sexta-feira, 1 de agosto de 2025

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MENINO E O FOGUETE

 https://youtube.com/shorts/OnewV3PVjas?si=ajcqOPzGqOgr1mJ7


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MENINO E O FOGUETE

Faixa etária: 3 anos (Creche)
Tema: O menino e o foguete
Objetivo geral: Estimular a imaginação, a expressão artística e o interesse pelo espaço, promovendo interações, explorações e descobertas através de vivências lúdicas e integradas.


🧍‍♀️ 1. Campo: O eu, o outro e o nós

Objetivo: Desenvolver vínculos afetivos e a capacidade de convivência em grupo.
Atividade:

  • Roda de conversa: “Quem sou eu? Quem é o menino do foguete?”

    • As crianças se apresentam e contam se já viram foguete, o que acham que é, ou o que gostariam de ver no espaço.

    • Conversa sobre sentimentos: “Como o menino se sente ao subir no foguete?”

    • Trabalho com empatia: “E se você estivesse no foguete com um amigo, o que fariam juntos?”


💃 2. Campo: Corpo, gestos e movimentos

Objetivo: Ampliar as possibilidades de expressão corporal e coordenação motora.
Atividade:

  • Brincadeira: "Subida ao foguete"

    • Criar um circuito com obstáculos (almofadas, bambolês, colchonetes) representando a jornada do menino até o foguete.

    • Ao final do circuito, as crianças “entram” em uma nave simbólica e fazem de conta que estão viajando pelo espaço.

    • Trabalhar movimentos: pular, rastejar, equilibrar, girar (como gravidade zero).


🎨 3. Campo: Traços, sons, cores e formas

Objetivo: Estimular a expressão artística e a sensibilidade estética.
Atividade:

  • Oficina de arte: "Construindo meu foguete"

    • Usar rolos de papel, papel colorido, cola, purpurina e tampinhas para montar foguetes.

    • Criar uma grande galáxia em um mural coletivo com tintas, carimbos, estrelas e planetas feitos com esponjas.

    • Música ambiente com sons de foguete ou temas espaciais suaves.


📚 4. Campo: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, o pensamento criativo e a capacidade de escuta.
Atividade:

  • Leitura dramatizada: “O menino e o foguete” (história criada ou adaptada)

    • A professora lê e dramatiza a história com entonações e expressões faciais.

    • As crianças ajudam a imaginar o que o menino encontra no espaço (alienígenas amigos, planetas de doce, estrelas musicais etc).

    • Depois, cada criança pode inventar um pequeno trecho, completando a frase: “Se eu fosse pro espaço, eu veria...”


🔢 5. Campo: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivo: Explorar noções básicas de tempo, quantidade e espaço.
Atividade:

  • Experiência com luzes e sombras espaciais

    • Em uma sala escura, usar lanternas e projetores para criar “estrelas” nas paredes.

    • Contar e classificar estrelas por tamanho, forma e brilho.

    • Atividade com contagem: “Quantas janelas tem seu foguete?” “Quantos planetas o menino visitou?”

    • Brincar com tamanhos: “Qual foguete é maior? E o menor?”


Encerramento da sequência

Atividade final:

  • Apresentação coletiva:

    • Cada criança mostra seu foguete e conta, com apoio da professora, algo sobre sua viagem imaginária.

    • Montagem de uma “Exposição Espacial” com os trabalhos artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário