quinta-feira, 22 de agosto de 2024

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO (MATERNAL3)

 

EMEI NAIR DAS GRAÇAS PRADO

PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS, A ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO COM BRINQUEDOS PRECISA SER TANTO EDUCATIVA QUANTO DIVERTIDA. AQUI ESTÃO ALGUMAS IDEIAS SIMPLES E EFICAZES PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE. ESSAS ATIVIDADES NÃO APENAS AJUDAM AS CRIANÇAS A DESENVOLVER HABILIDADES DE CLASSIFICAÇÃO, MAS TAMBÉM PROMOVEM O RECONHECIMENTO DE CORES, FORMAS E TAMANHOS, ALÉM DE MELHORAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A CAPACIDADE DE SEGUIR INSTRUÇÕES.

1. CLASSIFICAÇÃO POR COR:

MATERIAIS: BRINQUEDOS COLORIDOS (BLOCOS, BOLAS, CARROS, ETC.), TIGELAS OU CAIXAS DE DIFERENTES CORES.

COMO FAZER:

  • COLOQUE VÁRIOS BRINQUEDOS COLORIDOS EM UMA MESA.
  • DÊ À CRIANÇA AS TIGELAS OU CAIXAS DE CORES DIFERENTES.
  • PEÇA À CRIANÇA PARA COLOCAR OS BRINQUEDOS NA CAIXA CORRESPONDENTE À SUA COR.
  • AJUDE E INCENTIVE A CRIANÇA A IDENTIFICAR E NOMEAR AS CORES DURANTE A ATIVIDADE.

2. CLASSIFICAÇÃO POR FORMA:

MATERIAIS: BLOCOS OU BRINQUEDOS COM DIFERENTES FORMAS (CÍRCULOS, QUADRADOS, TRIÂNGULOS, ETC.), CARTÕES OU CAIXAS COM IMAGENS DAS FORMAS.

COMO FAZER:

  • COLOQUE OS BRINQUEDOS COM DIFERENTES FORMAS EM UM ESPAÇO.
  • DISPONHA CARTÕES OU CAIXAS COM AS FORMAS DESENHADAS OU REPRESENTADAS.
  • PEÇA À CRIANÇA PARA COLOCAR OS BRINQUEDOS NA CAIXA OU EM CIMA DO CARTÃO QUE CORRESPONDE À FORMA DO BRINQUEDO.
  • NOMEIE AS FORMAS COM A CRIANÇA PARA REFORÇAR O APRENDIZADO.

3. CLASSIFICAÇÃO POR TAMANHO:

MATERIAIS: BRINQUEDOS DE TAMANHOS DIFERENTES (BLOCOS GRANDES E PEQUENOS, CARROS GRANDES E PEQUENOS, ETC.).

COMO FAZER:

  • ESPALHE OS BRINQUEDOS DE DIFERENTES TAMANHOS SOBRE UMA SUPERFÍCIE.
  • DISPONHA TRÊS ÁREAS OU CAIXAS: UMA PARA "PEQUENO", UMA PARA "MÉDIO" E UMA PARA "GRANDE".
  • ORIENTE A CRIANÇA PARA CLASSIFICAR OS BRINQUEDOS EM CADA ÁREA DE ACORDO COM SEU TAMANHO.

4. CLASSIFICAÇÃO POR TIPO DE BRINQUEDO:

MATERIAIS: DIFERENTES TIPOS DE BRINQUEDOS (BONECOS, CARROS, BLOCOS, ANIMAIS DE PELÚCIA, ETC.).

COMO FAZER:

  • COLOQUE TODOS OS BRINQUEDOS MISTURADOS EM UMA ÁREA.
  • CRIE ÁREAS OU CAIXAS SEPARADAS PARA CADA TIPO DE BRINQUEDO.
  • PEÇA À CRIANÇA PARA SEPARAR OS BRINQUEDOS E COLOCÁ-LOS NA ÁREA CORRESPONDENTE AO SEU TIPO.
  • EXPLIQUE E NOMEIE OS TIPOS DE BRINQUEDOS DURANTE A ATIVIDADE.

5. CLASSIFICAÇÃO POR MATERIAL:

MATERIAIS: BRINQUEDOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS (PLÁSTICO, MADEIRA, TECIDO, ETC.).

COMO FAZER:

  • ESPALHE BRINQUEDOS DE DIFERENTES MATERIAIS EM UMA SUPERFÍCIE.
  • DISPONHA ÁREAS OU CAIXAS ROTULADAS COM OS NOMES DOS MATERIAIS.
  • PEÇA À CRIANÇA PARA CLASSIFICAR OS BRINQUEDOS DE ACORDO COM O MATERIAL DE QUE SÃO FEITOS.

DICAS GERAIS:

  • RECOMPENSE E ELOGIE: DÊ REFORÇOS POSITIVOS QUANDO A CRIANÇA FAZ A CLASSIFICAÇÃO CORRETA PARA INCENTIVÁ-LA.
  • MANTENHA A ATIVIDADE LÚDICA: USE A ATIVIDADE COMO UMA OPORTUNIDADE PARA BRINCAR E SE DIVERTIR COM A CRIANÇA. A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O ENGAJAMENTO SÃO ESSENCIAIS.
  • SEJA PACIENTE: LEMBRE-SE DE QUE A HABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO PODE VARIAR DE CRIANÇA PARA CRIANÇA. SEJA PACIENTE E OFEREÇA ASSISTÊNCIA CONFORME NECESSÁRIO.