando no quintal do vizinho
ü Cachorro latindo
ü Telefone tocando.
ü Criança gritando....
O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.
ü Ouvir a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
ü Observar o cenário.
· Ursinho tocando tambor
· Guaxinim tocando flauta
· Gatinho tocando piano/teclado
· Cachorrinho tocando trompete
· Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
· Hipopótamo tocando a tuba.
Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons...tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns dos instrumentos citados na história.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
4ª Feira: Conhecendo o teclado
Cantar:Os instrumentos musicais.
(ritmo de ciranda cirandinha)
(ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
RefrãoTum, tum, tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes,junto aos alunos.
Observação:A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos.(cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
Observação:A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos.(cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!
Cantar fazendo gestos.
Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapéu.
Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapéu.
6ª Feira: auditório.
Comemoração “abertura Oficial do projeto”
“Cantando a gente brinca
Brincando a gente aprende”
ü Apresentação musical realizada pelos alunos do berçário,maternal 1,2 e 3.
domingo, 15 de maio de 2011
Como fazer um plano de aula?
Roteiro para plano de aula
· Tema: é o que será abordado na aula.
· Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.
· Conteúdo: é o que será ensinado/trabalhado.
· Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os
objetivos propostos.
objetivos propostos.
· Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas
de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
· Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Observação:
Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer como o planejado
pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo,
pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.