sábado, 11 de maio de 2024

Plano de Aula: Explorando a Fruta Preferida

 


Idade: Crianças de 3 anos

Objetivo: Este plano de aula tem como objetivo introduzir as crianças ao mundo das frutas, incentivando a exploração sensorial, o aprendizado sobre cores, texturas e sabores, além de promover a socialização e a expressão criativa.

Material Necessário:

  • Livro "Brincando e Aprendendo" da Editora Aprender
  • Cesta com diversas frutas 
  • Papel e lápis de cor

Atividades:

1. Boas-vindas (5 minutos):

  • Cumprimente as crianças com entusiasmo, criando um ambiente acolhedor e seguro.

2. Introdução ao Livro (10 minutos):

  • Reúna as crianças em círculo e mostre a proposta do livro "Brincando e Aprendendo".
  • Converse sobre a importância das frutas na alimentação.

3. Leitura Interativa Livro " A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS"(15 minutos):

  • Leia o livro em voz alta, incentivando as crianças a observarem as ilustrações e participarem da história.
  • Faça perguntas durante a leitura para estimular a interação, como "Qual é a fruta que você mais gosta?" .... "Quem já provou essa fruta?".

4. Exploração Sensorial (20 minutos):

  • Apresente,no decorrer da semana,      uma variedade de frutas, 
  • Marque , um dia, para que cada criança leve a fruta preferida para  a escola.
  • Após experimentar várias frutas, explore a fruta preferida .
  • Converse com as crianças sobre as cores, texturas e cheiros das frutas.
  • Permita que as crianças toquem, cheirem e, se seguro, provem as frutas.
  • Envolva-os em uma discussão sobre suas preferências e experiências com cada fruta.

5. Atividade Artística (15 minutos):

  • Distribua papel e lápis de cor para cada criança.
  • Peça-lhes que desenhem sua fruta favorita ou uma cena relacionada às frutas que exploraram.
  • Incentive a criatividade e a expressão pessoal.

6. Lanche (10 minutos):

  • Sirva as frutas que foram exploradas durante a atividade sensorial como lanche.
  • Aproveite este momento para reforçar o nome das frutas e incentivar as crianças a experimentá-las novamente.

7. Encerramento (5 minutos):

  • Reúna as crianças em círculo para uma breve discussão sobre o que aprenderam hoje.
  • Agradeça-lhes por sua participação e entusiasmo.
  • Despeça-se com uma música suave enquanto as crianças se preparam para sair.





Nenhum comentário:

Postar um comentário