segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Projeto: Construindo Conhecimento Através dos Campos de Experiências

 


Projeto:
Construindo Conhecimentos Através dos Campos de Experiências



 

INTRODUÇÃO:

A Educação Infantil, etapa da Educação Básica, está organizada dentro da Base Nacional Comum Curricular de modo a contemplar os dois eixos estruturantes estabelecidos pelas diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil: interações e brincadeiras. Para tanto o Currículo estabelece seis direitos que asseguram o desenvolvimento na Educação Infantil, e as condições para que essas crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-las, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Sendo assim o projeto visa trabalhar e explorar os direitos de aprendizagem através dos campos de experiências e dos objetivos de aprendizagem para que as crianças possam adquirir as habilidades necessárias, nesse processo de construção do conhecimento.

Cada Campo de experiência propõe um conjunto de conhecimentos/habilidades a serem atingidas, semelhantes para todas as faixas etárias da educação Infantil. Podendo usar temas pedagógicos norteadores para cada campo de experiência.

 

CAMPO DE EXPERIENCIAS

·         O EU, O OUTRO E O NÓS.

·         CORPO, GESTO E MOVIMENTOS.

·         TRAÇOS, SONS, CORES.

·         ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

·         ESPAÇOS, TEMPO, QUANTIDADES, RALAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

·         EXPRESSAR

·         CONVIVER

·         BRINCAR

·         PARTICIPAR

·         EXPLORAR

·         CONHECER-SE

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

EO (O EU, O OUTRO E O NÓS) – Respeitar e expressar sentimentos e emoções; Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; Conhecer e respeitar regras de convívio sociais, manifestando respeito pelo outro.

 

TEMAS

·         Expressando os sentimentos através do corpo (expressões faciais).

·         Diversidade /Respeito Cultural (Cultura Indígena, Cultura Afro-brasileira, Tradições do Campo)

·         Vivenciando os Valores (generosidade, solidariedade, bondade, humildade, tolerância e Amizade)

·         Rotina e Hábitos da Boa Convivência

·         Preservação do meio Ambiente.

·         Regionalidades (Folclore, Festa Junina)

·         Educação do Trânsito

·         Conhecendo novas moradias

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos;

·       Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa;

·       Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos;

·       Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras;

·       Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso;

·       Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 7 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

·       Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios;

·       Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos

·       Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender;

·       Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças;

·       Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

·       Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

CG (CORPO, GESTO E MOVIMENTO) - Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de saúde e a manutenção de ambientes saudáveis; Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com bem-estar, valorizando o próprio corpo; Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e como e meio:

 

TEMAS

·         Alimentação Saudável;

·         Conhecendo o seu corpo;

·         Higiene (Higiene corporal e dentária).

·         Hábitos de Higiene e cuidados com os cabelos

·         Vamos combater a Dengue

·         Autoestima e Cuidado pessoal

·         Sentindo, Percebendo e praticando as sensações, cheiros, sabores e escuta.

·         Movimentos (coordenação ampla, fina, lateralidade e equilíbrio;

·         Manifestações Culturais.

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·            Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos;

·            Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes;

·            Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais;

·            Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar;

·            Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·            Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;

·            Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;

·            Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações;

·            Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;

·            Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

TS (TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS) - Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva. Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais; relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.

 

TEMAS

           

         

·         Vivenciando as narrativas e escutando muitas histórias, etc...

·         Imaginação (Teatro faz de conta).

·         Reconhecendo os rótulos e as palavras que circundam sua relação social , começando do seu nome.

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente;

·       Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas;

·       Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música;

·       Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais;

·       Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

 

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

EF (ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO)- Expressar ideias, desejos, e sentimentos em distintas, situações de interação, por diferentes meios; Argumentar e relatar fatos oralmente, em seqüência temporal e casual, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida; Ouvir, compreender, contar recontar e criar narrativas; Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecimento a leitura como fonte de prazer e informação.

 

TEMAS

·         Histórias infantis.

·         Imaginação (Teatro faz de conta).

·         Reconhecendo os rótulos e as palavras que circundam sua relação social , começando do seu nome.

 

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive;

·       Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas;

·       Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas);

·       Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor;

·       Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar;

·       Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão;

·       Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz etc.);

·       Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.);

·       Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;

·       Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos;

·       Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita);

·       Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos;

·       Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc;

·       Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

·       Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais;

·       Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.);

·       Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar e outros sinais gráficos;

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

ET (ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RALAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES)- Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relação entre eles; Interagir com o meio ambiente e com relação a eles; Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual Etc..) espaços (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências. Utilizar unidades de medida (dia e noite, dias, semanas, meses e ano) e noção de tempo (presente, passado e futuro, antes, agora e depois) para responder a necessidade e questões do cotidiano; identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc...)

 

 

TEMAS

·         Percebendo as formas e as cores, vivenciando na natureza.

·         Proporção, classificação e seriação

·         Experiências com materiais diversos.

·         Vivenciando as relações numéricas (quantidade, números).

·         Vivenciando as sensações sensoriais.

 

     BEBÊS (0 A 01 ANO E0 06 MESES DE IDADE)

·       Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura);

·       Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico;

·       Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas;

·       Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos;

·       Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles;

·       Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho);

·       Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.);

·       Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela;

·       Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois);

·       Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.);

·       Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar);

·       Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos;

OBJETIVO GERAL

     Proporcionar às crianças oportunidades de possibilitar o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdicas com vivências que explorem os temas sugeridos, respeitando o ritmo das crianças.

 

METODOLOGIA

     Nosso trabalho pedagógico com as crianças deve contemplar ações que contribuam para a construção da sociabilidade, da identidade, da autonomia e dos vínculos afetivos para desenvolvimento de aprendizagens significativas na primeira infância.

     Esse trabalho será todo pautado no lúdico, pois é assim as crianças apoderam-se e tornam construtoras de seus conhecimentos.

A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõem”.

                                                  Jean Piaget

 

Serão desenvolvidas varias atividades sobre os temas abordados: rodas de conversas, apresentações de vídeos, brincadeiras, pinturas, colagens, recortes, rasgaduras, cantigas de roda, musicais, parlendas, poesias, atividades individuais envolvendo todos os campos de experiências.

Para obtermos sucesso no projeto é fundamental que as professoras estejam atentas para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo em que atrativas também enriquecedoras e que potencializem as habilidades e ampliem os conhecimentos. Ressaltando que as educadoras deverão respeitar e considerar cada fase do desenvolvimento, adequando as atividades a cada faixa etária.

 

AVALIAÇÃO

Será realizada mediante o acompanhamento desenvolvimento, e aprendizagem das crianças, e a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças, coordenador/diretor e professor, auxiliando na construção do conhecimento da criança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário