terça-feira, 24 de maio de 2011

Plano de aula Tema:Dengue


Tema: Dengue   (sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas)
Objetivo geral 
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.

Objetivos específicos:

  • Pesquisar sobre o mosquito transmissor;
  • Conhecer as causas e consequências da dengue
  • Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
  • Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
  • Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

1º Momento: Produção oral
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de
 conversa informal, com todos conversas informais “na rodinha”. 
Utilizando um cartaz  ou vídeo com o mosquito da dengue, lançar questões:

Qual foi o bichinho que acabamos de ver?
  • Ele transmite uma doença .Alguém sabe o nome dela?
  •  Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Permitir que os alunos se expressem contando suas experiências, relatando seus conhecimentos a respeito.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
  • Verificar o que os alunos tem curiosidade de saber?
Listar, também num cartaz, as dúvidas provisórias dos alunos e combinar com eles que juntos descobrirão todas as respostas.


  • Os agentes de saúde falarão sobre como é transmitida a dengue.
  • Dramatização (como se prevenir da dengue)
  •  Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
   
2º Momento: Linguagem oral e escrita:
  • Rodas de conversas utilizando textos informativos em jornais e revistas.
  • Produção coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
  • Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
  • Listar palavras que iniciam com a letra D.
3º Momento:   Natureza e Sociedade:
  • Convidar os agentes de saúde para falar sobre o tema/ como é transmitida a dengue.
  • Elaborar cartazes para conscientizar a população/ colegas e espalhar pela escola e comunidade.
  • Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
  • Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
4º Momento:Artes plásticas:
  • Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
  • Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
  • Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
5º Momento:Música e Movimento:
  • Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
  • Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
6º Momento:Matemática:
  • Observar gráficos e tabelas/e ou elaborar gráfico com os casos de dengue da escola.
  • Contar letras da palavra DENGUE;
  • Seriação, classificação e contagem/utilizando mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
  • Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
  • Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Avaliação: avaliar a participação,os trabalhos realizados , apresentação de teatro, dança ,paródia...

Um comentário: