domingo, 15 de maio de 2011

Como fazer um plano de aula?

Roteiro para plano de aula

·         Tema: é o que será abordado na aula.

·         Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.

·         Conteúdo: é o que será ensinado/trabalhado. 

·         Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os
   objetivos propostos.

·         Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas
     de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
     sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
     interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
     desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
     no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.

·         Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Observação: 
 
  Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
   É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer  como o planejado
    pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
   atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
  procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
   tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo,
   pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
   ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário